24.4 C
São Paulo
domingo, 24 outubro 2021
spot_img

Carretera Austral Chilena

Alô amigos estradeiros.

Neste artigo concluiremos uma rota que dividi em três artigos. O primeiro trecho foi Ushuaia, “Fin del Mundo”, o segundo “Fin del Mundo” – O Retorno. Conhecendo as geleiras de Perito Moreno e Torres Del Paine e agora concluiremos com a Carretera Austral Chilena. Descemos até o fim do mundo pelo Atlântico e retornamos pelo Pacífico.

A Carretera Austral Chilena (ou Ruta 7 como também é chamada) esta na seqüência da visita a El Calafate. Começando em Villa O’Higgins e terminando em Puerto Montt, são 1.240 km que dão um friozinho na barriga dos motociclistas que resolvem percorrê-la. É uma estrada selvagem que oferecerá paisagens belíssimas. São 2 ou 3 dias com muitas paradas para foto e cautela pois o rípio sempre assusta, principalmente  os desavisados.

Parte da estrada é pavimentada, grande parte é de ripio e alguns trechos ainda são percorridos de balsa. Vocês irão encontrar uma paisagem andina, acompanhada por lagos, rios turbulentos e áreas cobertas de neve.

Um bom lugar para pernoitar é Coihayque. Cidade com algo em torno de 40 mil habitantes oferece boa rede hoteleira e bons hotéis, excelente ponto pra descansar por que tem muita Carretera ainda.

Uma boa alternativa para hospedagens são as “Cabañas”, preços abaixo dos hotéis e oferecem cozinha e quartos com varias camas. Boa alternativa para quem esta viajando em grupo.

Saindo de Coihayque, sempre lembrando que nessa estrada o importante não é o destino e sim o trecho, próxima parada que recomendo é Puyuhuapi. Essa localidade é famosa por possuir um dos únicos glaciares suspenso do sul do continente. O local é pitoresco, mas vale a pena pela visita ao Parque Nacional Queulat, afinal, como nunca saberemos se vamos um dia voltar a passar por aquela região, temos de aproveitar e visitar tudo o que for possível.

No próximo trecho começa a parte da Carretera Austral Chilena mais selvagem e menos explorada. Chaiten é a cidade onde houve a erupção do vulcão Chaiten em maio de 2008. A cidade foi evacuada e houve acumulo de mais de 30 cm de cinzas por toda a região.

A cidade é pequena (7 mil habitantes)  e nesse ponto, digamos que minha pesquisa por esse artigo “empacou”. Como sou um estradeiro que gosta de desafios e de trechos poucos explorados, busquei um trecho da Carreta Austral que parece existir somente em alguns mapas. O trecho entre Chaiten e Caleta Gonzalo  já mostra que aqui a adrenalina vai subir e muito e a incerteza do que vem pela frente traz uma sensação incrível que só os motociclistas que gostam de sair por esse mundão, ás vezes por lugares inóspitos, entendem do que estou falando.

O tal trecho esta localizado no Parque Pumalin, entre Caleta Gonzalo e Hornopirén.  Esse trecho é realizado por barco saindo de Caleta, poucas vezes por semana ou de Chaiten, mas aqui, como bons motociclistas que somos e não temeremos pelas dificuldades e seguiremos por terra até onde for possível.

(Trecho da Carretera Austral que só os destemidos conhecem)

O acesso ao Parque se inicia em Caleta Gonzalo por balsa, com desembarque em Fiorde Largo, a partir desse ponto o trecho é de ripio em pleno Parque até Leptepu. Vários pontos de visitação e muitas paradas para foto. A parte norte do parque não tem estrada e as excursões são realizadas de barco ou caiaque.

Para a travessia do parque Pumalin é necessário antes se informar dos horários das balsas, pois não ocorrem todos os dias. Talvez pela dificuldade de acesso essa parte da Carretera é pouco explorada, muitos preferem pegar o barco para Puerto Mont ou seguir pela Ruta 40 até Bariloche na Argentina, boa alternativa, mas aqui a Carreta Chilena é o limite.

Para horários e preços das balsas que cruzam o parque Pumalin, contatar Naviera Austral. É necessário fazer reservas para veículos. Tempo de viagem: 3 horas. Para mais informações acessar o site www.navieraustral.cl.

Feito a travessia do parque Pumalin, a saída norte é feita por hornopirén e dali a apenas 3 horas de viagem até Puerto Mont e aqui finaliza a famosa Carreta Austral Chilena.

Related Articles

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


− 7 = dois

 

Stay Connected

22,566FãsCurtir
2,991SeguidoresSeguir
18,700InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles