Yamaha X-Max 300 tem até controle de tração

house, Notícias

Yamaha X-Max 300: O recém-lançado modelo da Yamaha terá a difícil missão de desbancar o Honda SH 300i, o mais vendido da categoria na Itália.

YamahaXMax300 9 Yamaha X Max 300 tem até controle de tração

O novo Yamaha X-MAX nasceu para o uso urbano e pequenas viagens

TEXTO: Cicero Lima/ Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

Yamaha X-Max 300 tem até controle de tração

A Yamaha divulgou o preço do recém-lançado X-Max 300 no mercado italiano: 5.690 Euros (R$ 19.010). Mostrado no Salão de Milão 2016, o novo scooter aposta no design moderno e em soluções eletrônicas inovadoras para a categoria, como o controle de tração, para se destacar no concorrido segmento.

Os números, porém, mostram que o novo X-Max 300 não terá vida fácil em um mercado muito disputado. Em fevereiro de 2017, por exemplo, o scooter de 300 cc mais vendido na Itália foi o Honda SH 300i. Custando 5.190 Euros (R$ 17.340) o modelo Honda vende o dobro do segundo colocado. O consumidor italiano pode escolher entre 20 modelos como Piaggio Beverly 300 ABS, Piaggio Beverly 350, Vespa GTS 300 e Kymco X-Town 300i e até mesmo o nosso conhecido Dafra Citycom 300i.

O motor do X-Max é um monocilíndrico de quatro válvulas, 292 cc, refrigeração líquida e, segundo o fabricante, prima pela economia de combustível e baixos níveis de emissões de poluentes. O sistema de alimentação conta com injetor de 12 orifícios que atomiza a gasolina e oferece melhor queima. O motor, que atende a norma Euro 4, é capaz de oferecer potência de 27,61 cv a 7.250 giros enquanto o torque máximo, de 2.95 kgf.m, está disponível quanto o motor atinge 5.750 rotações.

YamahaXMax300 5 Yamaha X Max 300 tem até controle de tração

Sua potência máxima é de 27,61cv a 7.250 giros

Segurança

Uma das grandes atrações do X-Max é o controle de tração. Ele entra em ação quando os sensores informam para a central eletrônica (ECU) que a roda traseira está patinando. Imediatamente, a central eletrônica corta a transmissão para a roda traseira.

O tamanho das rodas também garante mais segurança. A dianteira, de 15 polegadas, usa pneu 120/70 enquanto a traseira, de 14 polegadas, é equipada com pneu 140/70. O sistema de freios ABS está presente nas duas rodas e é item de série no modelo.

YamahaXMax300 3 Yamaha X Max 300 tem até controle de tração

A roda dianteira de 15 polegadas e sistema de freio ABS garantem maior segurança

Luzes & painel

O estilo esportivo e moderno do X-Max é reforçado pelo conjunto óptico, que usa LED, composto por uma dupla de faróis e uma luz de presença. O LED também está presente na lanterna traseira e setas.

YamahaXMax300 2 Yamaha X Max 300 tem até controle de tração

Painel traz tela digital e computador de bordo

O painel traz dois grandes mostradores, um do velocímetro e outro do conta-giros. Entre os dois mostradores está a tela digital do computador de bordo com diversas informações. O display pode ser alterado com um toque do polegar – sem tirar a mão do guidão.

YamahaXMax300 6 Yamaha X Max 300 tem até controle de tração

Destaque para o farol duplo e uso de LED em toda a iluminação

Conforto & praticidade

Voltado para o uso urbano e curtas viagens, o X-Max oferece espaços práticos para o piloto. Sob o banco, por exemplo, cabem até dois capacetes (do tipo integral). Atrás do escudo frontal, existem dois porta-objetos, um deles com tomada 12 volts.

YamahaXMax300 4 Yamaha X Max 300 tem até controle de tração

Espaço para dois capacetes sob o banco é uma das atrações do X-MAX

O banco em dois níveis ganha ares de sofisticação por conta da costura dupla com linhas brancas. Sua altura do solo é de 79 cm e as pedaleiras da garupa são retráteis.

Para abastecer não é preciso levantar o banco, basta acionar o botão para destravar a portinhola do bocal que fica no túnel central. O tanque comporta 13 litros de gasolina. Para diminuir os níveis de vibração que chegam ao piloto, o fabricante instalou contrapeso nas extremidades do guidão.

O modelo oferece a chave do tipo smart key que não precisa ser inserida no miolo. Para ligar o scooter basta estar com a chave no bolso ou próxima do veículo.

YamahaXMax300 1 Yamaha X Max 300 tem até controle de tração

Não existe miolo para inserir a chave que é do tipo smart key

YamahaXMax300 7 Yamaha X Max 300 tem até controle de tração

Seu peso em ordem de marcha (com combustível e outros fluídos) e de 179 kg

Vem ou não vem?

Quando a Yamaha lançou X-Max 250 houve boatos que ele seria comercializado em nosso País. Agora, com o lançamento da versão 300, os rumores ganham mais força. Na opinião dos concessionários ele seria bem aceito e, seu sucesso, dependeria do preço. Consultada, a Yamaha afirmou que não há intenções de trazer o produto para o nosso mercado.

4 comments

  1. A Honda perdeu a oportunidade ao não trazer a Forza e agora a Yamaha também está perdendo… Enquanto isso, a Kymco já está fazendo barulho com a Downtown 300.

    Responder
  2. Estou muito interessado nesta moto, tenho nmax que adorei e queria trocar por esta maior mas é uma pena e terei que pesquisar outra marca concorrente.

    Responder
  3. PARECE SER BEM BONITA MESMO,PENA QUE A YAMAHA ABANDONOU O MERCADO DAS SCOOTERS AQUI NO BRASIL.A DAFRA AGRADECE!!

    Responder
  4. Quando que as montadoras voltarão a usar painéis como o desta moto, com velocímetro e contagiros analógicos?

    Responder

Comentário Best Riders


5 × oito =