Viagem de Moto à Costa Rica

0
574

roteiro
Alô amigos!

Depois de conhecer um pouco do país de entrada da América Central, o Panamá, vamos neste artigo adentrar no país mais turístico da América Central, Costa Rica. A Costa Rica, oficialmente República da Costa Rica, conta com 4,8 milhões de habitantes, limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico.

rumo_14_07_2012_008
Confuso não?!

A pacata capital de 300 mil habitantes é a maior cidade do país, concentra-se grande parte das indústrias, conta com bons hotéis e uma preservada arquitetura colonial, foi à terceira cidade do mundo a ter luz elétrica ainda em 1884. Os principais pontos turísticos da cidade são:
• O Banco Nacional da Costa Rica;
• O Parque Central;
• A Avenida Central;
• Praça da Cultura;
• Parque Metropolitano La Sabana;
• A catedral;
• Teatro Nacional;
• Teatro Melico Salazar.

Para comprar e almoçar, vá à Calle de la Amargura, rua do distrito de San Sebastian. São quatro quarteirões de lojas e alimentos com baixo preço. É próxima da famosa Universidade da Costa Rica, a maior do país. À noite o local é perigoso por ser freqüentado por consumidores de drogas. Para não correr riscos, vá ao bairro El Pueblo e escolha um dos mais de 50 bares e restaurantes. Dentro dele não deixe de conferir o maior parque de diversões do país, o Pueblo Antigo.

Adentrando no país, vamos nos preparar para um roteiro fantástico de muitas praias, parques maravilhosos, trilhas de trecking que nos levara a vulcões ainda em atividade, no total são mais de 100 deles, proporcionando paisagens belíssimas, mas amigo, se prepara fisicamente para esta viagem, bom preparo físico é necessário. A primeira vez que estive em machu Picchu, o Wayna Picchu, ficou só na vontade, pois meus 112kg não deixaram sem gás para subí-lo.

na estrada
Rumo a capital da Costa Rica.

O Irazú – Em dias de horizonte sem nuvens, da capital, São José é possível avistar um dos mais conhecidos vulcões costa-riquenhos, o Irazú. Ele está a 3432 m acima do nível do mar, é o mais alto do país.

Uma estrada asfaltada (que parte da Panamericana) leva até o vulcão que fica na província de Cartago, a 31Km da cidade de Cartago. Muitas agências de turismo levam até o local.

Com sorte, em dias de céu limpo, do Irazú é possível avistar os oceanos Pacífico e Atlântico e, com telescópio, o maior lago da América Central (o segundo maior da América Latina, ficando atrás somente do Titicaca na Bolívia), o Lago Nicarágua.

Há 2 crateras principais. A “Diego de la Haya” é que mais aparece nas fotos dos viajantes com seu exuberante tom de verde.

O vulcão Arenal está situado na província de Alajuela, com uma altitude de 1670 metros. Era considerado extinto até que em 29 de julho de 1968, entrou em erupção depois de 400 anos de inatividade. Desde sua última erupção, o vulcão emite de forma constante gases e vapores de água, com algumas explosões com emissão de rochas sólidas que são expelidos para bem longe, obviamente um passeio feito com acompanhamento de guias turísticos.

Arenal_Volcano_as_seen_from_Monteverde

É o mais jovem vulcão ativo da Costa Rica. A última grande erupção ocorreu em 2000, mas continua ativo. Além do vulcão, ganha destaque o Resort Tabacón e suas águas termais de origem vulcânica. Quesada é a cidade mais próxima, a 40km. Lembrando que a vila é pequena mesmo, mas é dotada de total infra-estrutura turística, tem lavanderias, receptivos, hospedagem, restaurantes (e o muito recomendado é o Café Viena).

Outros vulcões ativos do país são Poás, Miravalles, Orosí, Rincón de la Vieja e Turrialba. Outro ponto natural interessante de se visitar é o Rio Savegre, em San Isidro do General. Ele é simplesmente o rio mas limpo do continente Americano.

405px-Poas_crater
Vulcão Poás, está a 37Km de Alajuela, na província de Alajuela

Visite também o Lago Arenal, é a principal reserva de água para o projeto hidroelétrico mais importante do país. O lago tem uma grande superfície circundada por colinas e matas. Bom local para pesca, em que robalos, guapotes e outras espécies são encontradas.

A Lagoa Botos é uma cratera inativa localizada dentro do Parque Nacional do Vulcão Poás.

Uma ótima opção para os amantes de Windsurf, o lago Arenal é um dos melhores lugares para a pratica do esporte. Durante a estação seca, os ventos atingem 33 milhas por hora, uma velocidade que só windsurfistas experientes podem enfrentar.

405px-Picture_1191

Cerro Chirripó é a montanha mais alta da Costa Rica, com 3820 metros de altitude no topo. Está localizado no Parque Nacional Chirripó, na tríplice fronteira entre San José, Cartago e Limón. Apesar de não atingir os 4000m, é a 38.ª montanha do mundo em proeminência topográfica.

300px-Cerro_Chirripó

Fica na Cordilheira de Talamanca. Do alto podem observar-se lagos de origem glaciar, e, em dias límpidos, consegue ver-se tanto o Oceano Pacífico como o Oceano Atlântico. A única forma de chegar ao cume é por uma caminhada de aproximadamente 20 km, a qual se pode realizar em aproximadamente 8 horas.

O rio Celeste se encontra no cantão de Guatuso na província de Alajuela, na Costa Rica. Encontra-se dentro do Parque Nacional Vulcão Tenório.

450px-Rio_celeste_zoom_in

 

O Parque Nacional Tortuguero é um dos mais importantes parques da Costa Rica, devido à sua diversidade ecológica, às suas extensas praias, que são um dos principais pontos de desova das tartarugas marinhas, e também devido à sua fauna e flora variadas. Para quem gosta de curtir natureza, o parque é imperdível, programem-se.

A Reserva Biológica Floresta Nubosa Monteverde é classificada como imperdível. O bosque possui 13km de trilhas, mirante, serviços de guia, cafeteria, restaurante e um albergue de montanha o “La Casona” com capacidade para até 47 pessoas (US$ 62 por pessoa com banheiro compartilhado e US$ 73 com banheiro privado – inclui três refeições, a entrada da reserva e uma noite no albergue). Para hospedar-se no “La Casona”, é preciso fazer uma reserva através do reservaciones2@cct.or.cr ou pelo telefone (506) 2645-5122. (Site http://www.reservamonteverde.com).

Untitled2
Reserva Biológica Floresta Nubosa Monteverde

A Costa Rica ocupa um dos lugares privilegiados, banhados pelos dois oceanos – Atlântico e Pacífico. Praia de águas cristalinas e areia branca são o principal cenário de Guanacaste, é a região mais seca do país. As praias do Caribe, se destacam por sua diversidade aquática, areias claras e escuras, ideal para a prática de atividades na natureza e no mar, como pesca esportiva, mergulho em águas claras, surf e caiaque. Durante todo o ano, as águas límpidas sempre se mantêm em temperaturas agradáveis.

Os turistas encontram excelente infra-estrutura de hotéis, restaurantes, bares, lojas e diversos serviços. Não deixe de conhecer a Praia Hermosa, a mais famosa do país, com uma visão incrível do Golfo do Papagaio.

Tirico Bay é a favorita de quem pratica o surf, ainda que Maracas Day propicie uma estadia mais tranquila em sua lagoa de areia. Pode-se também visitar Las Cuevas Bay, que é uma praia de areia com numerosas grutas submersas em torno da costa. Ao noroeste encontra-se Chagville, uma praia que é ligada ao término de Chaguaramas.

rumo_14_07_2012_003

A gastronomia é muito boa, com peixes e mariscos. Temos dois famosos pratos tradicionais como o Gallo Pinto que é servido com ovos mexidos ou estrelados e natas azedas. Esse prato nada mais é que o arroz e feijão tão consumido no Brasil, e um ingrediente “Salsa Lizano”. É um molho de mesa, ótimo para temperar carnes e outros, espesso e meio agri-doce. O outro prato é a Olla de Carne, trata-se de um caldo de carne com muitos legumes.
Algumas informações:

• Brasileiros com passaporte válido por mais 7 meses não precisam de visto, caso contrario só podem ficar por 3 meses. Mais que suficiente;

• É preciso levar o comprovante (internacional) de vacina contra a Febre-Amarela para entrar no país;

• Os produtos e ou serviços na Costa Rica, assim como em outros países da América Central têm um imposto, ou embutido, ou acrescido sobre cada artigo. Antes de achar que algo está muito baratinho confira se já está incluso o imposto de 13% (Veja se há algo escrito, porque se você perguntar vai ter que confiar na honestidade da pessoa que pode dizer que não e cobrar-lhe a mais!);

• A moeda nacional é o Colón, mas dólares americanos e euros são aceitos por toda parte;

• Os endereços são confusos, pois sempre adicionam nas informações, pontos de referencia, pra quem não conhece nada, pode ser complicado.

Costa Rica vale muito a pena ir conhecer, reserve para aquele país, nada menos que sete dias e divirta-se.

Abraços

Fausto Malheiros.

>>Visite a nossa loja de motos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


+ 5 = treze