Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

2
1053
viagem-de-moto-pela-europa-portugal

Alô amigos motociclistas!

viagem de moto pela europa - portugal

Fotos: Fausto Malheiros/ Internet

Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

Iniciaremos com este artigo, novas sugestões de roteiros de viagens, só que desta vez, do outro lado do Atlântico. Agora o objetivo são os melhores destinos da Europa.

A Europa conhecida como Velho Mundo oferece belas surpresas com paisagens deslumbrantes, estradinhas sinuosas e cidades pitorescas que mais parecem perdidas no tempo. Vamos começar por Portugal. É o país mais ocidental da Europa que tem como vizinhos à Espanha e o Oceano Atlântico.

Como de praxe aos nossos olhos, um pequeno país para nós que acostumados com a imensidão que é o Brasil. Tem um pouco mais de 10 milhões de habitantes.  Ao norte, a paisagem é montanhosa, intercalada por áreas que permitem o desenvolvimento da agricultura. Ao sul, até Algarve, o relevo é caracterizado por planícies, sendo as serras esporádicas. A Serra da Estrela é a montanha mais alta de Portugal Continental, com 1.993 m de altitude máxima, e a 2.ª mais alta de Portugal — apenas atrás da Montanha do Pico, nos Açores.

Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

Portugal tem temperatura que oscila entre 13 a 18 graus o ano inteiro, levando em consideração que a viagem vai ser de moto, preparem-se para as baixas temperaturas. Sabemos que 18 graus em uma estrada a sensação térmica é de arrepiar e nas cidades mais ao sul, chegam facilmente a temperaturas negativas. Vão preparados para que essa viagem torna-se prazerosa e não uma gelada.

As rota turística portuguesa se resumem no trecho entre Porto, Coimbra, Lisboa e para o interior, onde estão as melhores estradinha e serras, sentido Serra da Estrela.

 

Rota Interior

Seguindo rumo ao interior do país, saindo de Lisboa o destino é Serra da estrela. O acesso é por uma rota excelente para se adaptar ao trânsito europeu. Em direção ao norte, num trajeto de 120 quilômetros até cidade de Fátima, a rota é simples e rápida. Nesse trecho alguns pontos turísticos merecem atenção. Conventos e castelos, algo que não é comum em nossa região, como a Terra dos Cavaleiros Templários. Na vila da Lousa, estão os castelos mais conservados de Portugal e meio de acesso para as serras do interior de Portugal. Começa aqui a rota das aldeias de xisto (pedra), uma viagem no tempo que nos leva por belos cenários entre pequenas aldeias de pedra. Numa sucessão de vales e montanhas, aqui estão presentes as mais belas curvas das estradas de Portugal. O destino final é Piodão. Tudo isso a meros 300 Km de Lisboa.

Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

Na seqüência, o destino é Serra da Estrela. Saindo de Piodão, a aldeia mais portuguesa de Portugal, você passara o dia subindo e descendo montanhas, para mim, o ápice da viagem. As estradas oferecem vistas maravilhosas, dignas de fotos suficiente para um cartão de muitos GB de espaço, várias aldeias construídas de pedras parecem esquecidas de todos.

Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

Você será primeiro, brindado pela serra do Açor, depois entre os vários carvalhos centenários, seguira para a Serra da Estrela, a mais alta do continente português e como tudo que sobe, uma hora tem que descer, visitaremos o vale do Rio Douro adornado por vinhas que dão cor e sabor a um dos melhores vinhos do mundo. Essa rota oferece o que Portugal tem de melhor para os amigos estradeiros, os melhores vinhos, clima de montanha, o famoso queijo da Serra da Estrela sem falar das estradas sinuosa que se perde no meio de tanta beleza, confesso a vocês que esse trecho é o que mais me atrai.

Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

Rota Norte (Braga, Porto, Coimbra)

Braga, extremo norte de Portugal, é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo e nas proximidades, algumas reservas naturais com cascatas, bosques, carvalhos e riosinhos de águas cristalinas. É a capital da região do Minho, famosa pela ourivesaria de qualidade e pelos vinhos verdes. Na seqüência, por estradas não tão encantadoras como a da Serra da Estrela, mas muito além das tristes e esburacas estradas brasileiras, você chegará ao Porto. Ali estão os melhores vinhos já produzidos. Bela cidade onde requer uma pesquisa de hotéis e bares ao alcance de seu bolso e não se esqueçam, a moeda corrente é o Euro.

Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

Em Coimbra esté uma das universidades mais antigas do mundo, a mais 1.290 anos em funcionamento. Alcobaça é o destino seguinte e lá visite o seu Mosteiro, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa. Na seqüência siga então para Óbidos onde, na chegada, você poderá observar uma antiga Vila construída dentro das muralhas de um Castelo da Idade Média. Na visita a esta Vila, percorra os principais locais e monumentos e saboreie uma Ginjinha tradicional de Óbidos.

Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

A viagem para Lisboa é rápida e vai permitir chegar na melhor hora do dia, quando o sol se põe na foz do rio Tejo.

 

Bate e volta

Em Lisboa, um bate e volta pra descansar, rodar menos, mas com muita qualidade. A rota é de apenas 140 quilômetros que começa com a passagem pela zona ribeirinha de Lisboa onde você poderá provar os famosos pastéis de Belém e visitar os monumentos das descobertas. Por entre os palacetes e as praias da costa do Estoril, chegue a Cascais e ao Cabo da Roca, o ponto mais Ocidental de toda a Europa. A tarde fica reservada para a exploração da vila de Sintra, aconchegada numa serra cheia de mística que alberga vários palácios, entre os quais, o famoso Palácio da Pena, o enorme Castelo dos Mouros e o histórico Palácio Nacional, onde os reis portugueses decidiram pelas grandes viagens que acabaram pela descoberta das Américas e à costa Brasileira.

E uma viagem de muita história, boa culinária e paisagens belíssimas, mas dizem que os garçons são extremamente mal educados, só checando para ver. O sul não tem muito a acrescentar. Algumas praias de águas geladas, mas bons passeios marinhos na região de Algarve, como essa abaixo, Praia de Dona Ana.

Viagem de moto pela Europa: destinos em Portugal

A Praia de Benagil é um ponto estratégico para quem quer conhecer as maiores e mais profundas grutas marinhas do Algarve. Diariamente, partem dezenas de barcos que fazem vários percursos na zona costeira algarvia, entre o Farol de Alfanzina e a Praia Nova.

Retornaremos em nosso próximo artigo tecendo alguns comentários sobre os destinos espanhóis e, particularmente, tenho um interesse nessa região, principalmente quando falamos em caminhos de Santiago de Compostela.

Saudações motociclistas!

2 COMENTÁRIOS

  1. gostei da reportagem em geral, mas há muito a reparar…, nem no inverno a temperatura é entre 13 e 18ºC, as parais geladas do algarve, têm uma temperatura média de 20ºC….etc… etc…
    mas gostei na generalidade, parabens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


+ seis = 11