Tiger Sport oferece potência, tecnologia e conforto para viajar

2
244

Tiger Sport: Modelo 2017 da crossover inglesa tem motor de 126 cv, eletrônica embarcada e boa ciclística por R$ 52.990

Triumph_Tiger_Sport_1050_01_2017222162859
Com um completo pacote eletrônico, a Triumph Tiger Sport 1050 tem preço sugerido de R$ 52.990

TEXTO: Aldo Tizzani/ Agência INFOMOTO
FOTOS: Doni Castilho / Agência INFOMOTO

Tiger Sport oferece potência, tecnologia e conforto para viajar

Controle de tração, três modos de pilotagem, acelerador eletrônico, piloto automático, embreagem assistida e sistema de freios ABS, tudo de série, por R$ 52.990. Essa gama de recursos da Tiger Sport 1050 chama a atenção do piloto que busca uma moto com caráter esportivo, mas que ofereça conforto para encarar longas viagens.

Em sua terceira geração, a crossosver de origem inglesa recebeu mais eletrônica embarcada e refinamento do motor de três cilindros, 1.050 cm³, para 2017. Com números empolgantes – 126 cv de potência a 9.475 rpm e 10,61 kgf.m a 4.300 rpm de torque – o motor proporciona tocada esportiva, mas controlável e segura.

Triumph_Tiger_Sport_1050_04_2017222162751
O motor de três cilindros, de 1.050 cm³, oferece caráter vigoroso e respostar rápidas

Aí que está a magia: força em baixos e médios regimes de rotação e cavalaria suficiente para boas doses de adrenalina em altos giros. Ou seja, a moto pode chegar a 200 km/h, como também oferecer um bom desempenho para uma tocada mais tranquila, no melhor estilo mototurista.

Na rodovia, com a sexta marcha engatada e a 5.000 rpm, a Tiger Sport passeia suavemente a 120 km/h – ou seja, com muita folga para uma ultrapassagem ou atinguir velocidades superiores. O câmbio de seis marchas tem engates precisos, graças à embreagem assistida e deslizante.

Triumph_Tiger_Sport_1050_02_2017222162839

O que chamou atenção nesta avaliação, de cerca de 400 km, foi a eletrônica embarcada aliada a elasticidade do propulsor. Vale ressaltar que o motociclista não precisa ficar reduzindo marchas toda hora que precisa ganhar velocidade. Basta girar o acelerador que o motor sobe de giros com facilidade.

Modos de pilotagem e piloto automático

Triumph_Tiger_Sport_1050_11_2017222162535
Os botões do punho esquerdos servem também para selecionar um dos três modos de pilotagem

A crossover esportiva da Triumph oferece controle de tração e três modos de pilotagem, que podem ser facilmente selecionados por meio do punho esquerdo. São: “Sport”, para um comportamento mais esportivo; “Road”, opção para uma viagem, e “Rain”, no qual a potência é limitada a 110 cv para o piloto rodar com mais segurança em pisos molhados ou escorregadios.

Triumph_Tiger_Sport_1050_05_2017222162732
A moto conta com ABS, controle de tração e três modos de pilotagem

Na maior parte deste teste a moto rodou no modo Road, oferecendo uma tocada mais tranquila para piloto e garupa. Na média, a Tiger Sport 1050 fez 18 km/l. Desempenho compatível com seu porte e cavalaria. Outra possibilidade para aproveitar cada quilômetro e curtir a paisagem é acionar o piloto automático (usando o botão no punho direito).

Triumph_Tiger_Sport_1050_12_2017222162520
O painel de instrumentos traz mostradores análogo e digital de fácil leitura

Com essa pegada esportiva, a Tiger Sport está equipada com rodas de liga leve, aro 17 polegadas, calçada com pneus de perfil esportivo (Pirelli Angel). A moto oferece boa aderência no asfalto, com bom ângulo de inclinação nas curvas. Porém, essa Triumph não foi feita para rodar em estradas de terra.

Triumph_Tiger_Sport_1050_15_2017222162425
Pneu de perfil esportivo da Tiger Sport 1050 não é recomendado para rodar em estradas de terra
Triumph_Tiger_Sport_1050_06_2017222162658
A aventureira esportiva da marca inglesa oferece bom ângulo de inclinação

Como seu próprio nome diz, a Tiger Sport está mais para uma aventureira esportiva, ou seja, oferece conforto para viajar com a esportividade de um motor de 126cv. No quesito conforto, na Tiger Sport o piloto fica bem encaixado sob a moto. Embora as pedaleiras sejam um pouco recuadas, o motociclista fica numa posição ergonômica, com as costas retas e os braços semiflexionados, como nas motos bigtrail.
A bolha com regulagem de altura manual e as suspensões de longo curso, que absorvem bem as imperfeições do piso, completam o pacote de conforto dessa crossover inglesa.

Triumph_Tiger_Sport_1050_14_2017222162441
O motor de três cilindros e 126 cavalos de potência é o destaque desta aventureira esportiva
Triumph_Tiger_Sport_1050_08_2017222162623
Boa ergonomia garante conforto para o piloto encarar longas viagens
Triumph_Tiger_Sport_1050_07_2017222162641
Jeito de moto trail e desempenho de esportiva, assim é a Triumph Tiger Sport 1050

Esteticamente, a Tiger Sport 1050 pode não ser das motos mais atraentes, mas gosto não se discute. Enfim, essa Triumph oferece um motor de caráter esportivo com boa dos de tecnologia embarcada, ancorado em uma ciclística trail, que pode rodar tanto numa estrada sinuosa como em longas retas. E sem cansar o piloto e a garupa.

Triumph_Tiger_Sport_1050_10_2017222162551
O freio dianteiro conta com duplo disco de 320mm de diâmetro e pinça de fixação radial

Mercado

Com o preço de R$ 52.990, a Tiger 1050 Sport tem mais controles eletrônicos do que suas concorrentes, como a Kawasaki Versys 1000, cotada a R$ 53.990, e a Yamaha MT-09 Tracer, vendida por R$ 45.990. Ambas oferecem apenas freios ABS e controle de tração.

Triumph_Tiger_Sport_1050_09_201722216267
A carenagem frontal oferece boa aluminação e bom coeficiente de penetração

FICHA TÉCNICA Triumph Tiger Sport 1050

Motor: Três cilindros em linha, 12 válvulas, DOHC, com refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 1050 cm³
Potência máxima: 126 cv a 9.475 rpm
Torque máximo: 10,61 kgf.m a 4.300 rpm
Câmbio: Seis marchas
Partida: Elétrica
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial
Quadro: Dupla trave superior em alumínio
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido Showa com 43 mm de diâmetro totalmente ajustável com 140 mm de curso
Suspensão traseira: Monobraço com um conjunto de mola e amortecedor Showa totalmente ajustável com 155 mm de curso
Freio dianteiro: Disco duplo de 320 mm de diâmetro e pinça de fixação radial Nissin com quatro pistões e sistema ABS
Freio traseiro: Disco de 255 mm de diâmetro e pinça Nissin de dois pistões com ABS
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneu traseiro: 180/55 ZR 17
Comprimento total: 2.150 mm
Largura total: 850 mm
Altura total: 1.330 mm (sem os espelhos retrovisores)
Distância entre eixos: 1.540 mm
Altura do assento: 830 mm
Tanque de combustível: 20 litros
Peso em ordem de marcha: 218 Kg
Cores: Preta e prata
Preço: R$ 52.990

2 COMENTÁRIOS

  1. Testei a Tiger Sport. Gostei bastante mas acabei optando pela V Strom 1000 abs pelos seguintes motivos:
    1 – A VS custa R$ 10 mil a menos;
    2 – Estética mais atual principalmente faróis;
    3 – Suspensão com maior curso;
    4 – Encara facilmente o fora da estrada;
    5 – Maior número de concessionárias;
    6 – Mais leve;
    7 – Painel mais completo e de melhor visualização;
    8 – Botões de controle mais ergonômicos e funcionais;
    9 – Freios radiais mais eficientes.
    A V Strom 1000 da Suzuki perde em potência máxima e na falta do piloto automático.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


− 2 = um