Suzuki V-Strom 1000 chega ao Brasil mais aventureira

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Com visual renovado, rodas raiadas e eletrônica moderna, versão XT deve agradar aos viajantes que percorrem estradas de terra

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Com as mudanças a V-Strom 1000 XT é uma nova opção para os aventureiros

TEXTO: Cicero Lima / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

Suzuki V-Strom 1000 chega ao Brasil mais aventureira

Desde que foi lançada, em 2003, a V-Strom sempre teve fama de confortável e robusta, porém deixava a desejar no quesito aventura por conta de suas limitações longe do asfalto. Para reverter esse quadro o fabricante lançou no ano passado a versão XT da bigtrail que tem como atrativos as rodas raiadas, pacote eletrônico mais moderno e novo design. O modelo chega ao País com o preço de R$ 52.693.

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Mudança importante na V-Strom XT, roda raiada e pneu sem câmara

Quem usa motos em longas viagens e precisa encarar terrenos irregulares sabe que as rodas raiadas oferecem maior resistência. Tanto que é solução adotada em big trails de 1.000 cc, ou mais, como a Honda Africa Twin CRF 1000 L (R$ 54.590), a Yamaha Super Ténéré 1200 DX (R$ 65.490), a Tiger Explorer 1200 XC (R$ 70.500) e a BMW R 1200 GS Premium (R$ 77.900).

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A V-Strom XT oferece suspensão dianteira invertida e regulagem total no conjunto

Para entrar nesse disputado segmento a Suzuki equipou a nova V-Strom 1000 XT com aros de alumínio DID que usam raios centralizados. A vantagem é que se pode usar pneus sem câmara, que são mais simples de “remendar” em caso de um furo. Na dianteira o aro de 19 polegadas é calçado com pneu 110/80R-19, enquanto a traseira tem pneu 150/70 em um aro de 17 polegadas.

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Mudanças no paralama e bolha ajudaram a destacar o espírito aventureiro da bigtrail

O novo visual se caracteriza pelo paralama dianteiro mais protuberante. Juntamente com a nova bolha mais alto e com regulagem em três posições confere maior proteção contra chuva e vento. Protetor de manetes, protetor de motor e guidão em alumínio completam o visual “casca grossa” da V-Strom 1000 XT.

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A V-Strom XT traz banco bi-color e guidão em alumínio
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V-Strom XT tem protetor de motor e também protetor de manetes

Motor e eletrônica

A potência do motor de dois cilindros em “V” a 90° com 1.037 cm³ de capacidade, duplo comando no cabeçote, refrigeração líquida é de 101 cv (a 8.000) giros. O torque máximo de 10,3 kgf.m é atingindo a apenas 4.000 giros, uma característica importante para domar essa moto que pesa 233 kg pronta para rodar. O câmbio tem seis velocidades.

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O peso em ordem de marcha da V-Strom XT é de 233 quilos

Para ajudar nas arrancadas, o fabricante equipou o modelo com o assistente de baixos giros. Trata-se de um sistema que automaticamente eleva o giro ao apertar a embreagem ou pilotar em rotações muito baixas. Evitando, dessa forma, que o motor “morra”. O modelo traz o controle de tração, o mesmo já usado na versão anterior.

O sistema de freios com dois discos de 310 mm na dianteira e um disco de 260 mm na traseira ganhou como novidade a Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch. O sistema faz uma leitura em cinco eixos da moto, e conta também com um sistema combinado. Segundo o fabricante, o sistema é capaz de melhorar a distribuição da frenagem em situações críticas e nas curvas, além de evitar o travamento das rodas.

Equipada com tanque de combustível com capacidade para 20 litros, essa aventureira pode superar os 400 km de autonomia, uma vez que o fabricante declara consumo de 20,8 km/litro. O modelo tem um ano de garantia sem limite de quilometragem e os intervalos entre as revisões é de 6.000 km.

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Tanque da V-Strom XT tem capacidade para 20 litros e autonomia projetada de 400 quilômetros

V-Strom mais acessível

Custando R$ 41.482 a V-Strom 650 XT pode ser chamada de “irmã” caçula do modelo de 1.000 cc. Equipada com motor de 645 cc é capaz de atingir a potência máxima de 71 cv a 8.800 rpm e seu torque chega a 6,32 kgf.m a 6.500 giros. O modelo pesa 216 kg (em ordem de marcha) e seu banco fica a 832 mm do solo. A versão de 650cc também oferece proteção para o motor e manetes. É uma opção para quem deseja ter uma V-Strom, mas quer gastar menos e não faz questão de investir numa moto de 1.000 cc.

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Motor da V-Strom XT oferece 71 cv de potência máxima
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V-Strom 650 XT custa R$ R$ 41.482 e tem motor de 71 cv
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A distância livre do solo é de 165 mm na V-Strom 1000 XT
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Painel com várias funções, abaixo a saída de 12V para alimentar aparelhos eletrônicos

1 COMENTÁRIO

  1. Tive uma 2007 e uma 2015. Motor e ciclística excelente em ambas. Ambas tem também o mesmo defeito, a campana da embreagem que vibra. Na mais nova, um pouco menos. As rodas raiadas lhe vestiram bem. Para melhorar ainda mais era só colocar banco bi partido e acelerador eletrônico.

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