Yamaha apresenta protótipos no Salão de Colônia

Yamaha não queria aparecer no Salão de Colônia de 2012 somente com modelos que farão parte da linha de motocicletas do ano de 2013. Pensando mais no futuro, a marca resolveu apostar nos conceitos tecnológicos e apresentar alguns protótipos que poderão ser comercializados pela fabricante japonesa em médio prazo. Os protótipos mais interessantes apresentados pelos engenheiros da Yamaha são dois: um motor tricílindrico, derivado da superesportiva YZF-R1 e que equipa e a moto vencedora do MotoGP, a M1, e a Cage-Six Concept Motorcycle.

YamahaFotos: Divulgação

Este motor de três cilindros irá desempenhar um papel muito importante no futuro da Yamaha. Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. Algumas das marcas que utilizam a tecnologia de três cilindros são a inglesa Triumph e a italiana Benelli. A Yamaha informou que o novo motor tricilíndrico é leve e compacto, combinando as melhores características dos motores bicilíndricos e tetracilíndricos. “Traz novas possibilidades”, divulgou a Yamaha sobre o motor que deve ser utilizado em novos produtos da empresa.

O protótipo foi desenvolvido pelos engenheiros da Yamaha do Japão. A Yamaha não revela a cilindrada do seu motor tricilíndrico, mas garante que poderá trazer para as concessionárias toda a tecnologia usada nas motos dos mais importantes campeonatos de motovelocidade.  A apresentação do “3 cilindros” foi feita pelo piloto Jorge Lorenzo, da equipe oficial da Yamaha no Mundial de MotoGP e atual líder do campeonato.

Jorge Lorenzo

Outro conceito apresentado pela empresa foi a moto Cage-Six Concept Motorcycle. A fabricante aproveitou o crescimento do Stunt Riding (modalidade que utiliza a moto para fazer manobras radicais) e resolveu criar uma motocicleta específica para a utilização no esporte, derivando do modelo XJ6. A moto contém proteções em aço, para o caso do competidor derrubar a motocicleta ao chão. Por enquanto o modelo não tem ficha técnica e nem data de lançamento.Cage-Six Concept Motorcycle

Autor: André Garcia

Compartilhe

5 respostas

Deixe um comentário

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Luan W Crepaldi

Luan

De analista de sistemas a criador de conteúdo, aos 35 anos resolvi tirar habilitação para motos e a paixão me pegou.

Juliana

42 anos, criadora de conteúdo e apaixonada por motociclismo. A frente da BestRiders a 3 anos, participando de cada detalhe.

1.836

Seguidores

5.040

Inscritos

PUBLICIDADE