Viagem de motos à Angola

0
660

Viagem de motos à Angola

Alô amigos motociclistas!

Vamos percorrer um dos países mais atrativos da África, turisticamente dizendo. Muitos pontos turísticos a serem visitados em pouco mais de 2 mil quilômetros e pasmem vocês, mas a noticia é de que a pavimentação é da melhor qualidade, asfalto que mais parece um tapete. A indústria do turismo em Angola é baseada em suas belezas naturais. Um povo amigável e hospitaleiro, uma variedade incrível de paisagens e uma cultura dinâmica e cativante fazem de Angola um país que vale a pena explorar. Em Angola você desfrutara de todo tipo de turismo que devera agradar a todos os estradeiros, mas fica devendo ainda em infra-estrutura. O país ainda é um diamante bruto, com um potencial enorme ainda por explorar.

Viagem de motos à Angola
Contrastes de um país Africano

Vejo na foto acima o verdadeiro espírito das viagens de moto por esse mundão. O que seria delas se não fossem a interação com as pessoas por onde passamos, não experimentar a comida típica da região e às vezes freqüentar lugares distantes e de difícil acesso para viver pelo menos um pouco da realidade daquele povo? Somente assim podemos sentir na pele as diferença.

As opções turísticas vão de paisagens deslumbrantes, praias lindíssimas, montes, florestas tropicais, o deserto do Namibe… Junte a tudo isto a uma fauna e flora incrivelmente rica e terá um dos destinos turísticos mais promissores da África e do mundo. O Eco-turismo, desportos radicais, safáris fotográficos e etnográficos são algumas das vertentes de turismo com sucesso quase garantido, uma vez que as principais condições já existem: quedas de água, parques naturais, florestas tropicais, etc. Porém atentem para os preços: são exorbitantes, perguntem antes.

Tem como principais atrações os Parques “Nacional de Cangandala”, “das Palmeiras” e o “Nacional de Lona”.

Luanda

Luanda: Luanda é a capital e a maior cidade de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é também o principal porto e centro econômico do país.

Preparem os bolsos amigos, pois as coisas são caras, um hotel simples, somente com café da manha, não sai por menos de 250 “dólares”, Isso mesmo.  Cidade dividida entre a parte pobre e a rica, mas como é litoral, já vem no pacote os programas de praias, barzinhos na orla e etc. Programa de um dia, no Maximo dois.

Namibe tem algo em torno de 530 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município de Baía Farta às margens do Oceano Atlântico. A região é desértica, mas apesar disso a corrente fria de Benguela modifica esta realidade.

A temperatura média da cidade do Namibe é de 23 °C.  Leve em consideração a data de sua viagem, por que andar de moto a 8° não é fácil, congela os ossos e roupa apropriada, com mantas térmicas, é necessário. O litoral tem uma extensão de 38 quilômetros, com um total de 15 praias. O Rio Bero deságua no litoral da cidade do Namibe. Há Lugar interessante de visitar, mas não deixem de conhecer as dunas em Sossuvlei e ao Sesriem Canyon e ao passarem em um posto de gasolina, abasteçam as motos, mesmo que estejam com tanque do meio pra cima, é comum encontrar postos de gasolina fechados.

980x353_sossusvlei

panorama-das-dunas-de-sossusvlei-39406174
Dunas de Sossuvlei parecem pinturas.
angola_w
Programa de Gente Grande

Estes locais são classificados como imperdíveis amigos motociclistas! Se forem em motos com suspensão Trail (recomendado), pode-se chegar até os locais de visitação, caso contrario, deixem as motos no hotel e contratem serviço com translado, mas o guia é necessário em todos os casos.

Seguindo nosso itinerário, próximo destino é Lubango. É uma cidade situada no planalto da Huíla. É a capital da província da Huíla. Tem cerca de 318 mil habitantes. Está nas alturas, a mais de 1800 metros de altitude, o que nos proporcionara paisagens belíssimas de estrada.

Miradouro de Tundavala
Miradouro de Tundavala
Serra do Iebar
Serra do Iebar

Malanje: O Parque Nacional da Cangandala é o menor parque nacional em Angola. Está localizado perto de Malanje, na província com o mesmo nome.

Situa-se entre o rio Cuije e dois tributários do rio Cuanza. O local é famoso por se encontrar as Palancas Negras, animais símbolo de Angola, no Parque Nacional de Cangandala. Outros pontos importantes de Malanje são as famosas Pedras Gigantes de Pungo Andongo e as Quedas do Kalandula. As Quedas do Kalandula são as segundas maiores de toda a África e ficam localizadas no município do Kalandula.

candala
Quedas de Kalandula
Angola3_thumb
Parque Cangadala
palanca
Palanca Negra, símbolo e animal só encontrado em Angola.

O clima de Angola é caracterizado pela existência de duas estações: a época chuvosa e quente que vai de Setembro a Abril e a época seca e fria que vai de Maio a Agosto.

Dúvida cruel para nós motociclistas, eu particularmente prefiro viajar no frio, desnecessário dizer que usando roupas apropriadas.

Alguns dados de interesse:

• Orientação do trânsito – direita.

• Horário dos bancos – 8h às 15h.

• Língua oficial – Português.

• Moeda nacional – Kwanza (dólares americanos são aceites em muitos locais).

• Eletricidade – 220/240V 50Hz.

• GMT/UTC +1

• Código telefônico – +244

• Unidade de medição – métrica

• Curiosidade: ao comprar na rua (fruta, legumes) é comum o cliente pedir a “squebra” que é um pouco do produto comprado a mais como cortesia, ou seja, pechinchem amigos.

Encerramos aqui mais um artigo, com dados que vão te auxiliar em sua viagem à África. Seguimos em nosso próximo artigo Rumo à África do Sul.

Abraços a todos.

Fausto Malheiros.

>>Visite a nossa loja de motos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


8 − = um