Cidade aconchegante e de portas abertas para motociclistas, aventura, diversão e tranquilidade!
Durante muito tempo, reservava meus finais de semana para sair sobre duas rodas e sem destino. Esse hobbie me presenteou com grandes aventuras, belas vistas, estradas prazerosas de pilotar e muitos sabores diferentes.
Por diversas vezes, em conversas com outros motociclistas, o assunto corriqueiro é sempre destinos. Para minha surpresa, muitos deles com bastante anos de motociclismo, desconhecem lugares maravilhosos que estão a poucos quilômetros de São Paulo.
Um de meus destinos preferidos é a Estância Hidromineral de Socorro, por inúmeros motivos.
Um deles é que esta cidade, Integrante do Circuito das Águas Paulista, está situada a apenas 130km de São Paulo e pelo fato que consigo acessa-la através de quatro estradas diferentes, cada uma mais bela que a outra e com atrativos únicos.
Outro ponto que faz Socorro ser um de meus roteiros prediletos é sua estratégica localização, às margens do rio do Peixe e emoldurada pela Serra da Mantiqueira, isso sem falar na diversidade de atrações, pois é um centro referência de aventura e ecoturismo.
Se você deseja fazer um Bate e Volta, escolha uma das várias estradas de acesso, prepare-se para tirar muitas fotos pelo caminho, escolha uma das inúmeras opções de restaurantes e se delicie com os sabores da região.
Como a cidade de Socorro é visitada por mim, pelo menos umas 5 vezes por ano, me permita uma sugestão. Prepare-se para uma Bate e Fica, recheado de muitas atividades e aventuras.
Passar o fim de semana na também conhecida “Cidade da Aventura” será uma experiência inesquecível.
Por onde ir ?
Escolha um roteiro de ida e outro de volta. Não vão faltar opções de boas e belas estradas para pilotar sua motocicleta.
Onde ficar?
A cidade possui uma excelente estrutura hoteleira. São inúmeras as opções e em grande parte dos hotéis você tem um amplo contato com a natureza.
O que fazer?
As várias agências especializadas em turismo e parques de aventura, proporcionam divertimento e emoções para todos os gostos. Trilhas a pé pela mata e por cachoeiras, passeios de bicicleta ou quadriciclo, canoagem, off-road, rafting, rapel, tirolesa, bóia-cross, escalada, vôo livre, floating, water trekking, arvorismo, mountain biking, trekking, cavalgada, stand up padlle entre outros.
Se sua opção for por algo mais relaxante, a cidade possui vários pesqueiros, cachoeiras tranquilas, fontes de água com propriedades radioativas, hipotensora e diurética e os mais belos mirantes da região.
Onde comer?
A cidade conta com excelentes opções de restaurantes, lanchonetes e cafeterias, com cardápios voltados para a gastronomia caipira. Os pratos da região são saborosos e únicos. Jamais esquecerei a deliciosa costela defumada em lenha de café à copa lombo com molho caramelizado de café, entre tantos pratos que me deixam de agua na boca de lembrar.
O que está rolando lá ?
Uma dica importante, é conferir o calendário de eventos da cidade na época de sua viagem. Com toda certeza será uma atração à parte no seu fim de semana.
Até o dia 10 de janeiro a cidade está lindamente decorada com o evento Socorro, Luzes de Natal, com decoração toda feita com material reciclado, coletado durante todo o ano. São mais de 1 milhão de luzes e 60 quilômetros de cordas iluminadas formando diversos desenhos, desde a pista de pouso do trenó do Papai Noel até sinos e pinheiros. Com certeza você irá se emocionar se deixando levar pela magia e os encantos do Natal.
Como faço para ir de moto?
Quando falo sobre viagens de moto que envolvem alguns pernoites no destino, sempre me questionam sobre como levar a bagagem. Bem, seguem alguns passos a serem seguidos
- Você tem que reduzir o volume e a quantidade do que levaria se fosse de carro.
- Veja quais opções de malas, alforges ou baús sua motocicleta disponibiliza. Hoje, grande parte das motocicletas já vem equipadas com suportes para fixação de baús e malas laterais.
- Caso sua moto não tenha os suportes, você pode adquiri-los juntamente com o bauleto, que particularmente é o suficiente para uma viagem de fim de semana. Gosto dos bauletos de plásticos reforçados (polipropileno).
- Voce encontra bauletos com capacidade desde 29 a 45 litros. Além de simples instalação, protegem sua bagagem da poeira, de uma possível chuva durante a viagem e proporciona ao garupa conforto e segurança.
- Além das roupas é recomendável uma capa de chuva, um kit de ferramentas, um kit para reparo para pneu e/ou um spray selante para alguma eventualidade.
Bem, somente de escrever este texto e lembrar de todas as delicias e opções de aventura de Socorro, já estou com vontade de voltar. Acabando aqui, já vou arrumar minhas coisas em meu bauleto e “partir “ para Socorro para ver as Luzes de Natal e abaixo alguma dicas rápidas sobre alguns protocolos que você deve seguir para que a viagem seja incrível…
Dicas úteis do Guia do Viajante Responsável:
- Use máscara durante toda a viagem
- Higienize sempre as mãos e use alcool em gel
- Mantenha o distanciamento
- Certifique-se que está em boa saúde
- Higienize a bagagem a cada etapa e ao voltar para sua casa
- Respeite as regras e os protocolos
- Busque informações sobre os protocolos e medidas de segurança
- Prefira empreendimentos que possuam o Selo Turismo Responsável
- entre outros… “A viagem segura depende de nós!”
Sobre Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, polo dos aventureiros especiais, uma das nove a integrar o Circuito das Águas Paulista. Especializada em turismo sustentável, ecoturismo e atividades de aventura. Gastronomia, lazer e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas, certificação pelo Ministério do Turismo, mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público.
Confira as dicas e sugestões que podem te ajudar nesta viagem. www.socorro.tur.br
Distâncias até Socorro:
Campinas – 110km
Jundiaí – 110km
São José dos Campos – 156,6km
São Paulo – 135Km
Sorocaba – 190km
Santos – 200km
Ribeirão Preto – 265Km