24.4 C
São Paulo
quinta-feira, 9 dezembro 2021
spot_img

Velocidade de motos é limitada a 110km/h

Velocidade de motos é limitada a 110km/h pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, que aprovou na semana passada um projeto para instalação de limitador de velocidade em motocicletas e motonetas, independente da cilindrada.

velocidade de motos Independente da cilindrada, motos terão limitador de velocidade para atingir até 110km/h
Independente da cilindrada, motos terão limitador de velocidade para atingir até 110km/h

Foto: Brakerpepi

Velocidade de motos é limitada a 110km/h

O projeto visa diminuir o número de acidentes fatais com motos, visto que o Brasil é o segundo no ranking mundial na taxa de fatalidade em acidentes de trânsito com motocicletas. Mas há senadores, como Pedro Taques (PDT-MS) que é contra o projeto e acredita que não será efetivo na redução de acidentes e mortes.

Segundo divulgado pela Agência Senado, o texto aprovado é substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 96/2007, que tramitava em conjunto com os PLSs 97 e 645/2007. Todos de autoria do senador licenciado e atual ministro da Pesca, Marcelo Crivella, e fruto da unificação do relatório de Eduardo Lopes (PRB-RJ) com o voto em separado de Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP).

O PLS 96/2007 prevê a obrigatoriedade da utilização de colete inflável de proteção, rejeitada por ser muito onerosa ao motociclista, apesar de inicialmente acatada pelo relator. Para Antonio Carlos Rodrigues, é inviável obrigar motociclistas a comprarem um item que não é fabricado no Brasil e que custa cerca de R$ 1.300. O PLS 97/2007 determina a limitação da velocidade, e o PLS 645/2007, também rejeitado, prevê a alteração da concentração de álcool no sangue admitida para o condutor do veículo automotor.

Por ser um substitutivo, o projeto precisa passar por um turno suplementar de votação, o que significa que está aberto para emendas até a próxima reunião. Se até lá não forem apresentadas novas sugestões ou não houver recurso para análise em Plenário, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados.

Comente: o que você acha de limitar a velocidade de motos em 110km/h?

>>Conheça nossa loja de motos!

Related Articles

26 COMENTÁRIOS

  1. Provavelmente este ilustre senhor não conhece motocicletas e nunca deve ter pilotado uma. Esses “criadores de projetos” ficam sentados, pensando num meio de “criar” algo que ainda não tenha sido criado, assim podem mostrar algum tipo de serviço. Há tantas coisas mais importantes com que se preocupar, saúde, educação…
    Ilustres senhores eleitos pelos povo: não dá pra pensar em algo mais útil, ou adquirir mais conhecimento antes de “jogar” uma besteira tão grande??

  2. Olha a solução encontrada pelos incompetentes eleitos pelo Povo p/ legislar sobre nossa vida. Se existir palavra acima de INDIGNAÇÃO me informem que não consegui expressar. Senador licenciado e atual ministro da Pesca, MARCELO CRIVELLA é o autor da obra que vai sanar os acidentes de motocicletas limitando a velocidade em 110km/h, certo ? O porem é que a maioria ocorrem na “zona urbana” onde já existem limites pré-estabelecidos nas vias ( em média 60 km/h ), como também, mais de 80% das motocicletas em circulação são de até 150 cilindradas que raramente atingem a velocidade estipulada. Outro problema serão as ultrapassagens acima de 100 km/h, nesse momento a moto irá estancar com o limitador e ai sim o acidente irá surgir. E dentre os colegas de profissão, Pedro Taques (PDT-MS) é contra o projeto.
    Sr° Senador MARCELO CRIVELLA gostaria muito de vê-lo pilotando dentro de seu limite estabelecido na BR-040 que corta seu Estado sem que nenhum acidente ocorra. To aguardando + Projetos de Leis com teor semelhantes, esse ano tem eleição…

    • Concordo com vc, quanto à velocidade, Pedro. Mesmo quem não tem Ducati, não concorda com esta grosseria. Agora, Brasil, é com letra maiúscula, e lixo não é o País, mas seus governantes.

    • Não acho que limitando a velocidade a 110 km/h vá diminuir a quantidade de acidentes. A grande maioria deles acontece no meio do trânsito, e à velocidade muito menores, devido irresponsabilidades e imprudências de ambas as partes. Agora, na estrada, acho que vai piorar e bastante, devido a velocidade dos autos e caminhões serem bem maiores. Inclusive nas principais rodovias a velocidade é limitada a 120 km/h, as motos então estariam até atrapalhando o trânsito, ou andariam na direita no meio das carretas e caminhões.

  3. O projeto é simplesmente ridículo, no quesito da limitação de velocidade, essa excrescência jurídida fere frontalmente os principios de igualdade dos cidadãos perante a lei, pois os demais veículos (especialmente os carros de maior potência) não terão o limitador.
    No quesito de obrigatoriedade de equipamentos, seria bom que os senhores congressistas “iluminados” ao menos aprovassem também a isenção de impostos sobre os mesmos.

    No geral, nossos congressistas se comportam como um bando de analfabetos funcionais,
    ao menos o Tiririca, que é analfabeto de fato, não propõe besteiras como essas.

  4. Os deputados legislam como o povo vota, ou seja, mal e porcamente.

    Ninguém levou em consideração que uma Titan a 110 km/h está quase decolando enquanto uma S 1000 RR HP4 ainda não passou a segunda marcha e parace um trem no trilho.

    Outro ponto, partindo do mesmo princípio, este limitador deveria ser colocado nos carros também pois estes também causam acidentes em altas velocidades.

    Aliás deveriam também proibir modelos SUVs e sedans já que seus enormes porta-malas podem ser usados por bandidos em sequestros, mas com carro ninguém implica, pq carro eles usam e gostam.

    Falta consciência a quem legisla, e muito mais a quem vota. Não me adimira que este projeto estúpido seja aprovado e ovacionado pela população, que esquece que acidentes com motos acontecem em velocidades muito menores e muitas vezes com um automóvel envolvido. Mas é mais facil proibir que educar, trancar o cachorro no quintal é mais fácil e barato do que ensiná-lo a sair para fazer suas necessidades.

  5. Muito ridículo!!!

    O brasil vai parar se essa lei entrar em vigor.
    Galera, a moto não pode andar no corredor, e ela anda, e transito é infernal, imagina se um dia os caras resolvessem andar como carro, como seria? existem cada ideia dos governantes que viram leis, e o cara trabalhador é chamado de irresponsável, por que a lei diz uma coisa e o cara faz outra por necessidade.

  6. eles tem e que aprovar pena de morte e prisão perpetua ai ia acaba com a malandragem pena que ia reduzir muito a população kkkk e tem que acabar com os impostos para produtos e equipamentos de segurança para motos como jaqueta,bota,capacete,abs e outros.

  7. Construir A U T Ó D R O M O S que daria condições de pilotagem segura nem pensar. Só sabem legislar aquilo que não conhecem… vou lembrar dele em 15 nov 2014 rsrsrs

  8. Que babacaquice eu bati a 130km e nao morri e ja vi gente Bater a 30 e morrer minutos depois. Nao acho que a velocidade e muito menos a moto que mata e sim os condutores que nao se respeitam .

  9. Duvido que essa lei vai vingar,imaginem uma Honda Hornet á 110 kms por hora ou qualquer outra moto de 250 cilindradas pra cima á meros 110 por hora, ninguém seria tão insano de aprovar esse projeto.

    • Acho que vai haver pressão das fábricas e montadoras a esse repeito!! Outra coisa, se o sujeito quiser se matar, seja de moto, mobilete, bicicleta, carro, skate, patins e outros, certamente ele vai dar um jeito!

  10. Infelizmente estamos muito mal representados, os nossos políticos não tem capacidade técnica para criar leis viáveis e lógicas. Pergunto como fica uma moto numa via onde o limite de velocidade é de 120 km/h ? Vamos relembrar outras leis absurdas : proibir o uso de capacete em postos de gasolina, proibir garupa, é um tal de proibir típico de estados fascistas e extremamente autoritários !
    Tenho vergonha desse tipo de político.

      • Esses babacas tinham que se preocupar com segurança, aprovar leis mais enérgicas contra a criminalidade. A Gang da Pedra acabou de fazer outra vítima, o turista que veio gastar em nosso lindo País. Com isso ninguém se preocupa, pior, ignora. Agora, uma lei sem pé nem cabeça, essa de limitar a velocidade das motos a 110km/h …..que babaquice! Esses caras não tem cérebro mesmo, a não ser para maquinar jeitos de embolsar grana ilicitamente, como temos visto frequentemente.

  11. UMA VERGONHA ….AO INVÉS DE PREPARAREM O CONDUTOR, VÃO LIMITAR A MOTOCICLETA! QUANTA BOBAGEM , DÁ PRA VER QUE FALAM DAS COISAS E TRATAM DELAS SEM O DEVIDO CONHECIMENTO….EU FICARIA MENOS INDIGNADO SE PROIBISSEM A VENDA DELAS!

  12. Acho que deveriam investir em campanhas educativas, inclusive para pedestres, que são os primeiros a não respeitarem os semáforos. Quanto a limitar a velocidade das motos (a 110km/h), minha opinião é que seremos empurrados, ou jogados para fora da estrada pelos automóveis, ônibus e caminhões, que desenvolvem velocidade muito maiores do que esta (110 Km/h). Quem está bolando estas leis, em minha opinião é daqueles que pegam a R. Airton Sena, onde a velocidade limite é de 120km/h, e conduzem na esquerda, sem dar passagem, atrapalhando todo o tráfego a uma velocidade máxima de 80km/h, passíveis de causar um grande acidente.

  13. Os deputados deveriam ampliar essa lei para os playboys da vida que andam com suas Mercedes,Audis,Ferraris fazendo pegas,furando sinais,etc…Preconceito contra o motociclista,o cara fura o sinal por exemplo,mata e o motociclista é o culpado???
    Existem muitos imprudentes,mas existem muitos que são vítimas da imprudência dos outros!Já caí de moto porque o FDP da frente entrou sem ligar a seta.O que aconteceu?
    Eu me F#%$ porque bati na traseira do cara,mesmo não tendo culpa,e ainda ouvi desaforos:
    “motoqueiro é tudo louco”…
    Os deputados que tirem as bundinhas perfumadas deles da poltrrona,peguem uma moto e saiam pelo trânsito para ver o que um motociclista passa!!!

  14. Absurdo. Como sempre tentando tapar o sol com a peneira! Esse tipo de lei é vergonhosa. Como aquela que proibia garupa ou a outra que proíbe o uso de capacete dentro de posto de gasolina. Esta tudo ao contrario nesse país.

  15. Eu não sei se são mais burros os representantes do povo ou povo que votou neles, o que provoca mais acidentes não é voce andar rápido em uma moto segura com alta technologia e sim as imprudências, principalmente nas cidades, tais como: Ultrapassagens indevidas, “costurar” entre carros,exibicionismos nos centros urbanos,furar sinaleiras e, normalmente são em velocidades bem inferiores aos 110 KM/H!

  16. Se fizerem leis desse tipo, aproveitem e coloquem no pacote uma lei anti-funerária: SE CHEGAR UM DEFUNTO E A FUNERÁRIA NÃO RESSUCITAR A MESMA SERÁ AUTUADA…POIS É PROIBIDO HAVER MORTE NO PAIS! Acho que estamos no terceiro ciclo do INFERNO DE DANTE. MV AGUSTA,KAWASAKI,R1,CBR 1000: BYE BYE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


nove − 1 =

 

Stay Connected

22,566FãsCurtir
3,049SeguidoresSeguir
18,900InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles