Moto & Estilo é a nova sessão do BestRiders.
Moto & Estilo são duas coisas que combinam! Relógios e esportes também. E ainda tem uma história em comum. Santos Dumont foi o primeiro a perceber que o relógio era uma peça fundamental para o dia a dia, e também foi o primeiro a se estressar com a dificuldade de consultar as horas no meio de atividades radicais. Imagine o senhor em questão pendurado em um balão, e tendo que abrir o bolso do colete interno, puxar a correntinha do relógio, segurar o aparelho, consultar a hora e toda a operação de volta para guardar o reloginho de volta. Se toda a operação desse certo, levaria aproximadamente 20 a 30 segundos. Estava na hora de pensar…
Moto & Estilo: A “Hora” e a Vez da Ilha de Man
Qual a solução? Depois de várias doses de bourbon em um café parisiense, debaixo da larga aba de seu tradicional chapéu, ele começou a olhar para seu braço, na verdade, para seu pulso que agarrava a próxima dose do destilado. Pulso…pulso… bolso… pulso… bolso… pulso… bolso… relógio… bolso… relógio… pulso…relógio… EUREKA! Relógio no pulso, ou Relógio de Pulso!
O primeiro esportista radical a pensar na inovação de um equipamento que mostra horas. Sim, naquela época, voar a dez metros de altura, a sessenta quilômetros por hora era o mesmo que é hoje um piloto correr pelas despreparadas ruas de uma bucólica ilha na Irlanda a mais de trezentos quilômetros por hora sobre um bólido de duas rodas. A ilha: Isle of Man. Os bólidos: motocicletas com mais de duzentos cavalos que aceleram de zero a cem em menos de três segundos. A corrida: Tourist Trophy. O relógio: o equipamento não mudou muito, nenhuma inovação que descaracterizou aquele artefato de Monsieur Dumont do início do século, apenas evoluiu e se adaptou aos esportes radicais do novo milênio.
Tourist Trophy: A “Hora” e a Vez da Ilha de Man
Conhecendo esse tal de Man:
A Ilha de Man (Isle of Man, em inglês; Mannin, em manês) é uma dependência da Coroa do Reino Unido, isso significa que ela é da Rainha, o território habitado por pouco mais de oitenta mil habitantes inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas pequenas ilhas adjacentes, no Mar da Irlanda.
Que corrida é essa?
A TT ou Tourist Trophy é um dos mais distintos eventos de corridas de motocicletas do mundo todo. Este ano a Tourist Trophy ocorre de 25 de maio a 07 de junho e será realizada em um circuito de traçado duvidoso (mas nunca questionado) em meio a sensacional paisagem da pequena ilha. Claro que o circuito, não é cem por cento (diria nem vinte por cento) preparado para um bólido cavalgado por um vivente ultrapassar os 300km/h. Mas este é o desafio, e este é a última viagem para muitos deles.
O vídeo diz “quase” tudo:
O Relógio
Desde 2010 a Graham-London é a empresa oficial para medição de tempos no evento TT (Tourist Trophy), isso significa que ela foi eleita por conhecer o tempo e seus aparatos que o medem, ou seja, os relógios. Nosso estiloso objeto de desejo não poderia ser outro, reconstruindo a necessidade de ter um indicador de horas, resistente, preciso e de grande estilo a Graham-London desenhou o Chronofighter Oversize Tourist Trophy Bi-Compax Chronograph. O nome complicado em inglês se traduz em relógio “pau para toda obra” de extremo estilo e beleza.
Cada objeto de luxo deste compreende um Calibre G1734 automático com sistema de absorção de choque construído em uma caixa de aço inoxidável gigante de 47mm folhada a PVD (Physical Vapour Deposition – Sistema a de revestimento biologicamente correto) com um mostrador galvanizado, contém um cronometro de trinta minutos.
O segundo mostrador, carrega o Triskelion, o símbolo do exército da Ilha de Man. Possui indicador de data, pulseira anti-derrapante (evita virar no pulso) com fecho rápido. Uma cobertura cristalina anti-reflexiva de cristal de safira complementa a jóia. Na água, relógio resiste a até 100 metros de profundidade.
Foram fabricados apenas 211 exemplares e há modelos com algumas variações, sendo dezoito dados de presente aos pilotos vencedores de cada categoria da corrida. Seu valor? Para o mercado de relógios não é tão alto, achei um no eBay por aproximadamente R$ 8.000,00. O difícil é achar um exemplar, ainda mais com a aproximação do evento que concede o nome ao relógio. Mas para os caçadores de relíquias de plantão, boa sorte!
Keep riding!
Pra variar BestRiders SENSIONAL conciliação de materia, moto e relogio.
Obrigado pelo comentário Jacq,
Fique antenado, que mais sobre a Ilha de Man virão.
Abraço,
Roberto Severo
Que foto!
Sou um assalariado e apaixonado por velocidade e performance.
Me sinto feliz por estes caras que vivem isto! De verdade.
Nem todos tem como chegar lá. Abraço a todos!
… somos dois assalariados apaixonados por velocidade. Mas vamos chegar lá. Valeu!!!
Mac,
Obrigado pelo comentário, é isso mesmo, por enquanto a gente pode sonhar, certo? 🙂
Abração,
Roberto Severo
Caro Juliano,
todos temos sonhos.
O trabalho do Best Riders é justamente esse,
aproximar cada vez mais vocês leitores nossa razão, de seus sonhos com respeito, emoção e satisfação.
Obrigado!
Juliano,
Concordo contigo, mas a receita não é tão difícil… Faça o que você gosta com intensidade e perseverança, um dia alguém que pode te ajudar vai passar por perto, na hora e local certo. Aí acontece…
Abração,
Roberto Severo
Este relógio é lindo demais…
Caro Marcio,
Concordo, é bonito raro e muito cobiçado!
Abraço,
Roberto Severo