Viagem de moto pela Espanha: Autovia Del Mediterrâneo – Parte I

0
1969

Alô amigos estradeiros!

viagem-de-moto-pela-espanha-1

Em nosso artigo anterior, a “bola da vez” foi Portugal e a Europa realmente é fascinante. Tem muito a oferecer aos motociclistas que gostam de longas viagens, às nem tão longas assim, pois na Europa as distancias são reduzidas e pode-se facilmente cruzar até três paises em um único dia, é fantástico. A pressa não é sinônimo de Europa, é turismo de contemplação.

Pesquisando agora a Espanha, observei que são muitos os detalhes e resolvi desmembrar aquele país em vários artigos, para termos uma noção melhor do que ele oferece e começaremos pela Região de Andaluzia, mais especificamente a “Autovía del Mediterrâneo”.

viagem-de-moto-pela-espanha-5

A Via rápida do Mediterrâneo (Autovía del Mediterráneo) ou A-7/E-15 é uma via rápida espanhola pertencente à Rede de Estrada do Estado que inicia em Algeciras, próximo ao Estreito de Gibraltar e finaliza na fronteira com a França com 1.330 quilômetros de extensão.

viagem-de-moto-pela-espanha-6

No inicio da autopista, saindo em direção ao litoral esta o Estreito de Gibraltar. É o ponto mais próximo entre a Europa e a África, podendo esta ser avistada a olho nu. Quem o visita. Já pode dizer que conhece o continente africano, pois do outro lado esta a costa do Marrocos (Aguardem próximos artigos).

A profundidade em alguns pontos passa de um quilometro e o trecho mais estreito é de 14 quilômetros.

Saindo do estreito de Gibraltar essa rota segue sentido Málaga, mas com inúmeras paradas pelo caminho. A autopista em alguns pontos ela se divide em “E-15” e “A-7”, essa ultima sempre em sentido ao litoral, já a “E-15”, segue descrita como auto-pista ficando claro o que vem pela frente.

viagem-de-moto-pela-espanha-2

Em Estepona, já a primeira divisão, vamos explorar o sentido Litoral, buscando os atrativos do Mediterrâneo. Esta cidade conta com “Selwo Aventura”, um parque zoológico onde os animais se encontram em semi-liberdade e mais de 20 Km de praias. A praia mais popular de Estepona é La Rada Beach, bem no centro. É um longo trecho de praia com um moderno passeio marítimo que se estende por toda a sua extensão (2,6 km).

viagem-de-moto-pela-espanha-10

Seguindo pela “E-7” alguns paraísos pela frente. Villacana é um deles, com seus resorts e praias magníficas. Mais adiante esta San Pedro de Alcantara  a apenas 10 minutos de moto do Villacana. Aqui você vai encontrar uma longa extensão de praia com palmeiras e com alguns excelentes restaurantes. A encantadora cidade velha de San Pedro tem antigas lojas para explorar e alguns bares maravilhosos e cafés com sua fina culinária tradicional da Andaluzia.

Próximo destino é Marbella. Seu litoral tem algumas das melhores praias da Costa del Sol. As praias estão repletas de palmeiras exóticas e em alguns lugares os chuveiros comuns foram substituídos por modelos de elefante gigante que pulverizam água de seus troncos! Muitos “chiringuitos”, como chamam os restaurantes de praia na Espanha. Para as compras basta andar pelas ruas de Gucci até Zara, ali você encontrara praticamente tudo que necessita, só não esqueça que você esta de moto, capacidade de carga limitada. Lembrem as esposas ou  namoradas desse detalhe.

viagem-de-moto-pela-espanha-7

Saindo de Marbelha, o próximo destino é Málaga, seguindo agora pela auto pista,  temperaturas próximo de 40 graus no verão, alguns pedágios nesse trecho e como já dissemos, as distancias por aqui são curtas, apenas 60 Km entre as duas cidades. Málaga é a quinta maior cidade da Espanha, lugar de nascimento do pintor Pablo Picasso e tem como turismo principal a sua historia, os museus. Cidade belíssima às margens do Mediterrâneo.

viagem-de-moto-pela-espanha-4

O interior da Espanha oferece muito verde, alem das montanhas cobertas de neve. Próximo destino é Granada a 160 Km, cidade com mais de 200 mil habitantes e o ponto forte do turismo são seus museus e monumentos. Na Espanha o turismo histórico é predominante, vai muito alem dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Em Granada esta a melhor estação de esqui da Espanha, Sierra Nevada. Em 1986 foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO e em 1999 grande parte do território foi declarado Parque nacional pelos seus valores botânicos, paisagísticos e naturais. É o maciço montanhoso de maior altitude da Europa depois do Cáucaso e dos Alpes.

A Estação de Esqui esta a apenas 30 Km de granada e chega rodando de moto até o topo da vila por uma estrada estreita e sinuosa. O gelo forma uma camada fina em cima do asfalto, extremamente escorregadia, passei por isso em Arequipa, no Peru e fica difícil pilotar moto com a estrada nestas condições, requer muita cautela, mas se pensarmos que a apenas um dia atrás estávamos no calor escaldante da Rota do mediterrâneo, é gratificante essa diversidade oferecida por este País.

Mais adiante, seguimos voltando para a Rota do mediterrâneo, passaremos por umas das cidades mais antigas da Espanha, Guadix que tem como um dos pontos turísticos mais visitados um bairro inteiro. O bairro “troglodita”, as suas casas são covas ou cavernas, escavadas nos montes argilosos, por vezes somente a entrada e as chaminés por cima da terra, diferente de tudo que já vimos por aqui, isso é uma herança de suas origens Árabe-muçulmanas.

viagem-de-moto-pela-espanha-3

A chegada em Almeria e brindada pelo “Deserto de Almeria”, alias saímos dele, quando nos dirigimos para Granada, segundo informações esse trecho da auto pista do Mediterrâneo é infernal e continuando, como não poderia ser diferente a paisagem é desoladora para alguns, mas fantásticas para outros, mas vamos combinar o seguinte: mantenha sua moto com boa manutenção por que ficar em um deserto por problemas mecânicos não é nada agradável. Já passei por isso em Oiague, fronteira do Chile com a Bolívia rumo ao Salar do Uyuni, ninguém merece.

viagem-de-moto-pela-espanha-8

No próximo artigo vamos até o final da Autovia Del Mediterrâneo rumo a Valência e depois cruzaremos a Espanha rumo a Costa Norte. É um país fascinante e tenho observado que o tem muito lugar espetacular nas estradinhas secundarias e nos lugares pitorescos. Acompanhem e colocarão a Espanha em seus próximos destinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


seis − 2 =