Viagem de moto à Alemanha (Região Sul)

2
604

Roteiro

Alô amigos!

Vamos conhecer um pouco do que oferece a Alemanha. Como já sabemos, aqui é o lugar de saber o limite de velocidade da sua moto, tudo dentro da lei e esse roteiro sera de aproximadamente mil quilômetros. Autobahn é um termo da língua alemã, que significa literalmente caminho ou percurso para carros. O termo oficial é Bundesautobahn (autoestrada federal). A Autobahn na Alemanha é uma autoestrada. O que diferencia as Auto-bans das autoestradas de outros países é a ausência do limite de velocidade, porém, recomenda-se uma velocidade de 130 km/h. Somente estradas de duas vias em cada direção são consideradas do tipo Auto-bans, na Alemanha. Obviamente há limite de velocidade em lugares considerados perigosos, regiões montanhosas, estradas sinuosas ou perto de regiões urbanas com trânsito intenso. No dia 6 de agosto de 1932 foi inaugurada a primeira autoestrada da Alemanha, hoje chamada A 555. autobhan

É possível dirigir nelas a mais de 250km/h! São muito seguras e é raro acontecer acidente dentro dessas vias. As Autobahns são vias de comunicação destinada apenas a tráfego motorizado, dotada de duas vias (pelo menos) em cada sentido, separadas por elementos físicos, com cruzamentos desnivelados e acesso restrito a nós de ligação, não possuindo cruzamentos – e sim rampas de acesso – e servindo, primariamente, para atender ao tráfego entre áreas urbanas ou dentro de uma metrópole. Faremos neste artigo uma sugestão de roteiro pelo sul da Alemanha iniciando em Munique.

complexo bmw munique
Complexo BMW – Munique

O prédio é imponente e o emblema no seu topo já diz do que se trata. Isso mesmo, uma visita ao complexo da BMW em Munique, na Alemanha é um programa imperdível. É formado por 3 edifícios interligados: BMW Welt, BMW Museum e BMW Werk. Munique é a terceira maior cidade alemã, Capital da Baviera, fica localizada ao sul da Alemanha e próxima da Áustria. Em relação à culinária recomendo cautela, embora eu não tenha muito, saio experimentando todas essas gordices diferentes mas o famoso “Joelho de Porco” não é brincadeira não. No Brasil, conhecido como Eisbein e em Munique, chamado de Schweinshaexe, um imenso joelho que vem acompanhado de um bolo de massa parecido com batata (knodel) servido com Pretzel, um pão alemão em forma de laço e nas cervejarias e restaurantes, é coberto de sal grosso para acompanhar os pratos ou cerveja. Nomes familiares aos amigos da Região Sul do Brasil. Um programa noturno é uma visita à Hofbrauhaus. Trata-se da choperia mais famosa de Munique, fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera, para seu uso exclusivo, sendo que somente em 1828 foi aberta ao público. Na Segunda Guerra, a estrutura da cervejaria foi destruída num bombardeio, sendo reconstruída em 1958. Seu cardápio se caracteriza pelos pratos típicos da Baviera, como carne de porco, e la vem ele “joelho de porco” e vários tipos de salsichas, como a Weisswurst (salsicha branca). O tipo de cerveja mais tradicional é a Helles, servida em um caneco conhecido como Mass. Hofbrauhaus é muito conhecida e procurada pelos turistas que visitam Munique e a música típica alemã é tocada sem pausas durante todo o dia, transmitindo a forte cultura bávara. Fechem Munique com um city tur  em ônibus com dois andares, passando pelos melhores pontos turísticos da cidade, com fone de ouvido com tradução para o português, muito bom!

estrada para Füssen
Estrada para Füssen

Nosso próximo destino é Füssen e a sugestão, como foi nos artigos anteriores e sair das vias principais. O caminho rural é belíssimo e nele passaremos a bela igreja de Peregrinação de Wies (em alemão: Wieskirche). É uma igreja oval, em estilo rococó, projetada na década de 1740 por Dominikus Zimmermann. Ela está localizada no sopé dos Alpes, no município de Steingaden. Em 1738, lágrimas foram vistas em uma figura de madeira em ruínas do Salvador açoitado. Esse milagre resultou em uma corrida de peregrinação para ver a escultura. Muitos que rezaram em frente à estátua de Jesus no altar, alegaram terem sido milagrosamente curadas de suas doenças, o que tornou essa igreja ainda mais um local de peregrinação. Bem próximo dali, saindo dessa igreja tem uma estrada de peregrinação que permite carros e motos. O Alpes ao fundo e flores por todo o caminho. Seguindo adiante pelo palácio de Linderhof, palácio real construído entre 1869 e 1878, fica localizado nas proximidades de Oberammergau e da Abadia de Ettal, o Palácio de Linderhof, também chamado de “Royal Villa“, foi construído por Ludwig II como um pavilhão de caça pertencente a seu pai Maximiliano II – o “Königshäuschen“. Ao redor do palácio são jardins e terraços e cascatas em estilo barroco renascentista italiano. Ludwig introduziu também características arquitetônicas baseadas no Oriente, como o Quiosque Mourisco e a Casa Marroquina.

proximidade fronteira com Áustria

Esta estrada margeia a fronteira com a Áustria. Muitas motocicletas vocês irão encontrar nessa região e o destino de praticamente todas é o lago Plansee, na região do Tirol (Áustria) que parece fazer parte do paraíso. No verão, são praticadas várias atividades aquáticas como vela, pesca e mergulho e, no inverno, o lago fica congelado, se transformando num grande ringue de patinação. Ele compreende uma área de 280 hectares e é, ao lado do Lago Achensee, o maior lago no Tirol. Um lugar perfeito para relaxar e desfrutar da magnífica paisagem oferecida.

Lago Achensee
Lago Achensee

Previsão de chegada em Fussen 18 horas, com tempo ainda de uma visita ao castelo de Neuschwanstein. Neuschwanstein é o castelo dos sonhos do Ludwig II da Baviera, conhecido como Ludovico, o Rei Louco. Está situado num magnífico cenário montanhoso, tendo como pano de fundo os Alpes da Baviera. Construído na segunda metade do século XIX, Schloss Neuschwanstein, que significa “Novo Cisne de Pedra“, tem esse nome em homenagem à famosa ópera do compositor alemão Wagner, chamada Lohengrin. Ele serviu de inspiração para Disney criar o castelo da Cinderela e trata-se do castelo mais famoso da Alemanha.

castelo Neuschwanstein
Castelo Neuschwanstein

Na sequência, próximo destino Stuttgart. Stuttgart é a capital e a maior cidade do estado de BadenWürttemberg, na Alemanha. Situa-se às margens do rio Neckar, que vem a ser um afluente importante do Reno, nascendo na Floresta Negra e tem o comprimento total de 367 km.

Com vida noturna movimentada, opções de bares e boates são grandes mas não deixem de visitar o Mercedes Benz Museum. O atual edifício, que fica em frente ao portão principal da fábrica da Daimler, baseia-se num conceito original de trevo com três círculos sobrepostos com o centro removido para formar um átrio triangular. O edifício foi concluído e inaugurado em 19 de maio de 2006, tem 16500 metros quadrados e conta com 160 veículos clássicos e não mostra só a história do automóvel mais também um insight sobre o que pode ser o futuro dos carros, com novas tecnologias e conceitos. No caminho ainda visitaremos a cidade de Baden-Baden, o autódromo de Hochenheimring e a cidade de Heidelberg. Chegada em Rothenburg ob Tauber por volta das 16h.

Rothenburg ob der Tauber é uma cidade francônia no estado da Baviera, Alemanha. Localiza-se na região administrativa de Mittelfranken, no distrito Ansbach.  Tem um pouco mais de 10 mil habitantes, fundada em 1.274. Cercada por muralhas, Rothenburg ob der Tauber é uma cidade medieval. Parece ter parado no tempo, há uns trezentos ou quatrocentos anos. A encantadora cidade fica no cruzamento da Rota Romântica (no sul da Alemanha) com a Rota dos Castelos (de Mannheim, na Alemanha, a Praga , na República Tcheca).

currutela

 

Rothenburg
Rothenburg

Nuremberg é considerada símbolo histórico da Alemanha. E não é por causa das suas salsichas ou pães de mel famosos. Entre 1945 e 1949 foram realizados os julgamentos de líderes nazistas, o maior acontecimento da época, atraindo atenções do mundo todo. Nuremberg foi um centro importante do comércio em 1050 e transformou-se em um dos mais importantes centros culturais da Europa. No fim de semana você pode conhecer a corte do Tribunal de Nuremberg. A sala 600 foi construída para o julgamento dos líderes nazistas. Os pátios dos comícios de Luitpoldhain são hoje palco de eventos esportivos e musicais.

Nuremberg
Nuremberg

Continuaremos no próximo artigo na Alemanha, agora em sua parte norte, região de Hamburgo. Muita coisa legal vindo por ai,  e Grécia continua me chamando atenção…

Nuremberg 2

Abraços

Fausto Malheiros

>> Confira outras viagens aqui.

>> Conheça nossa loja de motos

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


2 × três =