Panamá – América Central
Alô amigos motociclistas!
Vamos partir agora para um desafio. América Central formada por Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Guatemala. Esse trecho geralmente é evitado pelos motociclistas e a falta de informação é grande.
Essa rota faz parte do roteiro dos motociclistas que percorrem a famosa Pan-americana, estrada essa que começa em Ushuaia e segue até o Alaska, cortando todo o continente americano, mas que um trecho no Panamá tem tirado o sono de muitos. O Estreito de Darien.
Tem quatro formas de percorrer ou passar por esse trecho complicado:
• O primeiro é de avião cargueiro que leva mais ou menos 1h15min de Bogotá na Colômbia, até a Cidade do Panamá pela bagatela de 1000 dólares, isso depende ainda do peso da moto.
• A segunda é via barco, saindo de Cartágena na Colômbia por custo bem menor, mas que leva de 3 a 4 dias a travessia.
• A terceira e mais nova, via Ferry que custa em torno de 380 dólares piloto e moto e cerca de 18horas a travessia;
• E a ultima, por terra, via “Estreito de Darien”, aqui o sistema é bruto. Localizado na fronteira do Panamá e Colômbia, o Darien Gap é uma área composta por mata densa e terreno encharcado, terreno pantanoso, difícil para a construção de estradas. Conseqüentemente, o Darien Gap permanece em grande parte desabitada, não pavimentada, e impassível por veículo geral. Estes 160 km trecho de floresta é a única coisa que impede a integração entre o Norte e a América do Sul.


Nosso aceso ao Panamá será realizado via Ferry. A partir de outubro desse 2014 a Colômbia e o Panamá estarão conectados por meio de um serviço regular de ferry que cobrirá a rota marítima entre as cidades caribenhas de Cartágena e Colón, permitindo uma viagem muito mais rápida e econômica entre as Américas Central e do Sul para transpor o temível Darien Gap.
O barco conta com 397 cabines e 300 assentos e tem capacidade para transportar 1.320 passageiros, 300 carros e 100 contêineres de 40 pés, além de instalações especiais para animais de estimação. Os serviços de bordo incluem três restaurantes, três bares, uma discoteca, um cassino e uma loja de free shop e ocorrerá todas as segundas e quartas-feiras de Colón para Cartágena e o retorno ocorrerá as terças e quintas-feiras. O barco sairá dos portos às 19 horas.
O custo da viagem no convés, que dura cerca de 18 horas, será de US$99 cada pessoa por trecho com direito a poltrona similar à utilizada em aviões de carreira e cabines para um, dois, três e quatro pessoas terão preços a partir de US$ 140 dólares por pessoa.
Vamos ver o que tem de mais interessante no Panamá.
Começando pela fronteira com a Colômbia, procurei uma rota que pudéssemos ter acesso por terra, mas não localizei nenhuma informação segura sobre a região do Dariem Cap. Alguns grupos em carros, outros em motos, conseguiram atravessar os 160 quilômetros dessa região pantanosa, com vales e montanhas, mas com muita dificuldade, na realidade o que se tem noticias, são de trilhas e não estradas cortando o Dariem Cap.

O planejamento para concluir esse “gargalo” na Pan-americana começou em 1971 com a ajuda de Estados Unidos o financiamento, mas este foi interrompido em 1974, após preocupações levantadas pelos ambientalistas. Outro esforço para construir a estrada começou em 1992, mas em 1994 a Organização das Nações Unidas agência informou que ele poderia causar danos ambientais extensos. Há evidências de que o estreito de Darién tem impedido a propagação de gado doente por febre aftosa da América Central e da América do Norte, mas o fato é que alavanca as viagens para o norte da América. A travessia da primeira motocicleta foi por Robert L. Webb em Março de 1975. A Gap Darién está sujeita à presença e atividades dos marxistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), região muito instável, melhor ir de Ferry mesmo.
Imagens como estas, contam a história dessa região e das varias tentativas de concluírem a Pan-americana que com seus 48 mil quilômetros, somente interrompida nessa região.
O Canal do Panamá é um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios (a rota alternativa contorna o Cabo Horn).

As portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 140 metros de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 56kW é suficiente para abri-las e reabri-las. É uma construção faraônica.

Cidade do Panamá é a capital da República do Panamá, está localizado na entrada do Pacífico do Canal do Panamá, na província do Panamá. A cidade é o centro político e administrativo do país. É considerados um “World City” e a cidade mais importante da América Central. O País, diga-se de passagem tem uma das melhores qualidades de vida do mundo. A Cidade do Panamá tem imensos edifícios e rodeada por florestas tropicais.
Pontos turísticos mais indicados em Panamá City:
• Distrito Histórico do Panamá;
• Sítio Arqueológico de Panamá Velho (Patrimônio Mundial – UNESCO);
• Parque Recreativo Omar Torrijos;
• Parque Natural Metropolitano de Panamá;
• Parque Nacional Soberania;
• Parque Municipal Summit (Zoológico);
• Museu de Arte Contemporânea;
• Museu do Canal Interoceânico;
• Museu Antropológico;
• Centro de Ciências e Artes;
• Teatro Nacional;
• Teatro Balboa;
• Hipódromo Presidente Remón;
• Palácio Presidencial;
• Catedral Metropolitana do Panamá;
• Biblioteca Nacional;
• Museu de Panamá La Vieja;
• Teatro Abba;
• Monumento à Pablo Arosemena;
• Praça de França;
• Canal do Panamá.
Dos mais recomendados é o Canal do Panamá pela sua grandiosidade, Casco Viego, parte antiga da cidade, onde os casarões antigos foram transformados em hotéis de luxos e ali também se concentra o melhor da vida noturna dessa cidade pulsante, que não dorme nunca. Outro lugar que não podemos perder é o Causeway, uma rua no meio do mar, que oferece bons restaurantes a preço honestos, comida da melhor qualidade. Nas rodovias panamenhas moto também paga pedágio. O custo de uma revisão na BMW gira em torno US$ 200, 00, mas o que é caro mesmo são os táxis, conversem combinem antes os valores, se for necessário usar esse serviço, já hotéis, comida e combustível é o mesmo do Brasil. A cidade do Panamá é muito bonita e moderna, com vários aranhas-céus, mas o transito é caótico nos horários de pico.


Um detalhe sobre o pedágio, não compensa comprar o cartão para passar nos pedágios, pois não são validos para todas as estradas e você perdera dinheiros, siga pagando os pedágios, que será melhor. Rumo a Costa Rica, tem algumas praias que tem bons preços para comer e se hospedar, convêm explorá-las.
Penonomé é uma cidade do Panamá, capital da província de Coclé. A cidade fica localizada às margens da Rodovia Pan-americana, a oeste da província de Panamá, no centro do país. Foi fundada em 1581 com o propósito de reunir os aborígines das terras de Nata e Anton. Atenção para esse detalhe amigos, é conhecida como a cidade que tem o melhor carnaval do Panamá conhecido como Penonomé Aquatic Carnaval.
SANTIAGO é a Capital da Província de Veraguas, na Republica de Panamá, e do Distrito ou Município do mesmo nome. Localizada no interior do país nas margens da Rodovia Pan-americana. Limita ao norte com os Distritos de San Francisco, ao sul com o Distrito de Montijo, ao Leste com o Distrito de Atalaya e ao Oeste com o Distrito de La Mesa. Santiago não é o lugar onde esperas ver altos edifícios, mas encontraras charmosas praças, avenidas e parques. Uma de suas infra-estruturas mais destacadas é a Escola Normal Juan Demostenes Arosemena construída faz mais de 60 anos e com uma recente reestruturação, também em 27 de fevereiro de 2009 foi inaugurado o estádio Omar Torrijos Herrera. A cidade de Santiago de Veraguas conta com mais de 500 habitações distribuídas em HOTÉIS, pensões e apartamentos temporais.
David é uma cidade localizada no sudoeste do Panamá. É uma cidade relativamente afluente com a maioria das famílias e casas com exigências básicas de vida, tais como casas de concreto, limpeza de água e energia, é terceira maior área urbana do Panamá com seus mais de 130 mil habitantes. É principal centro financeiro da região e a maioria dos bancos nacionais tem escritórios aqui, incluindo bancos internacionais, como o HSBC. Ele também serve como um porto de exportações e importações com a vizinha Costa Rica. Ele é conectado ao resto do país pela Rodovia Pan-Americana, aliás, como podem notar, esta rodovia corta todo o Panamá, é somente segui-la para conhecer as melhores cidades do Panamá. David é uma das cidades mais industrializadas do país e é um centro de manufatura, indústria pesada e os padrões de alta tecnologia e comunicações. É também um popular destino turístico devido a sua vida noturna, entretenimento, gastronomia, compras e relativa proximidade com a costa do Pacífico. Sugestão de hospedagem é o curioso e pitoresco “Hostel Purple House”. Tudo no Hostel é da cor púrpura, até as toalhas. Pode ser interessante!
E para encerrar esse roteiro, impossível não passar por Bocas del Toro. No porto de Almirante lanchas transportam passageiros para a Isla Colón (6USD); a viagem dura 20/30 minutos.. Em Bocas del Toro, 2 dias é mais do que suficiente. A vista é para o mar das Caraíbas e todo em madeira pintada de várias cores.
Abaixo, todo o complexo turístico na fronteira com a Costa Rica. Panamá tem ótima infra-estrutura turística e requer uma boa programação para aproveitar ao Maximo aquele país. Normalmente Panamá não é destino fim, é caminho, mas nada impede que seja explorado pois ali esta uma parcela do Mar do Caribe que vale a pena cada minuto ali investido. As praias do atlântico não prometem muito e com menor estrutura turística.
Ficamos com o Panamá amigos, em nosso próximo artigo, adentraremos à Costa Rica, boas surpresas estão por vir, seria um dos destinos mais visitados pelos brasileiros, se não fosse a interrupção da Pan-americana no Estreito de Darien.
Abraços
Fausto Malheiros.
Boa noite gostei da publicação sobre o Panamá, em dezembro de 2018 estarei indo fazer um expedição ao Atacama gostaria de saber se a Best Riders me apoiava nessa aventura
Senhor, boa tarde!! Qual meio voce usou para atravessar Darien Cap pois entendi as alternativas apresentadas entretanto nao percebi onde voce indicou a sua rota. Gracias
Sóstenes
Mim add no face: Vinicius de jesus
To com a camisa do Bahia.
Vc pode me ajudar muito.
Muito legal sua viajem parabéns..