Triumph Tiger Explorer 1200: família de feras para 2016

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Triumph Tiger Explorer 1200 ganha diversas melhorias em sua nova versão e família da bigtrail inglesa agora é composta por seis versões.

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Agora, família Tiger Explorer 1200 tem seis novas versões. Na foto, a XR a frente e a XCa ao fundo

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

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A família de feras da Triumph “se reproduz” para 2016

Lançada em 2011, a Triumph Tiger Explorer 1200 nasceu com o objetivo, declarado pelos engenheiros ingleses, de enfrentar o modelo referência no segmento, a BMW R 1200 GS. Desde então a bigtrail alemã evoluiu e ganhou até um motor com refrigeração líquida em 2012. Agora foi a vez da fábrica inglesa atualizar e ampliar a família Tiger Explorer.

No último Salão de Milão, realizado em novembro de 2015, a Triumph apresentou nada menos do que seis novas versões de sua bigtrail de 1.200cc. Assim como o modelo de 800cc, a Tiger Explorer ganhou a denominação XR e XC, mais voltada para o off-road, com duas variações de cada uma delas: XRx e XRT, além das XCx e XCa. O visual passou por um face-lift, mas manteve a identidade original, com linhas angulosas e um conjunto óptico duplo.

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As versões top de linha, como a XRT, trazem ABS e controle de tração otimizados para uso em curvas

Desde os modelos base – XR com rodas de liga-leve e XC com rodas raiadas – a grande novidade foi a atualização do tricilíndrico de 1.215 cc e a adoção de mais controles eletrônicos para aumentar a segurança do motociclista. Embora não tenha divulgado especificações detalhadas, a Triumph garante que se trata de um novo motor com mais potência máxima e torque disponível em uma ampla faixa de rotações. A transmissão final, a exemplo da BMW, é feita por eixo cardã.

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Tricilíndrico de 1.215 cc ganhou novo sistema de exaustão e, segundo a Triumph, está mais potente
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Triumph Tiger Explorer XR tem rodas de liga-leve, ABS e controle de tração de série

Mais eletrônica

Sem dúvida, são as novas tecnologias focadas na segurança e no piloto que nos deixam ansiosos pela nova linhagem dessas feras inglesas. Da mesma forma que a Tiger 800, a Tiger Explorer ganhou controle de tração e ABS comutável de série desde suas versões de entrada, a XR e a XC.

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Assim como na linha 800cc, a XC (à frente) é mais voltada para o off-road e a XR, para o turismo

Já os modelos top de linha irão contar com freios ABS e controle de tração, ambos otimizados para curvas, além de cinco modos de pilotagem (quatro pré-definidos e um personalizável). Para isso, os modelos vão adotar o um sensor de medição inercial, como em superesportivas, que analisa diversos dados, entre eles, a inclinação da motocicleta para que os controles atuem da melhor forma e garantam a segurança do piloto. Outra novidade em motos é o inédito sistema de partida em subidas, que a Triumph chama de Hill Hold Control, apesar de ainda não ter divulgado exatamente como o sistema funcione.

As suspensões das versões mais completas – XRx, XRT, XCx e XCa – também irão contar com o reforço da eletrônica. O ajuste eletrônico de suspensão permite que o piloto controle a compressão e a pré-carga dos amortecedores. Já as versões de entrada irão trazer suspensões WP ajustáveis, porém manualmente.

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Versões top de linha, como a XRx, XRT, XCx e XCa, vem de série com suspensões eletrônicas
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Triumph Tiger Explorer XCa é a versão mais completa, voltada para o off-road
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Nova versão XRT é a topo de linha com rodas de liga leve e toda a eletrônica embarcada e acessórios
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Versão com rodas de liga-leve recebeu a nomenclatura XR, como já acontece na linha 800cc

Controle de pressão dos pneus, um computador de bordo e outras informações irão aparecer no painel reformulado. Agora o conta-giros de leitura analógica é ladeado por duas telas de LCD com inúmeras informações. Outros itens, bem vindos, incluem o ajuste elétrico da bolha e bancos e manoplas aquecidas. Claro que isso deverá equipar apenas as versões mais completas, ou seja, XRT e XCa, mas deverão ser vendidos como opcionais.

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Painel ganhou mais uma tela de LCD e mais informações
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Aquecedor de manopla e de bancos são novidade. Também haverá cinco modos de pilotagem
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Visual foi atualizado, mas mudou pouco. Bolha agora tem ajuste elétrico de altura

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4 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma tiger 1200 xca. Achei um pouco alta, posso usar pneu de perfil mais baixo? O original é T 170x60x17, e D 120x70x19. Por 180x50x17 e 120x60x19? Não prejudicaria a suspensão eletrônica? Obrigado! Luiz Souto

  2. Quero saber tudo sobre a 800 e a 1200 preço , seguro, ipva,e condições de pagamento, e onde posso fazer um teste drive sou de Garibaldi RS serra gaúcha fico no aguardo.

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