Saiba tudo sobre o novo Honda Integra, um maxiscooter bicilíndrico e super econômico

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Fotos: divulgação

A Honda entra de vez na guerra pelo mercado das maxi scooters com o novo 670 cm³ bicilíndrico Integra. O nome é inspirado no Honda Civic Integra, porém, não é apenas na nomenclatura que o scooter lembra um automóvel.

Outro aspecto semelhante ao mundo das quatro rodas é a transmissão Honda com dupla embreagem e trocas semi-automáticas. Com seis velocidades, a segunda geração do sistema DCT (Dual Clutch Transmission) é fácil de ser operada graças, especialmente, aos três modos de operação. Através de controles no guidão, o piloto pode optar pelo modo D (trocas totalmente automáticas),  pelo modo S (trocas automática em rotação elevada para uso esportivo e mais freio motor na desaceleração) ou ainda no modo manual, no qual o piloto comanda as trocas de marcha ao seu gosto.

A máquina leva um motor twin de refrigeração líquida que foi desenvolvido para poder ser usado em varios outros modelos. O Integra é o primeiro a utilizar o motor SOHC (Single Over Head Came) que possui vantagens e desvantagens quanto ao sistema DOHC  (Double Overhead Camshaft). O sistema DOHC tem mais torque e potência em altas rotações, mas não tem nenhuma vantagem em baixas rotações, já o motor SOHC (no caso do Integra, com duas válvulas por cilindro), apesar de não ter muita potência em altas rotações, entrega mais torque em baixas rotações e é mais econômico, dando ao Integra uma vantagem de até 40% de economia de combustível em relação as concorrentes da mesma faixa de cilindrada.

O Integra têm potência máxima de 51 cv a 6 250 rpm e 6,3 kgfm de torque às 4750 rpm. Segundo a Honda,  o scooter atinge até 25 km/l. As bengalas de 41mm oferecem 120 mm de curso, o mesmo oferecido pelo monoamortecedor traseiro.

A estabilidade está garantida com rodas de 17” e pneus de 120 mm na dianteira 160 mm atrás. O Integra vem com ABS combinado de série com uma pinça de três pistões e disco único de 320 mm na frente e 240 mm na traseira, proporcionando uma frenagem segura  para o maxi de 238 kg. Com altura de assento de 790 mm, o integra possui uma área de armazenamento de 15 litros, e opcionais que oferecem mais 29 e 40 litros. A capacidade de carga total fica em 195 kg.


Especificações técnicas:

Motor – 670cm³, com refrigeração líquida, quatro tempos
Potência máxima – 51 cv a 6 250 rpm
Torque máximo – 6,3 kgfm a 4 750 rpm
Transmissão – embreagem dupla, semi-automática de seis velocidades
Capacidade de combustível – 14,1 litros
Dimensões (CxLxA) – 2 195 x 790 x 1 440 mm
Distância entre eixos – 1 525 mm
Ângulo de Caster – 27°
Altura do assento – 790 mm
Distância mínima do solo – 135 mm
Peso – 238 kg
Suspensão dianteira – Bengalas convencionais, 120 mm de curso
Suspensão traseira – Monoamortecedor Pro-link,  120 mm de curso
Freios – ABS combinado, disco de 320 mm na frente e 240 mm atrás
Pneus – 120/70-17 (F), 160/60-17 (T)


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