Viagem de moto: as mais belas paisagens da Venezuela

0
715
viagem de moto
Monte Roraima ao fundo

Alô amigos estradeiros! Prontos para mais uma viagem de moto?

viagem de moto

Fotos: Arquivo Pessoal/ Divulgação

Viagem de moto e as mais belas paisagens da Venezuela

Depois de um breve período de férias, retornamos às atividades e com um destino espetacular, Parque Canaima, onde estão o Salto Angel na Venezuela e Monte Roraima, fronteira tríplice entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Este é um dos roteiros que vocês mais irão andar de moto dentro do Brasil. O Acesso é por Boa Vista (RR), seguindo até Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. É longe, muito longe, mas vale a pena. Enchi o tanque da minha moto (15 litros), na época, em 2008, com meros R$ 0,90 (noventa centavos) de real, quase de graça na Venezuela.

viagem de moto - Monte Roraima ao fundo
Monte Roraima ao fundo

Não tem como ir somente por terra tem que pegar o barco em Santarém (PA) ou Porto Velho (RO). Rio acima demora um pouco mais, serão cinco dias dentro de um barco, lotado de peixe, cebola, tomate e algumas pessoas no meio. Quando eu fui, havia mais de duzentas pessoas só na parte de cima e como balança aquilo, pra não falar da fila para o restaurante e para o banheiro. Merece um capítulo a parte essa experiência…

Para visitar o Monte Roraima, a Base é Santa Elena Do Uairen, na Venezuela. A caminhada é longa, é para quem este acostumado a elas. Lá em cima a paisagem é lunática e diferente de tudo, mas também um ecossistema isolado a milhares de ano. É Fantástico!

O planejamento ideal para ter Salto Angel e Monte Roraima no seu roteiro, é um caminho só de ida, que seja saindo do Brasil e retornando pelo litoral do Pacífico ou vice e versa, não recomendo voltar pelo mesmo caminho por que é muito longe e saindo da região sul, sudeste, esperem algo em torno de 18 a 20 mil quilômetros, diga-se de passagem, só de alegrias.

viagem de moto Atravessando a linha do Equador, Rumo a Boa Vista-RR
Atravessando a linha do Equador, Rumo a Boa Vista-RR

Salto Angel está localizado no Parque Canaima, onde esta a cachoeira mais alta do mundo, cai por quase um quilômetro (979 metros) ao longo da borda da montanha Auyantepui na Venezuela, isso mesmo, pelas fotos já se tem uma idéia, é imensa. A pacotes diferenciados, alguns incluindo caminhadas, acampamentos e outros seguindo em canoas de madeiras, onde mais de 10 pessoas se espremem para caberem todos e ainda pilotados por índios que gostam de “emoção”, como diriam os bugueiros nas dunas do litoral Nordestino, para uns o negocio é ‘estressante’.

Viagem de moto e encontrar belezas no caminho
Uma das várias cachoeiras no parque canaima, bem na beira da estrada

A visita ao parque se inicia em Porto Ucaima, em Canaima e que demora mais de 3 horas navegando pelo rio Carrao e depois pelo Rio Churún. Do rio Churún, até o miradouro do Salto Angel, deve-se caminhar aproximadamente uma hora através da floresta. Via de regra, vai em um dia, dorme na base do salto e retorna no outro.

Pontos turísticos: eu sugiro estar incluído em seu roteiro que segue para o Norte da América do Sul, pois as distâncias são generosas e nunca sabemos quando voltaremos por aquele mundão. O retorno ou ida reserva agradáveis surpresas pela Pan-americana, como Nazca, Machu Picchu no Peru ou se for mais ao sul, Deserto de San Pedro do Atacama ou até Salar do Uyuni, se resolver voltar por dentro das Bolívia.

viagem de moto Monte Roraima
Monte Roraima

É um dos roteiros mais longos da América do Sul, então não deixem passar batido. Quem vai para as Ilhas do Caribe, tendem a deixar de lado o Salto Angel e Monte Roraima por saírem da rota, mas já que estão lá, por que não aproveitarem? Saindo de Canaima, em apenas um dia de viagem, já esta o Litoral de Porto la Cruz, Rota para Isla Margaritha.

Voltaremos na última semana do mês com outras dicas de roteiros! Enquanto isso, sugira: que pontos turísticos vocês querem ver aqui? Comentem!

Abraços a todos os amigos motociclistas e bons passeios!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


− um = 4