Foto: Roberto Severo
Suzuki GSX1250FA – A “Bandida” do Bem
A proposta era simples: fazer uma viagem ao sul do país, a bordo de uma moto confiável, rápida e segura, e escrever sobre isso. Sabia que o risco de uma má escolha da montaria sempre estaria a espreita, escondido nas curvas, nos buracos de estradas ruins, no orvalho da pista de rodagem, no trânsito, entre outros vilões. O destino também deveria ser escolhido a dedo para propiciar além de belas fotos, uma estadia agradável conferindo um merecido descanso a cavaleiro e montaria.
Aqui começa nossa jornada entre a cidade de São Paulo e o belíssimo Costão do Santinho em Santa Catarina, este foi o trajeto de quase 1500km. (ida e volta) que percorremos, eu e a grandona da Suzuki:
Saí aproximadamente às 10:00hs da manhã de São Paulo, e via BR116 rumei ao sul do país. O motorzão da FA não faz feio em nenhuma das 6 marchas, carregou seus 247kg de peso, mais piloto e passageiro, fácil, fácil. A retomada é excelente e seus 98 cavalos (a 7500rpm) mostram os dentes acima dos 3.500rpm (110km/h), quando seus 1255 centímetros cúbicos injetados explodem de maneira lisa e com ronco delicioso. O escarpamento, apesar de lembrar os modelos antigos da Suzuki produzem um ronco bastante agradável.
Segundo a Suzuki, este modelo regula inteligentemente o tempo de injeção que determina a quantidade de combustível que chega aos cilindros, calculando e ajustando de acordo com o regime de RPM, marcha engatada, posição do acelerador, temperatura e pressão do ar de admissão. Parte da leitura é feita através de um sensor de oxigênio instalado no sistema de escape. Esse sensor analisa a composição dos gases do escapamento e permite que o sistema de gerenciamento do motor possa ajustar o fornecimento de combustível para uma queima mais completa, reduzindo, assim, a emissão de poluentes.
Para se ter uma boa ideia, segue uma tabela de aceleração do modelo “de fábrica” da FA:
Aceleração
0-100 = 3.4s
0-140 = 5,9s
0-200 = 13,7s
Retomadas
60-100 = 3,9s
100-140 = 4,2s
140 – 180 = 5,6s
Freios
O freio ABS (simples na traseira e duplo na dianteira) fizeram seu papel exemplarmente quando foram exigidos, sob chuva ou sob sol. Vale dizer que no percurso total, peguei quase 600km, de chuva fortíssima, e a moto em nenhum momento se mostrou insegura, ou perdeu a aderência, seja traseira, ou dianteira, mesmo em situações de frenagem brusca em pista molhada. Ultrapassagens eram feitas de forma rápida e segura. A Suzukona parecia uma pluma singrando pela estrada.
Ciclística
Sua ciclística propicia curvas em alta velocidade e confere muita segurança para retomadas em retas. Só se mostrou um pouco desajeitada para manobras “curtas” no trânsito e estacionamento. É peixe de rio largo mesmo, não se contenta com riacho ou igarapé.
Chegando em Santa Catarina, andei com passageiro no seco, e a moto se mostrou bastante agradável também. Rodei com aproximadamente 170kg extras, entre tripulantes e bagagem, tudo tranquilo, a moto praticamente desconheceu a carga extra. A suspensão não “curte” muito buracos, afinal não é a proposta da moto, porém não chega a incomodar. O painel é de fácil entendimento e bastante intuitivo.
Filme Oficial da Suzuki 1250FA:
Ergonomia
Fiz poucas paradas, justamente para verificar a qualidade ergonômica do conjunto, a cada 250km. fazia um pitstop e avaliava, homem e máquina. A postura de pilotagem é boa e mesmo assim propicia uma aerodinâmica adequada para enfrentar o vento, o banco é largo e confortável (tanto garupa quanto piloto), com alça lateral o que ajuda tanto na segurança do piloto, quanto para amarrar bagagem.
Todo Aquiles tem um calcanhar
O ponto fraco foi o consumo, que não foi tão legal. Está certo que fui em um ritmo forte, mas a moto fez aproximadamente 20km/l. O que a faz um pouco beberrona. 4 cilindros é isso, e se o piloto se animar um pouco enrolando o cabo, acaba por gastar muito com “cachaça” para a grandona.
Costão do Santinho
Não posso deixar de falar do meu destino: o Costão do Santinho (google it!), é parada obrigatória para os motociclistas que quiserem conhecer um super resort em Santa Catarina. De lá é possível passear de moto para as mais belas praias da região a poucos quilômetros. Fazer trilhas, e se mimar bastante no regime “all inclusive”. Depois é só re-calibrar os pneus por causa do aumento de peso corporal e rumar serra acima! Todas as imagens da matéria são do resort.
Retorno
Como todo retorno, a viagem parece maior do que a volta, desta vez fiz o percurso a noite e gastei doze horas. o conjunto ótico se mostrou muito bom, inclusive com serração e chuva (haja água). Peguei um terrível congestionamento na serra próximo a São Paulo, mas a moto reagiu bem novamente, se mostrando ágil apesar do seu corpanzil carenado (FA = Fairing).
Os espelhos instalados na carenagem, na ponta de hastes a frente do gudião são excelentes, não somente pela posição, quanto pelo formato que propicia uma ótima visão traseira, além de ser possível fechar as hastes deixando a moto mais compactas para efetuar algumas manobras de estacionamento, por exemplo.
Finalmente chegando a cidade de São Paulo sem trânsito, de madrugada (cheguei próximo das três da manhã) a bela da Suzuki não mostrou nenhum ruído diferentes, ou desgaste por causa do longo périplo. Estacionei a moto na garagem, cansado, afastei e fiquei olhando alguns segundos. Que bela moto! Disse silenciosamente obrigado piscando prolongadamente com os olhos, e fui descansar.
Conclusão
Apesar de sofrer um tanto na cidade, chega a ser uma “600” super-crescida com problemas de articulação para manobras “curtas”.
Repito, nos 1500km rodados intensamente, não houve uma falha mecânica, elétrica ou funcional da moto que me colocasse em situação de insegurança e perigo. Se você é amante de mototurismo e quer uma moto versátil para a estrada, sua “road bike” é a “bandidona”. Rápida, confiável, confortável e principalmente amiga do bolso para aquisição (o consumo é outra história). Por R$ R$ 42.900,00 (sugerido) é possível levar para casa um brinquedo de duas rodas capaz de fazer quase tudo bem e sem passar nenhuma vergonha com um motor muito potente e confiável. O que se pode querer mais?
Características Técnicas
FICHA TÉCNICA
- Motor 4 tempos, refrigeração liquida, DOHC, 4 cilindros
- Cilindrada 1255 cc
- Diâmetro x curso 79 mm x 64 mm
- Sistema de arranque Elétrico
- Transmissão 6 velocidades
- Potência 98cv (7500RPM)
- Comprimento total 2130 mm
- Largura total 790 mm
- Altura total 1235 mm
- Distância entre eixos 1485 mm
- Distância ao solo 135 mm
- Altura do banco 805 – 825 mm
- Peso a seco 257 kg
- Suspensão frente Telescópica hidráulica com mola helicoidal.
- Suspensão trás Por alavancas, amortecedor hidráulico com mola helicoidal.
- Travões (freios) frente/trás Duplo disco / Disco
- Pneus frente 120/70 ZR17 M/C (58W), tubeless
- Pneus trás 180/55 ZR17 M/C (73W), tubeless
- Tanque de combustível 19 L
Keep riding!
Acho muito engraçadas essas avaliações… Todas as motos que tive nunca atingiram o consumo que falam. Tenho uma FA (fairing + ABS) que faz 10 na cidade e 12 na estrada. Passeando maneirinho, consegue 15/l, mas aí seria melhor uma 250 ou 300, que fazem 25/l.
20 km/l??? É cabeça de bacalhau, nunca vi. Mas de resto, a moto é tudo isso que foi dito. Excelente. E pra falar de preço, hoje está por 33k, zerada nas lojas. 10 paus mais barata. Quem pagou 42 está lascado.
Eu tenho uma 750F quando o assunto é consumo sou do tipo que faz todos os testes, Motores 4cl só são econômicos se souber aproveitar o motor, por exemplo nunca ir mais q 4000rpm em marchas fortes, minha moto aceita 6ª a 30KM/h viajando com uns colegas de xRe minha moto fez 23.2 Km/l andando a 110 em media.
Hoje posso dizer com experiencia própria pois tenho uma ha um ano 2016 e é uma moto com todas as qualidades das melhores motos no Brasil.
Agora posso afirmar, pois tenho uma, já fiz duas viagens longas, é uma excelente moto, não tem pontos negativos é só andar.
Melhor que Gsx 1250 fa , somente a Hayabusa !! Já tive a Bandit 1200 S e a Hayabusa. A Bandit bebia mais, porque acima dos 120 km/h ela bebe mesmo!
Já tive uma 1200/2007 e rodando a uma média de 140km/h entre Curitiba e Porto Alegre ela vez 17km/l!!
Pessoal, já tive uma Bandit 1250, o modelo 1250S, ano 2009, e posso afirmar que, até 120 km/h o consumo é mesmo em torno de 20 km/l.
Tem um equivoco neste consumo, pois ela não faz (com gasolina brasileira) mais que 17km\l, andando entre 100 km\h e 120 km\h, enrolando o cabo cai para 12 ou 13 km\l. Numa viagem longa considere 15 km\l de média para ter uma segurança de autonomia.
20km/l tá bom demais, minha ER-6n faz essa media andando a 140 km/h!
20km/l e achou beberrona?