A Yamaha não queria aparecer no Salão de Colônia de 2012 somente com modelos que farão parte da linha de motocicletas do ano de 2013. Pensando mais no futuro, a marca resolveu apostar nos conceitos tecnológicos e apresentar alguns protótipos que poderão ser comercializados pela fabricante japonesa em médio prazo. Os protótipos mais interessantes apresentados pelos engenheiros da Yamaha são dois: um motor tricílindrico, derivado da superesportiva YZF-R1 e que equipa e a moto vencedora do MotoGP, a M1, e a Cage-Six Concept Motorcycle.
Fotos: Divulgação
Este motor de três cilindros irá desempenhar um papel muito importante no futuro da Yamaha. Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. Algumas das marcas que utilizam a tecnologia de três cilindros são a inglesa Triumph e a italiana Benelli. A Yamaha informou que o novo motor tricilíndrico é leve e compacto, combinando as melhores características dos motores bicilíndricos e tetracilíndricos. “Traz novas possibilidades”, divulgou a Yamaha sobre o motor que deve ser utilizado em novos produtos da empresa.
O protótipo foi desenvolvido pelos engenheiros da Yamaha do Japão. A Yamaha não revela a cilindrada do seu motor tricilíndrico, mas garante que poderá trazer para as concessionárias toda a tecnologia usada nas motos dos mais importantes campeonatos de motovelocidade. A apresentação do “3 cilindros” foi feita pelo piloto Jorge Lorenzo, da equipe oficial da Yamaha no Mundial de MotoGP e atual líder do campeonato.
Outro conceito apresentado pela empresa foi a moto Cage-Six Concept Motorcycle. A fabricante aproveitou o crescimento do Stunt Riding (modalidade que utiliza a moto para fazer manobras radicais) e resolveu criar uma motocicleta específica para a utilização no esporte, derivando do modelo XJ6. A moto contém proteções em aço, para o caso do competidor derrubar a motocicleta ao chão. Por enquanto o modelo não tem ficha técnica e nem data de lançamento.
5 respostas
REPARARAM no indicador do nivel do Oléo kkkkkkkkk que moto recém lançada nas 250 cc tem isso u.u !!!
acho que a MV Agusta é uma marca mais famosa a usar tricilíndricos do que a Benelli…
vale também lembrar que a Yama já teve tricilíndricos no passado, com motores dois tempos.
Do jeito que a yamaha é com o brasil, talvez meus netos vejam essa tecnologia aqui!
3 CILINDROS…?! KKKKKKKKKKK…
SÓ SEI Q A YAMAHA VACILA DEMAIS… TEM TD PRA SER LIDER E VICA EM SEGUNDO PQ QUER…
1…2…..3….4…..5….6…..100000…. OS MOTORES YAMAHA SÃO BONS… MAS ELES NÃO RESPEITAM OS BRASILEIROS… DE Q ADIANTA? VAI PRA ARGENTINA YAMAHA…