Viagem de Moto à Suécia – Parte 2 (norte)

0
1528

Viagem de moto ao Norte da Suécia

Confira também | Viagem de Moto à Suécia – Parte I

Alô Senhores!

Continuando o artigo anterior, vamos seguir hoje para os confins da Suécia, muito próximo do fim do mundo.

Esse roteiro, mais do que nunca, você deve atentar para a época do ano. No inverno não é uma boa opção para a pratica do mototurismo.

Alex-Chacón-1

Rodaremos até Kiruna, extremo norte da Suécia margeando a todo tempo o mar Báltico. Percurso com aproximadamente 1.200 quilômetros de boa estrada, ainda pela E4, que vem cortando praticamente toda a Europa.

Na região norte da Suécia, a paisagem é tomada pelos pinheiros e pelos vidoeiros que as dominam. Nas montanhas do norte da Suécia, predomina um clima sub-ártico. A norte do Círculo Polar Ártico, o sol nunca se põe durante o verão, e no inverno a noite não tem fim. É um paraíso para os amantes da natureza.

horarios solares
(Kiruna – nosso destino. Onde o sol não se põe)

Ao longo da costa do Mar Báltico, a parte mais bonita é a chamado Costa Alta (Höga kusten), formada por geleiras, é uma série de ilhas, lagos, baías e falésias altas. Também no litoral, mas no fim do norte do Golfo de Botnia é Luleå, onde está a visitar a cidade antiga de Gammelstaden.
O charme do norte da Suécia são suas paisagens árticas que culminam na Lapónia, a parte mais selvagem do país, com montanhas, vales de rios, cachoeiras, florestas e pastos manejados por renas, aqui a natureza é protegida por sete parques nacionais. A cultura e as tradições dos povos de Sami são outro aspecto único da Lapónia. Entre as curiosidades da Lapónia sueca o famoso hotel de gelo em Jukkasjärvi.

Entre os fenômenos naturais mais famosos nos países nórdicos e também no norte da Suécia são o Sol da meia-noite e as luzes do norte.

Aurora Boreal na Suécia

As auroras polares são um fenômeno causado por partículas do Sol em contato com a atmosfera da Terra causando luzes coloridas. A aurora boreal pode ser vista nos céus de áreas do norte do planeta. A melhor época para ver as auroras boreais da Suécia são os meses entre setembro e março, a mais adequada é a área acima do Círculo Ártico.

Sol da Meia Noite na Suécia

Apenas à parte norte da Suécia, a chamada Lapónia sueca está para além do Círculo Polar Ártico, apenas a partir de sítios localizados ao norte da linha do Círculo Ártico você pode ver o fenômeno particular do Sol da Meia-Noite.

sol da meia noite

Sarek e Abisko são alguns dos incontáveis parques nacionais e reservas, que estão entre os mais deslumbrantes do mundo. Passear de trenó puxado por cães husky siberianos, tentar pescar ou esquiar no gelo, tudo é possível. A “terra do sol da meia-noite” é também o cenário para a aurora boreal. O mundialmente famoso Hotel de Gelo fica na vila próxima de Jukkasjärvi.

A primeira cidade neste roteiro é Uppsala. Esta situada à cerca de 70 quilômetros a norte de Estocolmo, e o centro administrativo do Condado de Uppsala, assim como sede da arquidiocese da Igreja da Suécia.

autumn-in-uppsala-domkyrka

A Catedral é imponente, domina a paisagem na cidade (que é uma graça). Lá estão enterrados Gustav Vasa (aquele que construiu o navio Vasa, em exposição em Estocolmo), um importante rei sueco, e o padroeiro da Suécia. A Catedral fica no centro histórico, você vai enxergá-la de todos os lados da cidade.

gustavianum-in-uppsala

Museum Gustavianum

O Museu é pequeno, mas mantém a atmosfera do passado, vale subir até o ultimo andar, onde fica a sala mais famosa, de estudos anatômicos. Há várias peças muito interessantes, dá para apreciar com calma, e a visita é rápida. Fica ao lado da catedral.

filename-dsc-0608-jpg

O museu viking é muito legal e você vai conhecer os túmulos de reis e rainhas vikings, hoje um grande parque onde inclusive teve a missão campal de João Paulo II.

A E4 margeia o mar Báltico e nessa rota passaremos pelas seguintes cidades:

220px-Christmas-Goat

Gavle, com cerca de 90.000 habitantes, só tem uma cabra de madeira como atração turística, atropelada várias vezes por bêbados, também objeto de vandalismo. Seguimos enfrente.

Gavleborg_Hudiksvall_01

Hudiksvall é uma cidade sueca localizada na província histórica de Hälsingland. Tem cerca de 15.000 habitantes, e é sede da Comuna de Hudiksvall. É a maior cidade da Hälsingland, ficando a 80 km de Sundsvall e 130 km de Gävle.

Umeå_Folkets_Hus

Umea (Umeå) é uma das maiores cidades do norte da Suécia com aproximadamente 120 mil habitantes. A cena cultural da cidade é bastante diversificada. Além de diversos bares, discotecas, cinemas e teatros, a cidade possui vários festivais anuais, como por exemplo, o Umeå Jazz Festival 3, o Nordic Rock 4 e o Umea Open 5.

Umeå é a atual capital cultural da Europa ( 2014) e aqui fica o mais setentrional teatro de ópera do mundo – a Ópera da Norrland, Norrlandsoperan.

A cidade é cortada pelo rio Ume, e a cerca de 4 km fica o lago Nydala, que contém uma praia artificial, camping, mini-golf e diversas áreas de caminhada e piquenique ao seu redor. É um excelente ponto para observar a aurora boreal quando esta ocorre.

Uitzicht vanaf het gemeentehuis, met Domkyrkan

Lulea, extremo norte da Suécia com cerca de 50 mil habitantes. Como já estamos no extremo norte da Suécia, não poderia deixar de ter uma bela “trilha” de patinação no Gelo. Isbanan te proporcionará algo impossível para nossa região, quilômetros de gelo liso é uma paisagem deslumbrante. É perfeitamente possível viagem em moto nessa região, desde que seja respeitada a época do ano. Divirtam-se.

lulea praia

A foto acima nos mostra um contraste só visto nos Países nórdicos. Uma bela praia do Mar Báltico, e onde deveria ter areia, há dunas de gelo, isso mesmo, dunas geladas que não combinam em nada com um biquíni fio dental.

Estamos próximo do nosso destino. 340 quilômetros separam Lulea de Kiruna, onde o sol nunca se põe no verão. Várias opções de esportes radicais ao ar livre. Devida sua proximidade com o Círculo Polar Ártico, é um paraíso de inverno para os praticantes de esqui, snowboard, para os que querem passear nos trenós puxados por cães, pescar no gelo ou realizar manobras radicais no veículo de neve. Recebe luz do sol 24 horas por dia em junho e julho, além do fácil acesso à Kebnekaise, a montanha mais alta da Suécia. Kiruna Kyrka, a antiga Igreja da Cidade, é uma das maiores construções em madeira do país.

DSCN7165 [DVD (NTSC)]
(Boas Estradas)
 Em 26 de junho é o início de Kirunafestivalen, o festival mais a norte da Escandinávia. Aproveite as festas sob o sol brilhante meia-noite!

Umas das maiores atrações dessa região é o IceHotel que fica em Jukkasjarvi, na cidade de Kiruna.

O IceHotel somente funciona no inverno por uma única e suficiente razão, todas as paredes são feitas de gelo. Todos os anos surge do gelo uma nova versão e uma lista enorme de reservas. Embora muitos buscam se hospedar, poucos ficam, pois nessa região a temperatura não sobe alem dos -15º negativos. Um adendo ao artigo, pois não é recomendada essa época do ano para viagens em motocicletas nessa região.

icetop3

entrance_1_0

ice3
Corredores derretendo
ice_bar
Bar do Hotel em plena atividade

A primeira sensação que ira sentir é de calor, já que a temperatura externa é de -20ºC e a interna é de -8ºC. Dormir em um saco de dormir com uma temperatura externa de -8ºC é uma experiência única e muito interessante. O hotel também é único, até por que o quarto que você irá dormir será exclusivo deste ano, já que no verão o hotel derrete e no próximo ano o quarto será diferente. A comida é fantástica. Apesar de ser um hotel de gelo, ele disponibiliza aos hóspedes sauna e também uma parte aquecida no hotel, onde poderá jogar e passar o tempo, mas a indicação é sair para os passeios na neve, andar de motoneve, não a sua possante (que devera estar na sua garagem no Brasil) para ver a Aurora Boreal.

o-hotel-de-gelo-sueco-icehotel-funciona-apenas-durante-o-inverno-europeu-quando-as-temperaturas-aumentam-o-estabelecimento-literalmente-derrete-1394829059270_956x500
Suíte do Ice Hotel
Motoneve em Kiruna
Motoneve em Kiruna

Nas noites perfeitas para a Aurora Boreal, a temperatura deverá estar em torno dos -30º negativos. Vale a pena, mas o IceHotel é apenas um adendo a este artigo, não é uma época apropriada para viagens em motos.

DSCN7148 [DVD (NTSC)]
(Perigo dos alces nas estradas)
Chegamos ao fim de mais um artigo. Mas ainda pelos países nórdicos, vamos agora ver um pouco do que tem de bom na Noruega, mas já sei das estradas e  pontes sobre o mar que são fantásticas, dão vertigens. Mas o acesso até lá é como na foto abaixo, por rípio passando pela Lapónia Sueca. Aguardem….

acesso a laponia noruega

Abraços

Fausto Malheiros

>> Confira outras viagens aqui.

>> Conheça nossa Loja de motos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× 9 = quarenta cinco