Viagem de Motos à Camarões

0
560

roteiro

Alô amigos!

Aqui no Brasil temos a sensação que o ano esta começando agora. Foi-se o carnaval e as férias escolares, que venha então 2015 com muitos quilômetros de alegrias para todos nós motociclistas.

Vamos neste artigo falar um pouco sobre Camarões, o qual temos ouvidos falar muito de seu futebol que melhora cada vez mais e já inserindo jogadores camaroneses no cenário internacional. Além disso, há vários relatos falando de sua hospitalidade. Somos sempre bem recebidos naquele país, adoram motos e nossas histórias e a língua falada é o inglês e o francês.

Com uma população de cerca de 22 milhões de habitantes, o território foi dividido entre a França e Inglaterra após a 2ª Guerra Mundial. Somente em 1961, o país conquistou a independência.

moto_camaroes
Em Camarões o sistema é bruto!!!

(Uma moto foi flagrada supercarregada com bananas em uma estrada de terra na cidade de Mundemba, em Camarões. A imagem foi divulgada no dia 18 de julho de 2014 pela agência Reuters).

Camarões esta dentro do roteiro turísticos dos motociclistas que visitam a África e oferece muito mais que os tradicionais safáris africanos. Com praias selvagens, pequenas montanhas e o pico mais alto da região, o país é uma boa dica para quem procura uma África com infra-estrutura e segurança.

É o país ideal para quem quer conhecer o continente africano sem preocupações, dizemos isso por que de tudo que a África oferece, em Camarões tem um pouco. Camarões é uma mescla de culturas e etnias de todas as partes do continente. Por mais que as línguas oficiais sejam o inglês e francês, o país possui mais de 200 dialetos. Aqui, entre uma parada e outra, vocês irão conhecer os pequeninos pigmeus, mas que não deixaram seu tamanho os diminuírem, pois são exímios caçadores.

fotografia

Fiquem atentos quanto ao equipamento fotográfico, filmadoras e etc. Como todo país tem suas peculiaridades, Camarões não é diferente. Eles têm aversão às máquinas fotográficas. Edifícios oficiais, mercados e pontos turísticos proíbem a realização de fotos. Com isso, cuidado para não terem os equipamentos apreendidos.

Monte Camarões: Considerado o ponto mais alto do país e de toda a região central da África, o Monte Camarões possui 4100 metros de altura. Localizado na costa e sobre um vulcão ativo, o local possui mais de 100 pequenos montes que se formaram com as erupções. A última vez que o vulcão ficou ativo foi em 2000.

A dica é fazer uma escalada pelas paredes laterais do monte e apreciar a vista do Oceano Atlântico que fica bem em frente ao vulcão. A região também é famosa por suas praias de areia negra que são banhadas por águas quentes e claras. O Monte Camarões fica a cerca de 230 quilômetros da capital do país, Yaoundé.

centro-80068
Com um clima árido, a região do Monte Mandara encanta por suas formações rochosas avermelhadas.
Viagem de Motos a Camarõe
Monte Camarões visto das praias do oceano atlântico.

Parque Nacional Waza: Considerado uma Reserva da Biosfera pela UNESCO, o Parque Nacional Waza encanta por suas belezas naturais. Porém, quando foi criado (1934) era uma reserva de caça. São cerca de 1,7 mil km² que estão localizados no extremo norte de Camarões. Famoso por abrigar leões, elefantes, antílopes e girafas, o Parque é reconhecido internacionalmente pela diversidade de pássaros. Aproximadamente 400 espécies de aves habitam o local.

macacos
Cuidados nas estradas devem ser redobrados.

A triste notícia é que nas últimas contagens de animais no Parque foram localizados apenas 20 felinos e poucas girafas Kordofan. O Parque Nacional Waza é o último grande reduto destas tradicionais herbívoras (girafas). Os safáris turísticos são comuns no local, mas a dica é só fechar negócio com as AGÊNCIAS DE TURISMO reconhecidas pelo governo e evitar propostas muito vantajosas.

Afinal, o barato pode sair caro.

centro-80075
Famoso por abrigar leões, elefantes, antílopes e girafas, o Parque Nacional Waza é reconhecido internacionalmente pela diversidade de pássaros – Foto: David Berkowitz
acampamento
Acampamento no Parque.

Balneário de Kribi: Fugindo dos clichês sobre a África com safáris e densas florestas tropicais, o Balneário de Kribi surpreende com suas praias de beleza selvagem. Localizado mais ao sul, o balneário se tornou um dos pontos de encontro das elites africanas que frequentam a cidade aos finais de semana. Com isso, a região permanece tranquila durante os dias de semana e com toda a infraestrutura a disposição dos turistas.

Com românticos e rústicos restaurantes construídos a beira mar em cabanas de madeira, o local é ideal para quem gosta de uma boa culinária. Com diversas opções de frutos-do-mar frescos e com bons preços, o Balneário de Kribi vem ganhando fama mundial. A dica é esperar o entardecer e se encantar com um pôr-do-sol que é considerado um dos mais belos do mundo.

centro-80067
A dica é esperar o entardecer e se encantar com um pôr-do-sol paradisíaco em Balneário de Kribi.
centro-80070
Localizada mais ao sul, o Balneário de Kribi se tornou um dos pontos de encontro das elites africanas
centro-80071
Com diversas opções de frutos-do-mar frescos e com bons preços, o Balneário de Kribi vem ganhando fama mundial.

Rio Logone: Localizado na região nordeste de Camarões, o Logone é o principal afluente do rio Chari. Famoso por suas várias facetas, desde seus trechos mais pantanosos até regiões mais áridas onde suas águas correm lentamente entre pedras, o Logone possui mais de mil quilômetros de extensão. Os safáris que percorrem o leito do rio encontram desde enormes crocodilos, grupos de nômades até manadas inteiras de herbívoros espantando o calor da região em suas águas.

Outros locais que você não deve deixar de visitar quando for a Camarões, são os palácios. Desde o Kotoko em Goulfey até o dos Lamidos de Rey e Ngaoundéré, e até mesmo o palácio do sultão de Bamun, todos estes palácios possuem instalações luxuosas que contam a história e cultura do local.

centro-80072
Localizado na região nordeste de Camarões, o Logone é o principal afluente do rio Chari – Foto: Alfred Weidinger
centro-80073
O Logone é famoso por suas várias facetas desde seus trechos mais pantanosos até regiões mais áridas onde suas águas correm lentamente entre pedras – Foto: Frank Doyle
centro-80074
O Rio Logone possui mais de mil quilômetros de extensão.

Algumas informações

Localização: Localizado próximo a Linha do Equador, há dois climas predominantes na região, o semi-árido e o tropical. Por ser muito úmido e quente, o recomendável é visitar o país em motocicletas, no inverno do hemisfério norte, entre os meses de novembro e fevereiro. O calor é tolerável.

Capital: Yaoundé

Moeda: Franco CFA (R$ 1 = 280,78 francos)

Clima: Tropical e Semiárido

• A temperatura média durante o ano é de 26ºC.

Em Camarões, você não precisara mais do que uma semana em sua moto para conhecer o que o país tem de bom a nos oferecer. Em nosso próximo artigo, continuaremos nossa saga até a África do Sul.

Contribua enviando suas experiências naquele continente, pois é carente de informações confiáveis.

Abraços

Fausto Malheiros

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× 9 = quarenta cinco