Sua moto fala!

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Escute sua moto: sons e barulhos emitidos pela moto podem dar pistas sobre futuros problemas. Entenda o que ela quer dizer

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Ruídos indicam desgaste excessivos ou quebra de componentes

TEXTO: Cicero Lima / Agência INFOMOTO
FOTOS: Agência INFOMOTO/Divulgação

Sua moto fala!

Todos os veículos automotores com motor a combustão emitem ruídos característicos do seu funcionamento. O tuc-tuc-tuc do motor, o ruído do atrito do pneu com o solo, o som do escapamento ou mesmo o zumbido da ignição ao virar chave são comuns até mesmo em motos novas. Porém, a medida que as peças se desgastam ou apresentam defeitos, a moto passa a emitir sons diferentes que, em sua maioria, mostram que há algo errado. Consultamos o mecânico Olavo Dias Jr. para decifrar os ruídos mais comuns. Com 30 anos de experiência na profissão afirma: “ao ouvir um desses sons é recomendável consultar um especialista ou levar a moto na concessionária, pois o problema tende sempre a piorar”.

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Pilotar co m atenção aos ruídos é uma atitude preventiva
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Para o mecânico Olavo Dias Jr. os sons mostram a origem dos problemas

– Tic-tic-tic das válvulas

Quando você ouvir um barulho semelhante a uma máquina de costura em funcionamento provavelmente ele vem das válvulas. Geralmente uma simples regulagem resolve o problema. Pode ser também algo mais grave como o desgaste na corrente de comando ou mesmo no tensionador – que mantém a corrente na tensão correta.

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Os som das válvulas desreguladas lembra uma máquina de costura

– Crac-crac-crac da corrente

Este é o som emitido pela corrente de transmissão final que faz a ligação do eixo do câmbio à roda traseira. Caso ela esteja muito esticada, folgada ou torta ela emite esse ruído parecendo estar sendo mastigada. Vale lembrar que a corrente é extremamente importante para a segurança do piloto, pois se estiver muito esticada, folgada ou torta pode se romper ou saltar fora dos encaixes e causar até um acidente.

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Corrente esticada demais, com folga ou a roda descentralizadas também geram ruidos

– Assobio do freio

Quando está desgastada o contato da pastilha de freio com o disco emite um assobio. À medida que o desgaste aumenta o som passa a ser um “assobio metálico” que fica ainda mais forte em caso de chuva, porque a base da pastilha está entrando em contato direto com o disco. Nesse caso é importante trocar a pastilha para não comprometer o poder de frenagem da moto ou desgastar o disco de freio. O mesmo acontece com as lonas de freios quando usadas além do limite.

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Assobio do freio indica desgaste excessivo das pastilhas

– Bizzzzzz da bomba de combustível

Ao girar a chave de ignição é comum escutar o zumbido da bomba pressurizando o combustível, mas quando o motor entra em funcionamento o som diminui. Caso ele continue alto, mesmo com o motor já em funcionamento, pode ser sinal de problemas na bomba ou mesmo o uso de combustível de má qualidade – com muita água, por exemplo.

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A bomba de combustível pode apresentar problemas e o alerta pode vir em forma de som

– Nhec-Nhec-Nhec da suspensão

Sempre que subir ou descer da moto ou rodar em terrenos irregulares e ouvir um rangido, semelhante a um “nhec-nhec”, vindo da traseira da moto é sinal de problemas na suspensão. Muitas vezes esse rangido é causado pelo contato direto entre os links (ou mesmo rolamentos de agulhas) que estão ressecados e precisam de lubrificação.

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Ausência de lubrificação causa rangido na suspensão
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É possível perceber que há algo errado na suspensão ao ouvir o som da moto nas estradas de terra

– Tec-tec-tec da vela

Esse som, que lembra o estalo de descarga elétrica, ocorre quando o supressor de ruído (conhecido como cachimbo da vela) está ressecado ou quebrado. Essa avaria permite a fuga de corrente e a centelha da vela é prejudicada. Com isso a moto passa a falhar, gastar mais combustível e pode até parar completamente.

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Cachimbo da vela trincado causa ruido semelhante à discarga elétrica

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