Rejuvenesça o Arnaldão Schwarzenegger 30 anos, instale duas rodas e um tanque no lombo, crome algumas partes, e por fim, conceda um passaporte inglês ao brucutu. Pronto! Eis a Triumph Thunderbird Storm em sua forma bruta. Claro que o fato de possuir um passaporte britânico automaticamente já agracia o rinoceronte mecânico com sutilezas que somente os maiores tomadores de chá da Europa possuem.
Fotos: Divulgação
Triumph Thunderbird Storm: o Schwarzenegger Inglês
Num primeiro olhar, a moto, apesar de inglesa, parece feita em Esparta, povo grego orientado a guerra que cultuavam o físico e habilidades bélicas, porém ao conduzi-la, aparecem alguns toques atenienses. Um bom exemplo é a entrega gradativa de potência do seu motor de 98 cavalos para a sua transmissão primária, privilegiando não somente saídas absurdamente rápidas, como retomadas com aumento de velocidade suave (ou não) em quaisquer uma das seis marchas. Definitivamente, a moto responde eficientemente ao comando do piloto no acelerador.
A Triumph Thunderbird Storm é um modelo que pertence ao chamado segmento “power cruiser”, desenvolvido para motociclistas que esperam um estilo agressivo em uma moto com vocação estradeira.
Motor
Como disse no início, seu motor é uma das características mais marcantes: o propulsor T-16, com 1.699 cc, duplos e enormes cilindros paralelo, gera 98 cv de potência e 156 Nm de torque a partir das 2.950 rpm. o que é muito bom para motos deste segmento. O fato dos pistões serem paralelos ameniza bastante a trepidação característica em outras marcas do segmento “power cruiser” que possuem cilindros duplos em “V” e em linha.
Os escapamentos laterais, além de dar um efeito estético bonito ao modelo deixando-o mais largo, produzem um rugido de botar respeito no trânsito.
Ciclistica
A Triumph Thunderbird Storm utiliza o mesmo chassi da Thunderbird, que oferece boa precisão nas manobras, apesar de esterçar pouco. O chassi também confere excelente equilíbrio com a moto em movimento, seja em baixa ou alta velocidade. Em curvas ou retas. Lembra um tanto a pilotagem de outro exagero da marca, a Rocket III. O guidão largo permite bom controle em curvas de alta porém atrapalha no trânsito. A moto não foi feita para ficar enclausurada na cidade. Precisa de espaço para ficar divertida e gostosa.
Conforto
O baixo assento de 70cm. permite uma posição confortável e proporciona uma condução prazeirosa em estradas. O assento do garupa poderia ser mais largo e oferecer mais conforto, mas não chega a comprometer em viagens curtas (até 250km.) sem parar.
Outro ítem que contribui no equilíbrio e se reflete no conforto da “halterofilista” são os garfos de curso de 47mm na dianteira e amortecedores duplos com 5 regulagens.
Freios
ABS! Ahhh.. ABS. Os discos duplos flutuantes, bem fixados, com 310 mm na dianteira, são prensados por 4 pistões uma excelente frangem. Claro que possuem ABS de série! Ponto para a Triumph!
Suas belas rodas de liga leve de cinco raios são equipadas com pneus Metzeler ME 880 Marathon.
Instrumentos
O velocímetro no tanque inclui um computador de bordo que conta com um relógio, dois medidores de percurso e um medidor de combustível, além de um tacômetro. A exemplo das grandes customs do mercado, a Triumph disponibiliza uma série de acessórios para equipar a musculosa moto.
Os faróis duplos da Triumph além de marca registrada da marca, ilumina muito bem o terreno adiante. Espelho retrovisores embora não comprometam, mas ainda refletem boa parte do ombro do piloto.
Em um circuito misto a moto fez 22km/l do seu tanque de 22 litros de combustível.
O preço sugerido de R$ 49.900,00 fica dentro da faixa de valor das motos concorrentes oferecidas no Brasil. A motocicleta está disponível em duas opções de cores: Preto Matt Jet e Grafite Matt.
Segue o filme que mostra como a Grande Negra Inglesa é excelente para estradas e vias largas, porém sofre com o trânsito:
Triumph Thunderbird Storm 2013 from Roberto Severo on Vimeo.
Ficha técnica Triumph Thunderbird Storm:
Potência: 98 cv a 5.200 rpm
Torque: 15,9 kgf.m a 2.950 rpm
Diâmetro x curso: 107,1 x 94,3 mm
Cilindrada: 1.699 cm³
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida elétrica
Câmbio: Seis velocidades
Chassi: Berço duplo de aço
Suspensão: Dianteira com garfos telescópicos, de 47 mm de diâmetro e 120 mm de curso e traseira com duplo amortecedor com pré-carregamento ajustável de cinco posições e 95 mm de curso
Freios: Dianteiro disco duplo de 310 mm (Nissin) e traseiro disco simples de 310 mm (Brembo), com sistema ABS (antitravamento)
Pneus: 120/70 R19 (dianteiro); 200/50 R17 (traseiro)
Dimensões: 2.340 mm (comprimento), 880 mm (largura), 1.120 mm (altura), 1.615 mm (entre-eixos) e 700 mm (altura do assento ao solo)
Tanque: 22 litros
Peso: 339 kg (em ordem de marcha)
Antes que me perguntem, a diferença da Tbird para a Tbird Storm, basicamente é 100cc a mais para a última e a Storm ter boa parte de suas peças em preto, enquanto a Tbird possui as mesmas peças cromadas. Vale a mudança para o novo modelo? Bem, vai do gosto e do bolso do cliente.
Conclusão
Não é uma moto para iniciantes, pois pesa bastante e não funciona bem para manobras, principalmente quando o piloto tem que estacionar na cidade. Diria até que não é moto para quem usa como veículo primário de condução no dia a dia.
Claro que sobra tecnologia e potência para quem busca uma cruiser deste calibre, e a marca a ser batida neste segmento é a Harley-Davidson, porém entre elas existe uma parede alta de tradição da montadora americana em relação a modelos customs de alta cilindrada para qualquer outra marca. Diria que a Thunderbird Storm enfrentaria no octógono uma Super Glide Custom, ou Fat Bob (faróis duplos lembram a Thunderbird) e até mesmo uma Fat Boy, e correndo por fora uma Boulevard 1500 da Suzuki. Talvez a V-Rod entraria na briga, mas esta ficaria frente a frente com a Rocket III. Enfim, vale a pena passar na concessionária Triumph para comparar a “Bull Dog” inglesa, seja com um “American Pit Bull” ou um Godzilla japonês.
Pessoal boa, uma excelente motocicleta, preço competitivo, uma boa opção!
Beleza;
primeiro vou a uma academia fazer um pouco de halteres, depois passo na loja para ver de perto essa maquinona.
abrax
Caraca Roberto,
Sua avaliação ficou muito boa.. Não aguento os sites que sempre escrevem a mesma coisa. Parabéns ao bestriders e a você!
keep riding!
Marcos