24.4 C
São Paulo
terça-feira, 24 maio 2022
spot_img

Cyril Despres é o grande vencedor do Rally Dakar 2012 nas motos

Cyril Despres

Fotos: Agência AFP, agência EEF, Red Bull e divulgação Dakar

Cyril Despres (KTM) foi o grande vencedor da edição 2012 do Rally Dakar, o maior rali do mundo. O francês cruzou a linha de chegada com um tempo total de 43h28min11s e garantiu o título da competição pela quarta vez.

A chegada aconteceu ontem (15) em Lima, capital do Peru, país que fez sua estreia na prova neste ano. Marc Coma (KTM), principal rival de Despres na disputa pelo caneco, teve problemas de navegação e dificuldades na transmissão da moto na 13ª etapa, o que acabou permitindo que Despres abrisse uma grande vantagem no tempo geral.

Marc Coma

O francês chegou a 14ª etapa já praticamente campeão, tendo que administrar uma larga vantagem de quase 1 hora em um trecho de apenas 29 km, aí ficou fácil para Despres que não teve pressa e chegou na 10º posição na etapa. A diferença no tempo total do vencedor do Rally Dakar 2012, Cyril Despres, para o segundo lugar, Marc Coma, foi de 53.20 minutos, e para o terceiro colocado, o português Helder Rodrigues (Yamaha), foi de 1.11.17 hora.

A última etapa da competição foi vencida pelo norueguês Pal Anders Ullevalseter (KTM) com o tempo total de 22min26s. Marc Coma ficou em segundo chegando 1min8s depois do líder Ullevalseter, e o eslováquio Stefan Svitko (KTM) foi o terceiro colocado da etapa.

Com o título Despres deu um passo a frente em sua disputa particular com Marc Coma, pois até o termino do rali ambos possuíam três títulos no Dakar (Despres – 2005, 2007 e 2010; Marc Coma – 2006, 2009 e 2011).

Brasileiros no Rally Dakar 2012

Cyril Despres e Felipe Zanol lado a lado

Entre as esperanças nacionais o melhor colocado foi o mineiro Felipe Zanol, que estreou na competição este ano e já foi o 10º colocado na classificação geral entre as motos. O piloto mostrou muita força de vontade  no Dakar 2012. A prova serviu para piloto ganhar experiência e dar ainda mais orgulho para nós, brasileiros, nos próximos anos.

Zanol surpreendeu as expectativas de todos e até chegou a ficar entre os três melhores da competição em uma das 14 etapas. Este foi um feito e tanto, levando em consideração que ele disputava uma prova contra mais de 100 dos melhores pilotos do mundo, sob um calor fortíssimo.

 

Felipe Zanol

José Hélio Rodrigues (Husqvarna) finalizou o  Rally Dakar 2012 em 19º na classificação geral nas motos. Outro estreante, o piloto catarinense Denisio do Nascimento (Petrobras Lubrax) terminou na 24ª posição na geral nas motos. Dimas Mattos (Brasil Moto Tour) finalizou o Dakar em 55º .

Outros brasileiros que estiveram presentes , mas que infelizmente não completaram o rali por motivos de força maior foram Ike Klaumann, Vicente De Benedictis Neto e Arndt Budweg. Os três também merecem nosso orgulho por levar o nome do Brasil ao maior e mais difícil rali do mundo. Veja o vídeo com o resumo da 14ª etapa e a comemoração de Cyril Despres, o polêmico vencedor do Rally Dakar 2012.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


− cinco = 4

 

Stay Connected

22,566FãsCurtir
3,326SeguidoresSeguir
19,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles