Vida dê Preferência busca reduzir acidentes fatais pela metade

0
406

Vida dê Preferência é uma campanha do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, cujo objetivo é reduzir pela metade os acidentes fatais no trânsito até 2020. Além da forte campanha de conscientização, o programa elabora um banco de dados que registra os acidentes e suas causas, com o objetivo de estabelecer políticas mais precisas de segurança.

vida_de_preferencia
Imagem: Cartilha, dicas de segurança ao motociclista. Infosiga SP.

Fonte: vidadepreferencia.com.br

Vida dê Preferência busca reduzir acidentes fatais pela metade

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito nasceu inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária (período de 2011 a 2020), promovida pela Organização das Nações Unidas, com o foco em chamar atenção para a violência no trânsito. A proposta do programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo é reduzir pela metade o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito até o ano de 2020. Para tal, o programa realiza esforços em ações voltadas a educação no trânsito, segurança das vias e dos veículos, além de realizar uma gestão nas respostas para acidentes.

O programa desenvolveu como ferramenta o INFOSIGA  SP, um banco de dados em que os acidentes fatais são registrados em seus locais e circunstâncias. Com esse mapeamento, o Programa poderá traçar as ações necessárias com muito mais precisão, o que pode beneficiar a todos. É interessante acessar o mapa disponível no site do Infosiga, onde é possível, através de formulário, verificar a cidade, o tipo de veículo ou acidente, o número de óbitos ocorridos dentro do mês, além de graficamente ser possível visualizar o local das ocorrências. Esse tipo de informação serve para compreensão de pontos críticos, como exemplo, o que é uma informação valiosa para atitudes mais focadas na prevenção de acidentes em certas regiões (confira o mapa do Infosiga).

A campanha Vida dê Preferência é também uma ferramenta de forte impacto. Se o trabalho do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com o INFOSIGA é criar uma base estatística para agir de forma eficaz com medidas que evitem mais acidentes fatais, o Vida dê Preferência busca sensibilizar motoristas e motociclistas de que a estatística é muito mais que um dado numérico a ser lido friamente. São pessoas, com toda história e sentimentos que constituem uma vida humana. Abrindo mão do mecanicismo ao interpretar informações, o projeto age no coração e na consciência, instigando a compreensão da realidade para transformar mesmo a relação das pessoas com o trânsito. Compartilhamos abaixo os vídeos da campanha.

A você, motociclista, e a você motorista, e você também, pedestre: que tal compreender a estatística de outra maneira? Assista a seguir.

Estatística Motociclista

Estatística Motorista

Estatística Pedestre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× 9 = sessenta três