Airstream. Movida a ar comprimido, quer recorde em Bonneville

0
661

Seja no mundo das motocicletas ou dos automóveis, o assunto da moda são os veículos elétricos, os híbridos e tudo aquilo relacionado a combustíveis renováveis e pouco poluentes. Sempre que se fala em propulsão alternativa, logo lembramos do etanol, da eletricidade e até do hidrogênio, mas muito pouco de ar comprimido.

Motores que utilizam o ar como “combustível” estão em desenvolvimento há vários anos, e, desde a década de 1990, já existem protótipos de automóveis movidos a ar — mas, infelizmente, até agora nenhuma grande marca decidiu apostar suas fichas nessa tecnologia. No mundo do motociclismo então, motos movidas a ar comprimido são coisa raríssima… mas há uma interessante novidade vinda da França.

Cinco franceses projetaram e construiram a Saline Airstream, uma moto desenvolvida para bater recordes de velocidade na tradicional Bonneville Speed Week, competição realizada no famoso deserto de sal localizado no Estado de Utah, nos Estados Unidos. Inscrita na categoria reservada às motos de propulsão alternativos, a Airstream é formada por um quadro de treliça que aloja dois grandes tanques de ar comprimido e um compressor.

Os sistemas utilizados na suspensão dianteira e na direção lembram muito a configuração utilizada pela Vyrus 986. Atrás, um monoamortecedor é o responsável por manter o protótipo na pista. Um engenhoso mecanismo altera a altura da moto à medida que a velocidade aumenta, melhorando ainda mais a aerodinâmica da já baixa e longa motocicleta. Veja no vídeo abaixo:

Com quase 100 anos de história — as primeiras provas foram realizadas em 1912 — a tradicional competição reune milhares de pessoas, que se reunem para ver os mais variados veículos competindo na pista de sal — na verdade, uma reta com pouco mais de 16 quilômetros.

Em 2005, o filme “Desafiando os Limites” mostra a bonita história do neo-zelandês Burt Munro (interpretado pelo ator Anthony Hopkins), que depois de passar a vida trabalhando na sua adorada motocicleta Indian Scout 1920, foi até Bonneville e bateu um recorde de velocidade em 1967, quando tinha 68 anos de idade. A Bonneville Bike Week 2011 será realizada entre os dias 13 e 19 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× sete = 56