Yamaha YZF-R1: nascimento de uma Super Moto

Clássicos, house

Yamaha YZF-R1: o advento da Yamaha YZF-R1 em 1998 realmente surpreendeu um mundo em que reinavam motos como a CBR 1000 RR e a GSX-R1000. Cinco gerações, 17 anos de existência tornam essa moto um clássico com muita história a contar em sua trajetória.

1 r1 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Fotos Divulgação

YZF R11 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Yamaha YZF-R1: nascimento de uma Super Moto

A década de 90 foi uma década importante. O período foi auge de motos como a CBR 900 RR, depois CBR 1000 RR e GSX-R 1000, colocando as várias marcas no selvagem desafio da concorrência, sempre presente e real, mas importante para estimular as evoluções de produtos em qualquer segmento que exista.  A Yamaha nessa empreitada voraz, estimulou sua engenharia à criação de um sucesso que domina por quase duas décadas: o nascimento da Yamaha YZF-R1 em 1998. São quase duas décadas de sucesso, com cinco gerações de uma moto que é grande paixão para muitos pilotos.

r1 1998 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Modelo 1998

Tão logo surgiu, a R1 já desafiava as outras estrelas do mercado, tendo a melhor relação peso e potência para a época, com seus 152 cv para os seus então 177 kg. Seu sucesso adentrou os Campeonatos Mundiais, e nas vendas começou a disputar com a Fireblade, que não deixou de ser sua concorrente forte. Disputa é disputa, seja na pista ou no mercado, e isso é o que de fato propulsiona inovações estratégicas e tecnológicas.

Em 2000, a moto mais leve com seus 175 kg contava com inúmeras modificações, sendo uma moto com sistema de gestão aprimorado, oferecendo uma distribuição de potência mais linear e suave, ainda mantendo seus 152 cv. Em 2002, a moto recebe o sistema de gestão eletrônica. O consumo de óleo foi reduzido devido ao revestimento interno do pistão contar com liga de sílica e magnésio, o que minimizou a distorção causada pelo calor. Em 2004, a moto ganhou duplo escapamento, freios radiais e sistema de indução direta de ar, e teve seu peso reduzido para 172 kg.

2 r1 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Essa rara R1 2000 foi encontrada recentemente à venda em Lititz Pennsilvania, sendo comercializada em estado de fábrica

Em 2006, a moto contava com a supensão Öhlins desenvolvida no MotoGP e sua potência subia para 175 cv!  Com rodas Marchesini e cores usadas pela equipe da Yamaha Racing, a moto teve edição especial e limitada comemorativa em celebração dos 50 anos da marca.

yzf r1 2006 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Modelo 2006, Fonte: Motorcycle USA.

Em 2007, com a força da experiência de Valentino Rossi sendo colocada em prática pela engenharia da Yamaha, inovações tornam a moto ainda mais poderosa. A moto ganha o sistema de aceleração elerônica ride-by-wire. O motor, com seu cabeçote com quatro válvulas e seu novo desenho da câmara de combustão, recebe o duto de admissão variável, denominado YCC-I, ou Yamaha Chip Controlled Intake.  Passa a entregar 180 cv de potência a 125.00 rpm, e com o sistema de indução de ar Ram-Air, que só era ativado nas altas velocidades, proporcionava ao modelo até 189 cv! O quadro Deltabox foi baseado na M1 de Valentino Rossi, desenvolvido para suportar o motor mais potente. Essas são algumas das modificações que deram força a essa moto que não pararia de evoluir.

2007 yamaha yzf r1 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

YZF R1 2007 com Valentino Rossi

1 yzf r11 610x400 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Edição Especial Fiat Valentino Rossi – Raridade na Loja Best Riders. Confira.

Em 2009, mais inovações foram aderidas: novo quadro de alumínio, três mapas eletrônicos de desempenho, virabrequim crossplane, embreagem deslizante. O motor de 4 cilindros em linha DOHC refrigerado a líquido de 998cc entregava 182 cv de potência a 12.500 rpm11,5 kgf.m de torque. A moto ganha também um inédito amortecedor de direção.

2009 yzf r1 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Modelo 2009

Em 2012, a moto ganhou controle de tração, chamado de TCS, e as concorrentes já estavam aderindo o controle ABS. Em 2013, esse controle de tração TCS passa a contar com sete níveis, a deixando mais segura, tornando a mais regular nas entradas e saídas de curva. O TCS em seu controle mínimo oferece muito da esportividade esperada pelos pilotos e o controle máximo, garante a segurança dos novos pilotos nessa faixa de cilindrada. Em 2014, a moto teve alterações visuais, mantendo muitas das suas características.

2012 r1 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Modelo 2012

yamaha r1 2013 07 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Modelo 2013

Em 2015, a moto afirma sua evolução no conceito de engenharia, tornando a moto um sucesso nas ruas tão forte quanto seu desempenho já conhecido nas pistas, oferecendo controle e desempenho ao piloto. Apresenta o primeiro sistema em seis eixos, Inertial Measurement Unit (IMU), controle de tração e derrapagens (Slide Control), Anti-Wheelie para empinadas, câmbio rápido ou Quickshifter,  controle de largada, freios ABS, sistema de frenagem unificado, entre outras inovações, com o propósito de o piloto ter controle total em qualquer circunstância, seja na esportividade de uma pista para competições ou nas ruas simples da cidade.

r1 2015 Yamaha YZF R1: nascimento de uma Super Moto

Modelo 2015. Design Futurista

Durante esses anos, a concorrência para com a YZF-R1 tem sido forte, ainda mais com motos como a atual S1000RR da BMW, que já tem feito história desde seu surgimento, quando foi desenvolvida para competir no Mundial de Superbike, em 2009 e 2010.  Falar disso renderia muito mais artigos. Nosso foco é dizer o quanto essa moto representa nos dias atuais e que em quase duas décadas de existência, sua história tem muito a ensinar sobre concorrência, engenharia, tecnologia e inovações.  Competições são desafios e desafios motivam transformações. Se a Yamaha YZF-R1 de 1998 já é tida como uma moto clássica e o conceito da R1 já está em sua quinta geração, é porque a Yamaha soube trazer informações das competições das pistas, como o MotoGP, e também da competição entre as marcas de fabricantes concorrentes.

O desafio da concorrência nunca termina. Isso garantirá sempre o surgimento de modelos inusitados. E isso garante também o registro na história das clássicas que marcaram época, e nesse espaço, encontramos o lugar da YZF-R1.

Vídeo: YZF-R1 e suas gerações

Confira vídeo oficial da Yamaha YZF-R1 e veja em um minuto, as transformações ocorridas na moto nesses últimos anos.

>>Visite a nossa loja de motos

Comentário Best Riders


1 × nove =