Esta com duvidas para escolher o estilo de sua moto? Não sabe por onde começar? Vamos ajudar !
Ora, por isso, a BestRiders optou por criar esse post.
Assim, reunimos algumas dicas para escolher o estilo de uma moto.
Sendo assim, abaixo dê continuidade nessa leitura.
Segmentos das motos
Hoje o mercado oferece uma grande variedade de opções, os segmentos de motocicletas são numerosos e aqueles que não têm ideias claras ou são iniciantes podem ficar confusos.
Vamos ver quais são os vários segmentos e as características que distinguem os modelos pertencentes a cada um dele, assim você conseguirá escolher melhor o estilo de uma moto.
Scooter
São motos muitos voltadas para pilotos iniciantes, pois tem um câmbio simplificado ou automático.
Além disso, as scooters são leves, econômicas e flexíveis, ideais para cidades e deslocamentos curtos, embora ja contamos com Scooter de 300, 500 e até mais cilindradas que possibilitam viagens com conforto.
Trail ou Off Road
Esse segmento de motos é voltado para trilhas, sujeira, mato, aventura e adrenalina.
Além disso, é leve e possui pneus e peças apropriados à passagem de praticamente todas as irregularidades, adequada para pessoas mais altas embora muitos baixinhos utilizem também, permite deixar o corpo mais ereto e possibilitar um conforto em trajetos longos
Street
Essas motos são desenvolvidas para o trânsito urbano, já que apresentam conforto e mobilidade para esse ambiente.
Com efeito, as street se mostram como simples e sem acessórios em excesso.
Além disso, frequentemente os motores das street variam de 150 a 800 cc.
Sports
As sports são motocicletas nascidas para a velocidade: por trás do design de todas as motos esportivas, está toda a experiência que o fabricante ganhou no mundo das corridas.
Graças a isso, os veículos pertencentes a este segmento podem oferecer o máximo em termos de desempenho.
Aqueles equipados com motores de deslocamento médio e alto são adequados para pilotos com muita experiência.
Freios potentes e suspensão sofisticada (ajustável) completam o pacote de equipamentos técnicos deste segmento.
Apesar de aprovadas para uso na estrada, as motos esportivas não são muito adequadas para esse tipo de uso: a condução é cansativa, tanto para o piloto quanto para o passageiro e os motores de deslocamento médio esquentam muito.
Com efeito, para aumentar a segurança, os fabricantes introduziram sistemas eletrônicos como ABS (Antilock Braking System) e TCS (Traction Control System) em seus modelos esportivos.
Naked
É o segmento que mais obteve sucesso nos últimos anos. A Naked: é um tipo de motocicleta com alma esportiva, mas “domesticada” para uso na estrada.
Diversão máxima, portanto, em estradas urbanas e suburbanas, graças ao uso de motores potentes e particularmente rápidos.
Os modelos topo de gama estão equipados com travões e suspensão refinados.
A ausência de proteção aerodinâmica torna esse tipo de motocicleta inadequado para longas jornadas de rodovias, pois, a longo prazo, a ação constante do vento pode causar fadiga nos músculos do pescoço.
Touring
As touring são modelos votados exclusivamente para viagens.
Elas são projetadas para oferecer conforto, ao piloto e ao passageiro em todas as condições climáticas, graças à carenagem envolvente, à carenagem ajustável (eletricamente em alguns modelos) com uma grande superfície.
Além disso, as touring tem muitas características técnicas instaladas a bordo, como selas e manoplas aquecidas, rádio , estojos de armazenamento e tudo o que você precisa para enfrentar viagens de longo prazo, como malas para transporte de bagagem.
Os modelos mais caros estão equipados com suspensões ajustáveis eletronicamente, enquanto quase todos agora estão equipados com ABS e TCS. Devido ao alto peso, é preciso um pouco de experiência para montá-los com segurança.
Enduro
Eles apareceram no mercado há muitos anos, mas nos últimos 5 anos tiveram um verdadeiro boom. Após os sucessos de vendas alcançados pela BMW R1200GS, a rainha deste segmento, os fabricantes se engajaram em uma “luta ao modelo mais recente” sem precedentes.
As motos enduro são próximos das motos touring, ou seja, são boas para percorrer viagens seja elas de terra ou não, tudo isso, graças à suspensão de longo curso e pneus “all road”.
Os modelos mais caros têm transmissão de cardan em vez da cadeia tradicional, o que reduz intervenções e custos de manutenção.
Devido ao alto peso e altura, este segmento é mais adequado para motoristas experientes e acima de um metro e setenta e cinco de altura, bmw r1200gs.
Custom
As motocicletas que se enquadram nesse segmento são caracterizadas por um assento muito baixo, longa distância entre eixos com plataformas avançadas e, às vezes, a presença de um pneu traseiro de seção grande.
A aparência
inconfundível, rica em cromo, quase mitológica, decretou seu enorme sucesso.
Adequado para qualquer tipo de movimento, curto ou
longo, o costume é andar de moto, confortável tanto para o piloto quanto para o
passageiro.
Eles geralmente oferecem uma ampla gama de opções de personalização,
graças às inúmeras peças técnicas ou estéticas e de motores disponíveis no
mercado e acessórios que aumentam sua versatilidade.
A aparência inconfundível, rica em cromo, quase mitológica, decretou seu enorme sucesso.
Adequado para qualquer tipo de movimento, curto ou longo, o costume é andar de moto, confortável tanto para o piloto quanto para o passageiro. Eles geralmente oferecem uma ampla gama de opções de personalização, graças às inúmeras peças técnicas ou estéticas e de motores disponíveis no mercado e acessórios que aumentam sua versatilidade.
Supermotard
Motos de motocross (ou enduro) adaptadas para uso profissional amador ou competitivo em asfalto e estradas de terra.
O chassi e as superestruturas permanecem inalterados, enquanto as relações de suspensão e marcha são modificadas para uso na pista.
As supermotards possuem rodas e freios esportivos e, por serem motocicletas extremamente leves, são muito fáceis de manusear.
Por esse motivo, são capazes de oferecer muita diversão e prazer de dirigir. Inicialmente eles nasceram apenas como modelos de corrida, mas hoje as casas começaram a produzir produtos também usados para o tráfego rodoviário.
Confira a seguir outras dicas que vão além do considerar dos segmentos de motos.
Altura e estrutura física
Especialmente porque você está no início, a escolha da sua primeira moto com um estilo também deve estar associada à sua estrutura física.
Se você não é muito alto e magro, evite talvez começar imediatamente com motos de tamanho mais importante.
Normalmente, um enduro como o Suzuki VStrom 650, tem o assento distante do solo a 835 mm e um peso de 213 kg, um Naked como o SV650, também da casa japonesa, tem um assento de 785 mm e um peso de 197 kg.
Por si só, quanto mais 50 mm a menos que a altura do selim e um peso não inferior a 16 kg a menos que o SV650, torna mais fácil para quem é mais leve, obviamente, o primeiro permite viajar, o segundo menos, mas certamente o Naked é mais fácil de gerenciar, especialmente quando se está parado.
Fique atento ao seguro da moto
O custo de uma apólice de seguro varia de acordo com diferentes parâmetros.
Os mais importantes dizem respeito à idade do motorista, se ele sofreu acidentes, e à área em que reside e, portanto, usa principalmente a motocicleta.
De fato, todas as empresas têm um site no qual é possível estimar em tempo real, comparar as várias taxas e tomar a decisão mais conveniente.
Os custos médios, apenas para responsabilidade civil, tem a média entre 1000 a 1500 reais por ano em motos básicas.
Preste atenção na manutenção da moto
Os intervalos de manutenção de uma motocicleta estão mais próximos dos de um carro, porque o motor realiza um número maior de rotações e a troca de óleo (e filtro) deve ser mais frequente (5.000 ou 7.500 km).
Isso também se aplica ao controle da distribuição que geralmente deve ser feita a cada 20.000 km.
Os pneus têm uma distância média de 7.000 ou 10.000 km à frente, enquanto a traseira dura pouco mais da metade. Os gastos com uma troca de pneus variam entre 200 e 300 reais, em média.
Descubra os acessórios para a moto
Vamos deixar de lado os componentes que são usados para personalizar a moto, sobre a qual todo tipo de fantasia pode entrar livremente, e levamos em consideração o indispensável, ou seja, o que é necessário para a segurança e para proteger a segurança do piloto.
O capacete é obrigatório e meu conselho é comprar um tipo integral de fibra de vidro, cujo custo médio é de cerca de 200 a 400 reais.
Alguns dizem que roupas técnicas podem ser dispensadas. Depois de ver o resultado de algumas quedas, e mesmo depois de experimentá-las pessoalmente, acho que uma jaqueta, um par de luvas e sapatos com as proteções são o mínimo.
Qual mecanismo do motor escolher?
A parte do motor é muito importante, as que estão à sua disposição são essencialmente quatro:
- 1 cilindro: esforços principais e muito curtos, entre os favoritos: enduro, motocross, motard.
- 2 cilindro: a maioria dos motopilotos que gostam de dirigir na estrada prefere o motor de 2 cilindros. Aprilia e Ducati, por exemplo, são motos com alto desempenho e rotações muito baixas.
- 3 cilindros: este é o tipo preferido de motor, para quem deseja uma mistura de bom manuseio e, ao mesmo tempo, bom desempenho.
- 4 cilindros: o mais potente, o melhor do ponto de vista do desempenho.
Considere um moto nova ou usada?
Qual moto escolher?
O estilo de uma moto nova ou usada vai influenciar muito
Melhor um novo ou usado? A moto usada com certeza será a mais barata.
Mas, se você tivesse pouco mais de orçamento disponível, poderia encontrar excelentes pechinchas.
O que verificar numa moto usada?
Na fase de avaliação, não devemos nos limitar a comparar os fatores Km, preço e ano da primeira matrícula, pois depende muito de como a moto foi utilizada, mesmo na estrada ou até na pista.
A seguir veja os 3 pontos que você deve ficar bem atento ao comprar uma moto usada, desse forma, você será capaz de escolher um estilo legal de uma moto para você.
1.Confira a história
Quando um modelo adquirido foi encontrado e o ano de produção é conhecido, é bom verificar nos fóruns de entusiastas se foram encontrados problemas de fábrica em outros modelos construídos naquele ano, para saber melhor que tipo de intervenções será necessário na moto.
2.Verifique você mesmo a moto
Antes de comprar a moto, tanto no revendedor, mas principalmente no privado, é bom ir pessoalmente e verificar o status cuidadosamente. Nesta fase, é melhor estar acompanhado por um especialista ou por um mecânico de confiança.
3. Faça um passeio na moto
Para experimentar uma moto, você precisa conduzi-la. Portanto, tenha cuidado com quem a impede e verifique a resposta de cada componente, certificando se de que o quadro não esteja danificado.
Gostou de saber sobre essas dicas para escolher o estilo de uma moto? Deixe um comentário!