Yamaha YZ 450F 2016 : nova moto conta com controle de largada

0
510

Yamaha YZ 450F 2016: Atual líder do Campeonato Mundial de Motocross, modelo 2016 foi aprimorado para manter-se na liderança, contando até com controle de largada eletrônico.

Yamaha YZ 450F 2016
Uma das máquinas de motocross mais modernas do mundo, YZ 450F 2016 estará disponível ao público

TEXTO: Arthur Caldeira

Agência Infomoto – Fotos Divulgação

YZF_R1

Yamaha YZ 450F : nova moto conta com controle de largada

Ao guidão de uma Yamaha, o piloto Romain Febvre lidera o atual Campeonato Mundial de Motocross já neste ano de estreia na categoria MXGP. Além do seu talento que lhe rendeu um título europeu em 2011 e o terceiro lugar na MX2 no ano passado, o francês conta com uma das mais modernas máquinas de motocross, a YZ 450F, que agora chega também ao público como modelo 2016.

Yamaha YZ 450F
YZ 450F 2016 pesa 112 kg em ordem de marcha – com óleo e combustível

O monocilíndrico de 450cc recebeu aprimoramentos mecânicos e a moto também ganhou uma embreagem mais refinada, freios melhores, novas suspensões e um inédito e exclusivo sistema eletrônico de controle de largada. A nova YZ 450F chegará às concessionárias norte-americanas em julho.

Yamaha YZ 450F 2016: melhorias
Eixos de comando e tempo de abertura das válvulas foram revistos. Embreagem também é nova
Yamaha YZ 450F chega em julho nas concessionárias norte-americanas.
Modelo, que lidera Campeonato Mundial de Motocross, chegará às lojas norte-americanas em julho

O monocilíndrico de 449,7 cm³, quatro tempos, com arrefecimento líquido e levemente inclinado para trás ganhou novos eixos de comando e foram feitos ajustes no tempo de abertura das válvulas. O objetivo era torná-lo mais controlável e utilizável em baixos e médios giros, mas sem comprometer a entrega de potência máxima (valor não revelado pela marca, como acontece na maioria das motos de motocross). Já o sistema de embreagem foi aprimorado para garantir trocas de marchas mais rápidas e precisas.

Montada sobre um quadro tipo berço semiduplo, a YZ 450F 2016 recebeu mudanças na parte ciclística também com o objetivo de melhorar o controle da moto. O freio a disco em forma de margarida ganhou maior diâmetro na dianteira, passando de 250 mm para 270 mm. No conjunto de suspensões, há o garfo telescópico invertido na frente e balança monocross atrás. Foram feitos ajustes finos para aprimorar a tração da roda traseira e o contato do trem dianteiro com o solo.

Yamaha YZ 450F 2016: alterações no freio a disco oferecem mais controle
Freio dianteiro ganhou disco maior, de 270 mm

Entretanto, a novidade que chama mesmo a atenção é o inédito controle eletrônico de largada, chamado pela Yamaha de Launch Control System (LCS) que tem como objetivo permitir acelerações mais suaves e rápidas na largada do gate de motocross.

Yamaha YZ 450F 2016: botão ao lado esquerdo aciona controle eletrônico de largada
Botão fica no lado esquerdo do guidão e aciona o controle eletrônico de largada

Diferentemente de sistemas já utilizados, que simplesmente retardam a ignição do motor, o novo LCS é inteligente e monitora constantemente a central eletrônica da moto e modifica a entrega de torque e potência de acordo com as condições da pista. Limitando assim a derrapagem na roda traseira e evitando a tendência da moto de empinar quando acelerar forte na largada.

O sistema é ativado por meio de um botão no guidão. Segundo a marca, isso aumenta as chances do piloto largar na frente com a nova YZ 450F, já que ficará mais concentrado em liberar a embreagem na hora certa e escolher o traçado para um holeshot (quando o piloto de motocross contorna a primeira curva da pista na liderança).

Yamaha YZ 450F: suspensões aprimoradas para saltos
Conjunto de suspensões foi aprimorado para suportar os saltos no motocross
Yamaha_YZ_450F_8
Aumentar o controle do piloto sobre a moto foi um dos objetivos da Yamaha YZ 450F 2016

>>Visite a nossa loja de motos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


sete − 6 =