Harley-Davidson Penster, o triciclo que não chegou às lojas

Fotos: Harley-Davidson

Esboços e pedidos de patentes aparecem a todo momento nos sites e revistas especializadas em motocicletas. Muitas vezes, os desenhos divulgados não passam de informações forjadas por algum construtor independente que quer atrai os holofotes da imprensa… mas, em algumas ocasiões, a história é mesmo real.

Esse é o caso do Harley-Davidson Penster, um protótipo desenvolvido pela tradicional marca de Milwaukee, mas que nunca entrou na linha de produção.

Convidado pela Harley para desenvolver um triciclo praticamente do zero, o renomado construtor de carros de corrida John Buttera construiu, em 1998, a versão original deste engenhoso veículo, que com duas rodas na dianteira e uma sofisticada suspensão dianteira (veja desenho da patente abaixo),  permitia ao modelo inclinar nas curvas como uma legítima motocicleta.

Depois de quase uma década de aprimoramentos sobre o protótipo de Buttera, um único exemplar foi construído pela própria H-D em 2006, o modelo laranja das fotos, que recebeu o codinome Penster. Ainda que o resultado tenha ficado muito bom, a marca mudou radicalmente de rumo, engavetou o projeto Penster e apostou todas suas fichas no Tri-Glide.

Uma pena para nós entusiastas, mas (muita) sorte para a Can-Am, que ganhou um mercado todinho para ele explorar com o seu Spyder. Hoje, tanto o modelo de Buttera quanto o da H-D estão expostos no Harley-Davidson Museum, em Milwaukee

Autor: Danilo Alves

Compartilhe

Deixe um comentário

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Luan W Crepaldi

Luan

De analista de sistemas a criador de conteúdo, aos 35 anos resolvi tirar habilitação para motos e a paixão me pegou.

Juliana

42 anos, criadora de conteúdo e apaixonada por motociclismo. A frente da BestRiders a 3 anos, participando de cada detalhe.

1.836

Seguidores

5.040

Inscritos

PUBLICIDADE