24.4 C
São Paulo
sexta-feira, 15 outubro 2021

Viagem de moto pela Espanha – Central

Alô amigos motociclistas! Muita chuva pelas estradas? É época delas e requer juízo na pilotagem.

viagem de moto

No artigo anterior tecemos alguns comentários sobre a autovia Del Mediterrâneo. Vamos agora traçar um roteiro cruzando a Espanha até Santiago de Compostela e por último concluir a autovia rumo a França.

Granada, como já sabemos, é um ponto de referencia tanto para o acesso ao litoral quanto às regiões montanhosas, já abordamos no artigo anterior a estação de esqui Sierra Nevada, agora seguiremos para a região Central da Espanha rumo Madri, Tordesilhas, litoral do mar de Cantábrico e Santiago de Compostela.

viagem de moto

Como já foi dito, as distâncias na Espanha parecem mais curtas, no entanto os atrativos naturais nas estradas, as diversidades do relevo proporcionam um passeio muito agradável, pra não falar das boas condições das estradas.

Há dois caminhos para Madri. Você pode escolher o caminho mais curto, mais isolado passando direto por Linhares, que vai direto a Madri ou por uma rota turística, virando a esquerda. Por esse caminho, voltando um pouco no mapa rumo a Córdoba, antes de chegar, pega a direita para Ciudad Real e Toledo. Essa rota é famosa, chamada de “Ruta de Dom Quixote”. As retas são imensas, calor escaldante, imensos castelos e moinhos de vento a todo tempo. Na paisagem predominam os campos parecidos com nossas plantações de soja, só que a paisagem é amarela e somem de vista.

viagem de moto

 

Só uma curiosidade. Este país para entre as 14 e 17h, principalmente nas cidades pequenas. Tudo fechado, ruas desertas, não passam gente, nem carros, nada. Bom, o destino é Madri.

viagem de moto

 

Madri é uma cidade imensa, com turismo para todos os gostos e bolsos. Uma boa opção é começar pela Plaza de Espana, seguindo por toda a Gran Via, onde você vai encontrar cafés (barzinhos) muitos charmosos e bodegas de todos os tipos. Visite também a Plaza Mayor e suas infinitas vielas e os vários museus da cidade. Para os que gostam de turismo histórico, terão dificuldade em sair deles. Os mais citados são o Museu do Prado, as galerias da Reina Sofia e o Museu Thyssen. Lá poderão encontrar algumas das obras mais famosas do mundo. E para balada, não deixem de conhecer a “La Movida Madrileña”, um animado roteiro noturno que dá fama à cidade da melhor vida noturna da Espanha.

Para Madri cabe uma pesquisa mais detalhada de acordo com suas preferências, não vou detalhar as opções em Madri que são vastas.

O próximo trecho é um dos mais belos para os que gostam de um trajeto mais apimentado. Ao contrário da “Ruta de Dom Quixote”, o calor e as retas ficaram para trás e, pelo menos para mim, aqui sim vai dar um frio na barriga, aliás, não só na barriga porque passaremos pelos Picos da Europa, altitude acima de 2.600 metros e o frio é uma certeza. Essa estrada segue por 350 quilômetros. São montanhas, vales, abismos que requerem muita cautela. O passeio é de contemplação e não cabem aqui as altas velocidades, o prejuízo é irreparável.

viagem de moto

 

Os Picos da Europa ficam a cerca de 500 km do Porto e a 800 de Lisboa. De automóvel, há várias alternativas. A primeira é viajar pela A25 até à fronteira e daí até Salamanca. A N630 liga esta cidade a Leon, onde se pode tomar a A66 para a capital asturiana. Uma segunda hipótese é tomar o IP4 em Vila Real (Rota de Dom Quixote) até Zamora a daí seguir para Leon. Mas a próxima parada é Tordesilhas.

viagem de moto

 

Tordesilhas, local do famoso tratado de mesmo nome que, se não existisse, você possivelmente hoje seria um argentino, viva Tordesilhas!!! Há mais de 500 anos, Portugal e Espanha dividiram o novo mundo e a história é longa, mas o fato é: estamos onde tudo aconteceu. Uma opção aqui são passeios curtos do tipo bate-volta pelo coração das altas montanhas das Astúrias, onde picos de neves eternas e vales alpinos vão receber você num dos mais belos cenários de todo o Velho Continente.

viagem de moto

 

Seguindo em frente até a Vila de Cangas a 140 Km. Será um dia de milhares de curvas concentradas em poucos quilômetros da travessia da Cordilheira e o dia pode começar com um passeio de teleférico até o alto das montanhas e na seqüência, atravesse o desfiladeiro do Cares até ao mirador del Fito que oferece panorâmicas fantásticas sobre o pico Bulnes (2519 m). Siga então pelo Desfiladeiro de los Beyos e termine o dia na vila de Cangas de Onís.

viagem de moto

 

Seguiremos agora ao destino dessa rota que cruza a Espanha, vamos margeando o mar Cantábrico. A mudança de paisagem é gradativa.

Dos picos nevados, a estrada aos poucos vai deslizando por entre suaves colinas verdes recortadas num litoral inconstante e harmonioso. Estrada com inúmeras curvas que vai deixando para trás pesqueiros pitorescos, baías e praias dignas do nordeste brasileiro e no fim dessa odisséia, chegaremos a Santiago de Compostela após 389 Km só de alegrias.

viagem de moto

Santiago de Compostela. Uma das mais animadas cidades da Espanha, cheia de historia, ruas estreitas repletas de peregrinos do mundo inteiro com barulhentas bodegas e música animada. Não deixem de conhecer a Praza do Obradoiro, onde convivem a fachada barroca da catedral, o Colégio de San Jerónimo, com uma portada românico, o Palácio de Raxoi, de estilo neo-clássico, e o antigo Hospital Real, hoje Hotel dos Reis Católicos. Esta é, definitivamente, uma das mais belas praças de toda a Europa.

viagem de moto

Related Articles

2 COMENTÁRIOS

  1. nossa , só de ver essas fotografias dá vontade de pegar a estrada sem rumo , parar só para apreciar a paisagem … ótima reportagem , abraço Best Riders , adoro esse site !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


um × 5 =

 

Stay Connected

22,566FãsCurtir
2,979SeguidoresSeguir
18,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles