24.4 C
São Paulo
quinta-feira, 23 setembro 2021
spot_img

Legislação: veja entrevista com presidente do SindimotoSP

* Por Danilo Alves

“Os companheiros que não têm a idade mínima vão ter que aguardar o momento e se adequar para depois poder exercer a função”. Essas palavras são do presidente do Sindicato dos Mototaxistas de São Paulo, Gilberto Almeida dos Santos, sobre a exigência mínima de dois anos de habilitação para a pessoa poder trabalhar como motoboy.

Restando poucos dias para o início da fiscalização, a grande parte dos motofretistas de cidade de São Paulo ainda não se adequou a regulamentação da profissão, que passa a vigorar no dia 4 de agosto. Para trabalhar na área, o motoboy terá que ter uma moto dedica a categoria cargo, placa vermelha, proteção para as pernas (mata-cachorro), corta pipa e adesivos refletivos no bauleto, nas suspensões e na jaqueta.

Leia também:
Empresas de motofrete ainda não se adequaram à nova lei
Motoboys poderão ter seguro de vida no valor de 30 salários

Mas a principal reclamação dos trabalhadores da área é sobre a exigência de curso de formação teórico e prático. Gilberto é a favor das aulas como forma de regularizar e regulamentar a categoria: “Não vai mais ser uma categoria de aventureiro”, explica. A reclamação do sindicato fica por conta do número inexpressivo de vagas abertas pelas instituições credenciadas que não correspondem a realidade da Capital paulista.

A principal reivindicação de Gilberto é que as autoridades concedam um tempo mínimo para todos os motofretistas possam se inscrever e concluir o curso de formação. Conforme os últimos dados, dos cerca de 200 mil motoboys que trabalham em São Paulo, apenas 4,5 mil já haviam concluído o curso.

A apreensão do presidente é saber como as autoridades irão lidar com os motoboys que ainda não estiverem adaptados a partir da data que entrar em vigor a lei.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


− 5 = um

 

Stay Connected

22,519FãsCurtir
2,952SeguidoresSeguir
18,400InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles