24.4 C
São Paulo
sexta-feira, 21 janeiro 2022
spot_img

Ducati 1199 Panigale: a moto do ano

Foto: motorcyclist.com

Após escolher a Honda CB750 de 1969 como a moto do século, a revista americana Motorcyclist avaliou e definiu a bike deste ano: Ducati 1199 Panigale. Entre os principais destaques mencionados pela publicação estão o poderoso motor de 195 cavalos, 1199 cilindradas e 13,6 kgfm de torque. Você concorda com a escolha? Veja abaixo parte da avaliação:

“A Ducati é uma empresa que valoriza a tradição, e por mais de três décadas, a tradição tem ditado as sportbikes da fabricante italiana com motores desmodrômicos, de 90 graus V-twin, tubular de aço e embreagem seca. A fórmula é indiscutível. A fábrica localizada em Borgo Panigale ganhou nada menos que 14 títulos da Superbike World Championships. Com uma fórmula bem-sucedida, por que a Ducati pensaria em mudar?

Rumores da Panigale 1199 começaram a circular em 2011, pintando imagens de uma superbike radicalmente reconfigurada. Fotos espiãs revelaram um tipo revolucionário, salto gigante de engenharia não visto desde a introdução do 851 em 1988. Quando o 1199 estreou em Abu Dhabi foi nada menos que espetacular.

O modelo totalmente novo, primeiro em quase 25 anos, é diferente de tudo que veio antes. O quadro foi substituído por… nada! As estruturas de apoio ligam o parafuso diretamente nas cabeças do cilindro do motor e do cárter. O novo motor 1199 cm³ opera através de suas válvulas desmodrômicas. A rotação foi aumentada para 11.500 rpm. E com 195 cavalos e 13,6 kgfm de torque, o motor ficou mais poderoso.

A Panigale está repleta de novas ideias e tecnologia de ponta. O modelo S dispõe de suspensão eletronicamente ajustável e regulagem do sistema de frenagem, iluminação LED, pinças de freio dianteiro personalizado feitos pela Brembo e uma bomba de óleo derivada da MotoGP, que distribui e cria um vácuo no cárter para reduzir perdas de bombeamento.

A lista de recursos e tecnologia é extensa, se não necessariamente totalmente nova. O que torna a Panigale tão impressionante é que ela reúne todas estas características em conjunto, juntamente com o chassi inovador e o design do motor para criar a moto mais impressionante no mercado, independentemente do gênero.”

Related Articles

6 COMENTÁRIOS

  1. Concordo em tudo com os americanos, os italianos mais uma vez deram uma aula e criaram mais uma daquelas belezinhas que vão virar lenda, a Panigale é simplesmente sensacional.

  2. Una bella macchina!
    Muito bela mesmo e fantástica, mas tem dado errado aí… um torque de 80kgf.m é bem comum em caminhões pequenos, se fosse 80Nm seria pouco pra uma moto de 1200cc, acho que alguém se empolgou ai!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


6 + = treze

 

Stay Connected

22,566FãsCurtir
3,125SeguidoresSeguir
19,100InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles