24.4 C
São Paulo
quarta-feira, 18 maio 2022
spot_img

Hard in Help acontece neste final de semana – Rigor Rico, motivado e grande nome a ser batido?!

As vésperas da última etapa do brasileiro de hard enduro 2021, que será realizada através da 5ª edição do Hard in Help, em Socorro de 3 a 5 de dezembro, fomos descobrir como tem se preparado o atual líder da modalidade.

O mais aclamado evento de hard enduro do estado de São Paulo, o Hard in Help, está em contagem regressiva para mais uma edição da prova, válida também pela última etapa do campeonato brasileiro, encerrando o calendário da competição e coroando o grande campeão nacional de 2021, o evento promete muitas surpresas para os participantes.

Atualmente um dos mais experientes e expoentes pilotos do cenário, com bagagem em eventos nacionais, internacionais além de muitos títulos na conta, Rigor Rico chega ao Hard in Help como o nome a ser batido. Representando a equipe KTM Racing Team a bordo da KTM 300 EXC 2022, disputando o título na categoria Ouro do Hard in Help, o piloto de 31 anos que ostenta três títulos na prova, conquistados em 2017, 2018 e 2019. Em um mix de pressão e incentivo psicológico, Rico comenta que está ansioso para fechar o ano com uma das provas mais tradicionais do calendário, onde espera “se divertir bastante, rever os amigos e ‘sofrer um bocado’ com as trilhas locais”, em suas palavras.

Dentre uma dezena de títulos conquistados pelo piloto, que pretende brigar muito por mais uma vitória, estão: a conquista de 9 campeonatos Brasileiros, 2 vezes finalista do Red Bull Romaniacs, vice campeão Latino Americano em 2020 e os 3 títulos no Hard in Help.

Questionado sobre o maior desafio para o evento esse ano, Rigor foi enfático, “estou invicto na temporada e quero continuar!”. O piloto acrescenta, “Socorro tem um charme diferente, sempre fui muito bem recebido na cidade e o clima é muito gostoso. Por estar 100% focado na prova sempre vamos na correria e assim, infelizmente, ainda não aproveitei nenhum ponto turístico, embora tenha ouvido falar muito bem de vários. Um grande diferencial local é a presença do público, combustível do piloto com sua torcida que faz toda diferença, sentir essa vibração nas corridas é umas das melhores sensações. O público de Socorro é bem diferenciado, ano passado larguei mal e vim recuperando várias posições no prólogo, eu pude sentir a energia da galera gritando e isso me ajudou demais.”, conta.

Fã de um dos pilotos considerados lenda viva do esporte, Graham Jarvis, a quem se refere como “o cara mais técnico do mundo”, Rigor se sente muito feliz por tê-lo conhecido e disputado algumas provas contra seu ídolo. Além disso, comenta a importância do intercambio dos pilotos: “as competições no exterior tem um nível técnico e de pilotos bem superior, desta forma a evolução conseguida ao participar de corridas assim é muito grande. A melhora vem com o aumento dos desafios, quanto maiores, mais se aprende.”.

“Me sinto privilegiado hoje, por ter as melhores marcas e pessoas ao meu lado, ajudando sempre na minha evolução como pessoa e como piloto. Com isso posso focar apenas nos treinos e em dar o meu melhor nas competições, assim os resultados vem, mas nada disso seria possível sem os patrocinadores. Não são só os gastos com as corridas que pesam, para andar na frente é preciso treinar muito, se dedicar e isso tem um custo muito alto.”, explica o piloto que conseguiu a façanha de completar por duas vezes uma das mais difíceis e arriscadas provas da modalidade, o Romaniacs.

Após tantos anos competindo, é impossível não ter algumas histórias de superação na memória, algumas que podem até parecer engraçadas hoje, mas que no momento que aconteceram foram capazes de abalar a tranquilidade do piloto. “Lembro da única prova que perdi no ano, pois quebrei o pedal de câmbio no prólogo e perdi vários posições, depois de um tempo recuperei a P3, o que me deixou bem para a prova principal. No domingo eu larguei bem, assumi a ponta, então tive problemas com o ventilador da moto, com isso ela ferveu muito. Eu estava liderando a prova quando parei para completar a água e, não sei como, consegui perder a tampa do radiador, risos (loucura isso). Daí tive que esperar meu irmão chegar, e ele prontamente me cedeu a tampa da moto dele, com isso perdi várias posições. Em seguida, saí de P7 até P3, fazendo meu pior resultado do ano.”.

Saindo das trilhas e circuitos de competição, na hora do lazer e do descanso não poderia faltar ela, a moto. “Tudo que envolve moto eu gosto muito, então sempre assisto outras modalidades, como motocross, enduro, rally e, ultimamente, tenho me apaixonado cada vez mais pelo trial. Sou aficionado por duas rodas, tenho uma Duke para o dia a dia, o que me ajuda na mobilidade já que a cidade é pequena e de moto tudo fica mais fácil e rápido.”.

Complementando os treinos e auxiliando na preparação física, a bike é outra companheira de Rigor, que diz pedalar até três vezes na semana. “Tenho o apoio da Groove e utilizo a bike para os treinos aeróbicos e cardiorrespiratórios, isso me ajuda muito a aprimorar minha respiração, o que se reflete em melhor preparo para suportar as dificuldades nas trilhas.”.

O Hard in Help 2021 conta com os seguintes apoiadores e patrocinadores, marcas que são referência na cidade e em toda região, como: Espaço Bene Off Road, BMS Racing, loja Ride Again, Quebracava Motocross, Explorei Aventura / Minicross, LL Glasses e Drogaria Total. Entre os parceiros estratégicos para a edição 2021 estão: Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Prefeitura Municipal de Socorro, Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e Socorro Destino Duas Rodas.

Desde 2017 promove a modalidade e realiza anualmente provas de hard enduro no cenário nacional. Tem em Socorro – SP a escolha perfeita, graças à topografia que favorece a prática do esporte. Os organizadores inovam a cada edição, para manter o alto nível que os pilotos apreciam neste tipo de prova, tornando o evento único e atraente nesta que é uma das etapas mais cultuadas de Hard Enduro do estado de São Paulo. Em 2020 o evento registrou mais de 150 pilotos e público recorde, trazendo ainda, grande retorno e movimentação financeira a cidade.

5º Hard In Help – Socorro – SP 

De 3 a 5 de dezembro 2021

Informações adicionais: (19) 9 7110-8761 com Benê Coser

Descubra Socorro: www.socorro.tur.br 

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


9 × = cinquenta quatro

 

Stay Connected

22,566FãsCurtir
3,312SeguidoresSeguir
19,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles