24.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro 2021
spot_img

Conheça a trajetória da BMW R 32, a moto que marca o início de uma era.

Motocicleta pioneira do BMW Group ainda é usada como base e inspiração para montagem de seus modelos mais atuais

No outono de 1923, a BMW Motorrad apresentou uma história de sucesso no Salão do Automóvel de Berlim, expondo sua primeira motocicleta, a inesquecível BMW R 32. Considerada um marco na história das motocicletas, o modelo projetado pelo designer-chefe Max Friz apresentava soluções detalhadas e incomuns, fundidas em uma unidade perfeita.

A R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group. Até então, a empresa fornecia apenas motores. O primeiro carro BMW só seria lançado em 1928. O modelo inovador introduziu vários conceitos usados até hoje pela BMW Motorrad, prova de que as boas ideias sobrevivem ao tempo.


Presente em todos os produtos do BMW Group, a qualidade excepcional da máquina foi um fator importante para o sucesso entre o público, garantindo o prazer de pilotar a cada passeio. Mesmo estreando no universo das motocicletas, a BMW R 32 era equipada com recursos de ponta. Ela vinha equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Somado a isso, a moto clássica usava eixo cardã para transmitir a força para a roda traseira, uma tecnologia eficiente usada até hoje nos modelos da BMW Motorrad.

A BMW R 32 ganhou admiração dos entusiastas devido à sua qualidade e o foco no cliente. A manutenção da transmissão era bem mais fácil do que a exigida pelas correntes ou correias usadas em outras motos. A mecânica trazia ainda outros avanços, entre eles o motor e o câmbio abrigados na mesma unidade.

Além disso, outra característica marcante foi seu motor de 500 cm³ e 8,5 cv, que prometia a confiabilidade que a BMW sempre garantiu aos seus clientes. A disposição boxer significa que um cilindro é contraposto ao outro, um movimento que lembra os golpes de um boxeador. Como os cilindros eram refrigerados a ar, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles, algo que era problemático nas concorrentes e seus motores convencionais.

O funcionamento também era mais suave, sem vibrações excessivas. O posicionamento mais baixo dos cilindros permitia ainda baixar o centro de gravidade. Não é de hoje que as motos da marca têm dirigibilidade perfeita. Até mesmo a manutenção foi facilitada, uma vez que o acesso aos componentes era muito mais fácil. É outra solução inteligente que acompanha até hoje a BMW Motorrad.

Pesando apenas 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro foi capaz de lidar com a então elevada velocidade máxima teórica de 95 km/h. Muito mais à frente que as próprias estradas daquela época.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad, acesse:

Site: https://www.bmw-motorrad.com.br
Instagram @bmwmotorradbr
Facebook @BMWMotorrad Brasil
Youtube BMW Motorrad Brasil
Twitter @BMWMotorrad_BR
LinkedIn BMW Motorrad Brasil

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


seis + 9 =

 

Stay Connected

22,566FãsCurtir
2,995SeguidoresSeguir
18,700InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles