Motos Honda são as mais vendidas de setembro, mesmo com as vendas de motos registrando queda de 8.78%, segundo dados da Fenabrave. Entre os dez modelos mais vendidos no mês, oito são da Honda. As motos da Yamaha aparecem nas outras duas posições.

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Motos Honda são as mais vendidas de setembro
O setor de duas rodas enfrenta uma retração e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) registrou queda na venda de motocicletas em setembro. O mês apresentou um número 8,78% menor em comparação com agosto. Foram emplacadas 117.766 motos em setembro contra 129.095 em agosto. Em relação a setembro de 2012 (115.264), este setor cresceu 2,17%. Já no acumulado, houve retração de 9,14%.
A instituição considerou que o setor das duas rodas sofre com retração de crédito nos últimos anos. A realização do Salão Duas Rodas 2013, que começa amanhã (8), deve aquecer o mercado.
Confira as motos mais vendidas em setembro:
1º – Honda CG 150 – 26.519 unidades
2º – Honda Biz – 18.235 unidades
3º – Honda CG 125 – 16.500 unidades
4º – Honda NXR 150 – 13.497 unidades
5º – Honda Pop 100 – 8.476 unidades
6º – Yamaha YBR 125 – 6.663 unidades
7º – Honda CB 300R – 3.911 unidades
8º – Honda XRE 300 – 2.709 unidades
9º – Yamaha Fazer 250 – 2.052 unidades
10º – Honda NXR 125 – 1.673 unidades
3 respostas
Que notícia relevante. O conteúdo da matéria, até que não, mas o título…..A retração do mercado vem desde 2008, quando a Honda conseguiu, via lobby, que os bancos financiassem apenas as suas motos. Em 2006 ela tinha 81,8% do mercado, em 2007 tinha 74% e em 2008 atingiu 67%. Com medo do seu império ruir, eles conseguiram encerrar os financiamentos para motos não Honda. A Yamaha estava em 2006 com 14%, viu sua participação cair para 8,8% e teve de abrir o Banco Yamaha, senão iria ruir também. As demais marcas não tiveram como fazer isso e foram ao buraco. veja a Suzuki que tinha 7% em 2006 e 2% em 2013. A Dafra forçou o Itau, a financia-los mas em pouco tempo participou da queda.
A função da mídia é esclarecer assim. A Honda tem 2200 concessionárias e 3040 pontos de venda no Brasil, e vende com isso 1.200.000 motos, sendo uma média de 220 motos por loja, sendo 130 dessas via consórcio, que o sujeito começou a pagar até 6 anos antes. A Yamaha vende 140 mil motos, em 320 concessionárias e 260 pontos de vendas, sendo que a média por loja, seja de 240 motos, sendo que apenas 80 dessas são frutos de consórcio. E por que tem tanto consórcio na Honda? Porque as mídia repete em cada teste de um modelo que eles fazem, aquela máxima: “A questão de mercado e valor de revenda……”. Isso é uma grande mentira, que contada milhares de vezes vira verdade. A venda de motos, está ligada ao número de revendas e o tanto que ela consegue penetrar nos locais. Só existem revendas Yamaha em cidades acima de 100 mil habitantes e olhe lá, não são todas, enquanto que Honda existe em cidades com 30 mil habitantes. O caso Suzuki e Dafra são ainda piores. Nem vou comentar Kasinski e demais, por ser inócuo. A verdade é essa.
Resumindo nada de novidades na tabela …
Honda está mantendo muito bem seu posicionamento. Vamos ver no próximo ano após o lançamento de outras marcas.