Toyota tenta censurar imprensa

1
224

Como hoje, 3 de maio, comemora-se o World Press Freedom Day — algo como “ Dia da Liberdade de Imprensa no Mundo” — resolvi  abordar um assunto que está circulando nos sites e blogs especializados em automóveis: A vergonhosa (tentativa) de censura imposta pela Toyota ao site Notícias Automotivas.

Com a mobilização em massa de leitores, sites, blogs e jornalistas repudiando a atitude da marca japonesa, ontem (2) — apenas três dias depois de mostrar toda sua arrogância —, a Toyota tentou corrigir a monumental cagada que fez enviando um pedido de desculpas ao site. Lamentável.

Páginas 1 e 2 da nojenta tentativa de censurar o site

 

Página 3 e pedido de desculpas da Toyota. Valeu a pena?

 

Esse é o Corolla S que chega ao Brasil no início de 2012

Veja aqui a matéria completa do Notícias Automotivas ou leia a reprodução abaixo.

Por Eber do Carmo, Notícias Automotivas

29 de abril. No mês passado, publicamos aqui no NA fotos exclusivas do Corolla S, modelo com detalhes esportivos que será lançado no começo do ano que vem. Até que hoje, a advogada Rosana Bermejo nos mandou uma notificação extrajudicial em nome da Toyota.

Em um primeiro momento já é estranho que a empresa nos mande uma notificação desta maneira, sem nem mesmo nos fazer um pedido educado por email, solicitando que as fotos fossem tiradas do ar. Se isso tivesse acontecido, teríamos a atendido, como já aconteceu com outras empresas que fizeram este tipo de pedido.

Mas não, recebemos essa notificação pedindo que o conteúdo seja tirado do ar em no máximo 24 horas, o que já fizemos, embora a matéria ainda possa ser acessada pela cache do Google (o que, senhores advogados da Toyota, não é de responsabilidade legal do Notícias Automotivas). Só que o estranho é que na notificação a Toyota ainda demanda que o NA não publique mais nada a respeito da Toyota, em qualquer situação que for.

Por exemplo, se amanhã este Corolla S for lançado, não podemos nem mesmo noticiar que o modelo está sendo lançado, segundo o trecho destacado na notificação. Voltamos aos tempos da censura no Brasil, pelas mãos da Toyota. Essa empresa, que ignora totalmente os blogs, não os convidando para eventos de lançamentos e também ignorando pedidos de veículos para avaliação, quer ir ainda mais longe, ditando que não existe mais liberdade de imprensa. Uma atitude totalmente contra a lei da parte desta empresa.

É claro que não deixaremos de falar sobre Toyota aqui, não se preocupem. Mas isso sem nem mesmo mencionarmos a notificação em si e a exigência de que as fotos sejam tiradas do NA, já que nós não fotografamos o carro, e sim recebemos as fotos de um leitor, que é uma fonte que jornalista algum é obrigado a revelar.

Mudando de assunto e falando do Corolla S, nas palavras da Toyota em sua notificação fica claro que o modelo realmente será lançado no início de 2012 e que ele é exatamente como mostramos.

Sobre a censura da Toyota, estamos verificando com alguns leitores do NA que são advogados o que podemos fazer em relação a isso.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente uma atitude lastimável, alguém de lá de dentro provavelmente não tinha a idéia de como a internet hoje é um meio poderoso e influente. Isso além de ter se achado dona da Justiça.

    Infelizmente tudo tem seu outro lado da moeda e o site NA também não é exatamente o blog mais inocente da net. O cara paga por segredos e informações de funcionários, incentivando a prática da espionagem industrial e quebra de compromissos de confidencialidade. Sem falar que acompanhei por muito tempo o site e fórum e o cara é muito convencido e até mau caráter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


3 × = dezoito