Suzuki V-Strom 650 – Gafanhoto Valente

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Foto Divulgação

A “pequena” trail é uma das motos de média cilindrada mais vendidas pela Suzuki no país. Porém, a V-Strom 650 nunca foi um grande sucesso entre os motociclistas. Lançada em 2004, a moto sempre teve um design mais antigo, e estava carente de alterações substanciais… Até 2013, quando finalmente a montadora renovou seu modelo “ON/OFF”.

A  V-Strom 650 foi quase totalmente re-projetada, o que garante versatilidade e conforto ao piloto.

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Entre os concorrentes no mercado estão modelos como a Kawasaki Versys 650, a Yamaha XT 660Z, a Honda XL 700V Transalp e a BMW G 650 GS.

Desempenho, maneabilidade e estilo são características da V-Strom 650 ABS, com motor V-Twin de 645cm³. Foi projetada para proporcionar uma resposta rápida à aceleração e abundante torque tanto em altas quando em baixas rotações do motor.

Mais leve e potente do que sua antecessora, a V-STROM 650 ABS apresenta um chassi mais rígido com dupla longarina e balança em liga de alumínio, melhorando a suavidade na pilotagem e estabilidade.

A suspensão dianteira possui ajuste de pré-carga da mola em um tubo de 43 mm de extensão, e na suspensão traseira, o piloto ajusta a rigidez através de um regulador, propiciando uma pilotagem mais confortável e adaptada a cada tipo de piloto em diversos terrenos.

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Motor e Transmissão

O motor é o mesmo conhecido DOHC, V-Twin de arrefecimento líquido e 645 cm³, mas o perfil dos comandos de válvulas sofreu mudanças para entregar mais potência em baixas e médias rotações. Também foram adotadas velas de irídio que, segundo a montadora, melhoram a resposta na aceleração e na economia de combustível. O motor entrega 67 cv a 8.800 rpm e 6,12 kgfm de torque a 6.500 rpm.

Possui uma ótima relação na sua transmissão de seis marchas. O sistema de injeção eletrônica possui Dupla Borboleta (SDTV), que otimiza a eficiência na combustão para o excelente torque em quaisquer rotações.

A moto vem equipada também com sistema ISC (Idle Speed ControlControle de Marcha Lenta), que ajusta a mistura (ar + combustível) de acordo com a temperatura do motor facilitando a partida a frio. Isso propicia uma marcha lenta mais estável e progressiva, além de diminuir as emissões de gases poluentes.

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Freios

Destaque para a adoção do ABS. Há discos duplos de 310 mm de diâmetro na dianteira e disco simples de 260 mm na traseira, com pinças da Tokico. Novo sistema de freio ABS com duplo disco de freio dianteiro de 310 mm e disco traseiro de 260 mm para uma frenagem mais suave. Os tubos do hidráulico são resistentes à dilatação proporcionando uma frenagem mais eficiente.

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Equipamentos

O grupo óptico frontal apresenta duplo farol multi-refletor oferecendo uma iluminação potente e a correta distribuição do facho de luz.

O porta bagageiro é construído em resina e vem com um tapete de borracha anti-derrapante formando uma única peça.

A bolha é ajustável em três posições, com intuito de oferecer proteção contra o vento e reduzir o ruído e o cansaço do condutor.

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Ergonomia

Ótima posição de pilotagem composta por um assento bem desenhado. O tanque de combustível possui capacidade para 20 litros, com tampas laterais que permite ao condutor sentir-se bem integrado com a motocicleta.

A V-Strom 650 ABS vem equipada com painel de instrumentos completo em LCD de brilho ajustáveis, com indicador de marcha, o velocímetro, tacômetro analógico, com hodômetros parciais, medidores de temperatura, combustível e luzes indicadoras em LEDS.

Desempenho

Depois de rodar 550km, com garupa, a moto se mostrou confortável e passa segurança, tanto em retomadas para ultrapassagens, frenagens na chuva e em curvas. O consumo de combustível foi satisfatório: média de 19,10 km/l, com cidade, e rodovias.

A não-tão-pequena trail pareceu claramente ter DNA de asfalto, embora tenha características de moto trail. Anda bem na terra, mas a posição “em pé” para indivíduos altos, acima de 1,80m não agrada muito.

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Opcionais

Testamos uma moto com equipamento de viagem da Givi. Um parabrisas maior, protetor de cárter, malas laterais, case traseiro e mala de tanque. O pacote completo destes opcionais chega a quase R$ 4.000,00 na revenda.

Video de Lançamento

Conclusão

Com excelente desempenho, é uma moto que nada deixa a desejar frente a concorrência. Confortável, valente e de fácil pilotagem transforma a V-Strom 650 em uma excelente opção para quem quer uma “ON/OFF” de média cilindrada.

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Ficha técnica

Motor – 4 tempos, 2 cilindros V-Twin 90° com 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida

Cilindradas —————————————————– 645 cm³
Diâmetro X Curso ————————————— 81,0 x 62,6mm
Taxa de compressão ———————————————- 11,2:1
Sistema de lubrificação ———————————— Cárter úmido
Sistema de Partida ———————————————– Elétrica
Alimentação —————————————— Injeção eletrônica
Tipo de ignição ———————————————— Eletrônica
Potência máxima ————————— 69 hp (métrico) a 8.800 rpm
Torque máximo ———————————- 6,12 kgf.m a 6.400rpm

Transmissão ———————————————- 6 Velocidades
Sistema de transmissão —————————————- Corrente

Suspensão Dianteira – Telescopia de Amortecimento Hidráulico, mola helicoidal, com ajuste de pré-carga da mola

Suspensão Traseira – Balança articulada, tipo link de monoamortecimento hidráulico, mola helicoidal, com ajuste de pré-carga da mola, ajustes de forças de retorno e compressão

Freio Dianteiro —————————- Disco Duplo com sistema ABS
Freio Traseiro ———————————— Disco com sistema ABS

Comprimento Total ——————————————- 2.290 mm
Largura Total ————————————————— 835 mm

Altura Total
1.405 mm – bolha na posição padrão
1.420 mm – bolha na posição média
1.450 mm – bolha na posição alta.

Distância entre Eixos —————————————— 1.560 mm
Distância do Solo ———————————————– 175 mm
Altura do Assento ———————————————– 835 mm
*MVOM ———————————————————– 214 kg
Pneu Dianteiro ———————- 110/80 R19 M/C (59H), sem câmara
Pneu Traseiro ———————– 150/70 R17 M/C (69H), sem câmara
Tanque de Combustível —————————————– 20 litros
Óleo do Motor ————————– 2,750 litros (com troca de filtro)

dB(A) ————————————————————— 89,4
rpm ————————————————————— 4.400
Marcha Lenta ———————————————- 1.300 ± 100

Keep Riding!

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6 COMENTÁRIOS

  1. Possuo 3 motos Electra Glide/2008, Heritage/2004 e CG/150-2016, estou negociando a Electra p/compra a V Strom650 ABS pego muita estrada com minha esposa a
    Electra ficou pesada tenho 72 anos, altura 1,69, acho q da p/encarar VALEU

  2. comprei uma versão xt 2015 a 3 meses. A moto bebi muito!!! para dar 17/l é um custo tem que andar sozinho sem bagagem e não passar de 130km /hora. MUITO BEBERONA.

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