Yamaha R3 muda para manter a liderança

Notícias

Modelo 2019 da miniesportiva traz design novo, painel totalmente digital e suspensão invertida na dianteira

YAMAHA R3 2019 01 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

Farol em LED ajuda a dar uma cara de invocada na R3 2019

TEXTO: Cicero Lima / INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

Yamaha R3 muda para manter a liderança

Sucesso em todo o mundo e também no Brasil, onde lidera a categoria Sport com 1.255 unidades vendidas no ano passado, a Yamaha YZF-R3 traz novidades no modelo 2019 para manter-se na liderança. A miniesportiva ganhou design ainda mais arrojado, suspensão dianteira invertida, farol em LED e um novo painel.

As linhas mais angulosas e agressivas fazem a R3 parecer até uma superesportiva de maior cilindrada. Aliás, essa tem sido a fórmula de sucesso dessa Yamaha. Pois, na verdade, ela usa um motor de dois cilindros paralelos de 321 cc que produzem 42 cv de potência máxima a 10.750 giros e torque de 3,02 kgf.m a 9.000 giros. Números que se mantiveram na R3 2019.

Suspensão invertida

Já as rodas de 17 polegadas trazem um novo desenho. Mas é a suspensão dianteira a grande novidade da miniesportiva para 2019. A R3 agora usa garfos invertidos (upside-down) da grife KYB com 129 mm de curso. Na traseira, ficou mantido o monoamortecedor que tem curso de 124,5 mm.

YAMAHA R3 2019 02 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

Tanque ganhou novas formas, mas manteve a capacidade de 14 litros

YAMAHA R3 2019 07 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

A posição de pilotagem foi otimizada com a nova carenagem, bolha e tanque de combustível

O tanque de combustível manteve a capacidade (14 litros), mas ganhou novo formato. Está mais largo na parte superior e mais estreito na parte de baixo. Segundo o fabricante, a mudança permite melhor “encaixe do piloto” ao se esconder atrás da bolha em busca de maior velocidade ou para facilitar as mudanças de posição em curvas acentuadas.

YAMAHA R3 2019 03 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

Tanque ganhou novas formas, mas manteve a capacidade de 14 litros

YAMAHA R3 2019 08 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

A posição de pilotagem foi otimizada com a nova carenagem, bolha e tanque de combustível

A nova carenagem foi inspirada no modelo da MotoGP, a YZR-M1. Ainda de acordo com a Yamaha, o desenho da carenagem e do para brisa foi capaz de reduzir o arrasto aerodinâmico em 7%. O resultado é o aumento de velocidade máxima do modelo em até 8 km/h.

YAMAHA R3 2019 05 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

O arrasto aerodinâmico foi diminuído em 7%, segundo a Yamaha

YAMAHA R3 2019 06 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

O design teve a inspiração na M1 usada pela equipe de fábrica na MotoGP

YAMAHA R3 2019 09 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

Com a nova carenagem o modelo ganhou, segundo a Yamaha, até 8 km/h a mais de velocidade final

Visual é o bastante?

Existe uma entrada de ar no centro da carenagem que, além de aumentar a penetração aerodinâmica, força o ar para o radiador que tem a função de resfriar o motor e melhorar sua performance.

Enquanto acelera, o piloto pode contar com o novo painel em LCD com as informações completas de fácil (e rápida) visualização. O conjunto ótico, com novos faróis em LED e luzes de posição, é claramente inspirado na lendária R1 e ajudam a encorpar ainda mais essa esportiva de 300 cc.

YAMAHA R3 2019 04 2018 Yamaha R3 muda para manter a liderança

Painel totalmente digital foi uma das mudanças no modelo 2019

Com essas mudanças a Yamaha espera fazer frente à nova Kawasaki Ninja 400. Porém os números da Kawasaki são bem superiores, como a potência de 48 cv contra os 42 cv da Yamaha. Resta saber se o impacto visual será o bastante para manter a liderança na categoria.

Comentário Best Riders


sete − 3 =