24.4 C
São Paulo
quarta-feira, 27 outubro 2021
spot_img

Faixa exclusiva para motos: CET testa novidade em SP

Faixa exclusiva para motos pararem no semáforo é a novidade que estão sendo testada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em São Paulo. Passou a operar hoje (6) o novo espaço destinado aos motociclistas no cruzamento entre a Avenida Rebouças e a Rua Estados Unidos, no bairro Jardins.

faixa exclusiva para motos

Foto: Sabrina Duran/Época

Faixa exclusiva para motos: CET testa novidade em SP

Segundo a CET, a faixa exclusiva para motos é identificada por uma sinalização horizontal, entre a faixa de pedestre o limite de parada dos carros. O órgão acredita que esta medida possa diminuir o número de acidentes com motociclistas e evitar que as motos fiquem paradas entre os carros durante o período em que o semáforo estiver fechado, fazendo com que saiam na frente quando o semáforo abrir.

A faixa exclusiva para motos já foi implantada no final do mês de abril na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier Toledo. Na Rebouças, a diferença é que a faixa exclusiva para motos está instalada ao lado da faixa do corredor exclusivo para ônibus, ocupando duas das três faixas de rolamento da via.

A CET explica que os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. No cruzamento formado pelo Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo e Rua Cel. Xavier de Toledo, contagem feita pela CET revela que circulam em média 428 motos e 37 bicicletas na hora-pico manhã (das 9 às 10 horas) e 686 motocicletas e 51 bicicletas na hora-pico tarde (das 16h30 às 17h30). Já na Av. Rebouças, no sentido Centro, onde está a segunda caixa de acomodação, transita um volume médio de 3.700 motos no pico da manhã (das 7 às 10 horas).

Em uma primeira análise do trabalho, a CET avalia que os motoristas, motociclistas e ciclistas estão se adaptando bem à novidade. “Numa avaliação preliminar, é possível afirmar que os motoristas estão respeitando bem a medida. Já os motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à nova sinalização. Isso é natural neste primeiro momento, até que todos se acostumem com o projeto”, diz nota divulgada no site da empresa.

Com os bons resultados, a CET pretende expandir a quantidade de faixas exclusivas para motos em outros cruzamentos da cidade.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


cinco − = 2

 

Stay Connected

22,566FãsCurtir
2,994SeguidoresSeguir
18,700InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles