Yamaha Factor 150 adota sistema UBS

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Yamaha Factor 150 ED UBS: modelo mais vendido da marca adota sistema UBS que oferece mais segurança e estabilidade ao piloto no momento da frenagem

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Assessoria de Imprensa Yamaha

Yamaha Factor 150 ED UBS

Em março de 2000 a Yamaha apresentou a sua primeira YBR fabricada e desenvolvida exclusivamente para o Brasil. Em pouco tempo já era reconhecida como um dos melhores produtos de sua categoria e passou a ser o modelo mais vendido da linha da Yamaha, posição que mantém até hoje.

A evolução continuou, e no final de 2008 surgiu a YBR Factor 125. Em 2013, foi apresentada a segunda geração do produto, que trazia novo design, mais conforto e maior economia. Em 2015, foi lançada a YBR Factor 150, um produto econômico, confortável e com peças de reposição de baixo custo – foi o 1º modelo da Yamaha a contar com 3 anos de garantia! Em 2016, a Factor 125 ressurgiu com injeção eletrônica – a YBR Factor 125i, e agora em 2017, mais uma evolução da família é apresentada.

O modelo 2018 da YBR 150 Factor ED está mais seguro, equipado com o sistema de freio unificado UBS (Unified Brake System). Esse sistema unifica a frenagem dianteira e traseira em apenas um movimento do piloto, o acionamento do pedal, distribuindo a força de frenagem entre o freio a disco dianteiro e o freio a tambor traseiro para uma frenagem mais eficiente.

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Segundo a Yamaha Riding AcademyYRA (centro de pilotagem), a forma mais eficiente de frenagem é utilizar os dois freios ao mesmo tempo, dianteiro e traseiro. Porém, grande parte dos motociclistas, por diversas razões, tendem a utilizar mais os freios traseiros e se esquecem da eficiência dos freios dianteiros. Unificando os dois freios em um só movimento, a Yamaha pretende oferecer ao motociclista mais segurança – por isso a inclusão do UBS na Factor 150 ED – o objetivo é diminuir significativamente o tempo e espaço de frenagem em relação ao obstáculo ou ao desvio à frente.

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Mais que a eficiência da frenagem, a estabilidade neste momento crucial da pilotagem também se torna maior com o UBS. Isso porque a transferência de peso no momento de uma frenagem unificada é melhor distribuída, fazendo com que a motocicleta fique mais estável.

O sistema é o mesmo que já equipa a Fazer 150 UBS e o scooter NEO 125. Pudemos comprovar a eficiência do equipamento no encontro com jornalistas no lançamento da Fazer 150 UBS, quando deixamos a disposição também a Fazer 150 sem UBS para comparação, além disso dois pilotos convidados fizeram um teste com esses dois modelos, Jorge Negretti e Leandro Mello, obtendo uma diferença bastante consistente na frenagem.

Veja o vídeo sobre eficiência do freio UBS, em teste na Fazer 150:

Além de segurança, a economia também é um benefício muito forte oferecido pela Factor 150 UBS. Para comprovar isso, a Yamaha se desafiou, e lançou a pergunta: “Até quantos quilômetros uma Factor 150 consegue percorrer com 1 litro de gasolina? ”

O resultado obtido na primeira edição do Rally da Economia, foi surpreendente. Em Florianópolis (SC), foi escolhido um percurso de 1 km, que ofereceu os obstáculos comuns encontrados nas ruas brasileiras, para uma perfeita simulação de uso urbano; com buracos, lombadas, curvas e retas. O circuito foi plano para que a motocicleta não se beneficiasse do uso da marcha neutra em descidas íngremes. Os participantes, com suas próprias motocicletas Factor 150, vieram de diversas pontos da capital catarinense. O desafio era claro e objetivo, venceria a competição, aquele que percorresse mais quilômetros, com apenas 1 litro de gasolina.

As motocicletas disputaram a prova em condições iguais. As regras para a disputa eram não sair do percurso estabelecido – fiscais espalhados pelo trajeto estavam atentos a qualquer irregularidade – e não desobedecer nenhuma lei de trânsito. Fora isso, poderiam escolher qual a velocidade e marcha utilizar na tentativa de se obter uma maior autonomia com 1 litro de gasolina.

O vencedor da competição foi Brando Dutra de Souza, que percorreu 79 km, em 2h45 minutos.

2º lugar – 75 km em 3h00
3º lugar – 66 km em 2h45
4º lugar – 65 km em 2h45
5º lugar – 64 km em 1h50

Acompanhe como foi o 1º Rally da Economia Yamaha Factor 150

Essa economia toda é gerada pela eficiência e desempenho da segunda geração do motor BlueFlex de 150cc, capaz de produzir até 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,3 kgf.m com gasolina e 1,3 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros.

Criar uma motocicleta econômica, fácil de pilotar e com excelente performance, era o objetivo dos departamentos de engenharia da Yamaha do Brasil e do Japão quando atuaram em conjunto para desenvolverem por exemplo, uma relação secundária mais longa na Factor 150, afim de otimizar a rotação do motor, tendo como resultado um melhor aproveitamento da potência e torque, principalmente em baixas rotações.

Esse motor monocilíndrico de 150 cm³, é o mesmo que equipa a Fazer 150, com comando único no cabeçote (SOHC), pistão em alumínio e tecnologia de fundição Cooper Grip, que colabora com a dissipação do calor do motor, melhorando a sua eficiência e performance, injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a ar. O combustível a ser utilizado pode ser gasolina, etanol ou com a mistura de ambos em qualquer proporção, e é armazenado no tanque de 16 litros, que permite grande autonomia.

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Para transmitir o nível de conforto desejado pela Yamaha, o motor conta com um baixíssimo nível de vibração, em função do menor atrito entre as partes móveis e a melhor lubrificação interna. O conforto também é oferecido pela suspensão dianteira com garfo telescópico convencional e curso de 120 mm e suspensão traseira com 111mm de curso na roda. A ergonomia, outro item que oferece conforto, pode ser conferida pela excelente posição de pilotagem da Factor 150, com assento em dois níveis e com espuma de ótima densidade. A robustez vem do quadro tipo diamante feito em aço e das rodas de liga-leve equipados com pneus Metzeler sem câmara.

A Factor 150 UBS tem um design moderno, tomadas de ar injetadas com textura hexagonal esportiva e lanterna traseira bipartida. O painel de instrumentos é um capítulo à parte – completo e com mostrador totalmente digital, esbanja tecnologia e proporciona ótima visualização das informações. Traz indicador de marchas, relógio, hodômetro parcial e total e função fuel trip, que inicia uma contagem progressiva a partir do momento que o combustível do tanque da motocicleta entra na reserva. Além, é claro, de luzes espia, farol alto e injeção eletrônica. Na manopla, para uma maior segurança do piloto, a Factor 150 UBS é equipada com lampejador de farol alto.

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Outro grande diferencial é a adoção do conta-giros sensoriado, que dispensa o uso de cabo. A tarefa fica a cargo de um sensor instalado no motor que, por intermédio da ECU, o cérebro eletrônico da moto, calcula a rotação do motor.

Para orientar o piloto a uma condução ainda mais econômica, a Factor 150 UBS traz o indicador ECO no painel de instrumentos, cujo indicador acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência.

Na categoria de entrada Small Street, a Factor 150 UBS é, entre as motocicletas que possuem sistemas unificados de frenagem, a opção com preço mais competitivo do mercado e quando comparada a sua principal concorrente, os benefícios entregues pela Factor 150 UBS são superiores no conforto oferecido pelo banco ergonômico (maior espessura e maciez com alta densidade), maior eficiência da suspensão (ajustada para oferecer mais estabilidade e conforto), painel 100% digital (mais completo da categoria, iluminado por luz de LED branca), maior diâmetro do disco de freio (245mm), sistema UBS (mais segurança e equilíbrio na frenagem), design mais moderno na rabeta (com lanterna bipartida), maior alça de apoio ao garupa (180 graus) e comandos mais completos no punho (lampejador de farol).

Outra novidade na Factor 150 UBS, além dos gráficos, é a cor Vermelho Pepper com novo gráfico UBS no para-lama dianteiro, além de continuar oferecendo as cores Preto Eclipse e Sports White.

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Robustez, desempenho, conforto, economia e design da Factor 150 podem ser encontrados em duas versões:

Factor 150 ED UBS (partida elétrica, freio a disco na roda dianteira, UBS e rodas de liga-leve), oferecida pelo Preço Público Sugerido de R$ 8.890,00 (sem frete).

Factor 150 E (partida elétrica, freio dianteiro a tambor e rodas raiadas), por R$ 7.990,00 (PPS) sem frete, nas cores Vermelho Pepper e Preto Eclipse.
Ambas com garantia de 3 anos

Revisão Preço Fixo e Y-TEQ

A linha Factor conta com a exclusiva Revisão Preço Fixo Yamaha, na qual a mão de obra é paga pela Yamaha nas duas primeiras revisões. O grande diferencial é que o cliente pode se programar por saber o valor desde a primeira até a sétima revisão (ou 30.000 quilômetros), permitindo controle, economia, valorização do modelo e maior segurança. Além disso, a Factor 150 possui uma linha de peças de reposição Y-TEQ, com qualidade Yamaha e preços mais acessíveis.

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