Reportagem: Guarda Ambiental

Reportagem


Reportagem Guarda Ambiental Reportagem: Guarda Ambiental


Em reconhecimento ao bom trabalho realizado pelo GEPAM (Grupo Especial de Proteção Ambiental), a Guarda Ambiental foi criada oficialmente em março de 2007.

O efetivo que começou com 20 guardas, hoje conta com um efetivo de 540 homens e mulheres. São 61 viaturas 4×4 e 17 motos, além de barcos e vôos de helicóptero, numa parceria com fiscais da Secretaria do Verde, da Defesa Civil e a Coordenação das Subprefeituras.

Em 48 meses, muitos resultados foram alcançados: são quase 16 mil ocorrências, incluindo notificações, intimações e prisões em flagrante de autores de crimes ambientais, grileiros e loteadores clandestinos. Foram mais de R$ 11 milhões em multas e centenas de equipamentos apreendidos entre moto-serras, tratores, caminhões e betoneiras usados na prática de crimes ambientais.

Além da atuação da Guarda Ambiental, grande parte das ações foram realizadas de maneira integrada com os parceiros: Secretaria do Verde e Meio Ambiente, as Subprefeituras, as Polícias Militar, Ambiental e Civil, que instalou até uma Delegacia Especializada em Crimes Ambientais na Zona Sul, onde já foram instaurados mais de 1 215 inquéritos e autos de infração.

O uniforme da Guarda Ambiental ostenta a figura da Suçuarana (ou Onça Parda), o maior felino registrado em São Paulo e o segundo maior do Brasil. Representa rapidez e vigilância, sempre atenta às nossas matas.

43 comments

  1. O trabalho da Guarda Ambiental é perigoso? Os funcionários recebem o adicional de periculosidade no salário?

    Responder
  2. Muito legal a matéria !!!

    Responder
  3. Fala Sr Nilton e Andre, voces estão de parabens pela reportagem, a experiência que teem a transmitir é imensa, muito bom best Riders!!

    Responder
  4. A cada dia que passa os desafios se tornam cada vez mais difíceis, anos se passaram e hoje a responsabilidade da conciência ambiental torna-se obrigatória e a necessidade não só dos agentes de proteção mas de toda a população em agir deve ser imediata, não só para retardarmos a escassez mas para adquirirmos o costume da preservação, e a GCM vem sempre a frente implantando e inovando, exigindo dos seus profissionais condicionamento nas diversidades de situações, o uso da motocicleta além do dinamismo oferece o acesso a locais mais isolados, onde o tempo por se tornar reduzido poderá ser essencial no salvamento de vidas ou na captura de indivíduos perniciosos. Os resultados podemos ver 11 milhões em multas,… inquestionável o quanto é necessário o trabalho em desenvolvimento. Parabéns aos Policiais da Guarda Ambiental, que a outras forças de segurança sigam o exemplo destes profissionais, parabéns a revista Best Raider’s que mistura inigualavelmente a paixão pela motocicleta e a vida, continue acompanhando este trabalho pois é de grande interesse público.

    Responder
    • Olá Castro boa noite, fico muito grato por seu comentário, é de grande valia a observação que voce fez, muitos não conhecem nosso trabalho na região da cantareira e nem sabem o que nossos GUERREIROS fizeream em CAPIVARI MONOS, lá que deu inicio ao trabalho da ambiental e nos aqui da Equipe Norte e de outras regiões, estamos dando continuidade e saiba de uma coisa so iremos parar se acabarem com nossa Equipe,ou com a Ambiental pelo contrario, faremos o que for para colaborar com a proteção da nossa natureza e com a permanencia do nosso trabalho, grato. 06 Nilton

      Responder
  5. Isso é muito bom,preservar a natureza é muito importante , parabens a todos e continuem com esse otimo trabalho.

    Responder
  6. Selva,para todos!!!

    Parabéns,vocês sempre demonstraram ser Verdadeiros Guerreiros de Selva.
    Os ensinamentos repassados por este signatario a todos os integrantes da unidade ambiental,estarão sempre vivos através de atitudes e iniciativas como essa,que todos sigam o exemplo e mantenham a tradição e a mística da nossa Guarda Ambiental.
    -Fazer o que tem que ser feito é ter BRIO PROFISSIONAL.
    -Saber o que tem que ser feito é ter COMPETENCIA.
    -Superar todos os obstaculos é ter TENACIDADE.
    -Gostar do seu oficio é ter VOCAÇÃO.
    Essas são qualidades e virtudes que estarão forjados,dentro de todos os verdadeiros GUERREIROS DE SELVA.
    SELVA!!

    Responder
    • Pois é Sr Inspetor Bento, todos os ensinamentos aplicados foram assimilados e estão sendo aplicados dia-a-dia aqui na Equipe Alfa da Norte, tenha certesa de uma coisa seremos guerreiros sempre e a ambiental esta bem representada sabendo que o sr está sempre conosco, selva……06 Nilton

      Responder
  7. PARABÉNS… A TODA EQUIPE DA IGA, POIS O TRABALHO E A DIVULGAÇÃO AQUI DEMONSTRADA MOTIVAM OS PROFISSIONAIS QUE AQUI EXERCEM SUAS ATIVIDADES.
    A CADA DIA, E QUANTO MAIS CONHEÇO, MAIS RESPEITO ESTA UNIDADE.

    Responder
  8. Quero parabenizar a equipe André e Nilton, além de todos os integrantes
    da Guarda Ambiental.Embora, não tenha o que reclamar aqui na GM de Barueri, sinto saudades de meu tempo de IGA M’ Boi Mirim.
    Um abraço a todos.

    Responder
    • Olá Ramon td bem com vc, quero agradecer pelo seu comentário aqui estamos bem e se depender de Deus, CONTINUAREMOS desejo a vc td de bom ai em barueri e mesmo estando ai uma coisa é certa sangue azul de sp nunca é esquecido, quando se vê algo como uma reportagem desta, graças a BEST RIDERS, ficamos arrepiados e tenho certesa que vc sente isso, SELVA guerreiro. 06 Nilton.

      Responder
  9. Muito boa a matéria, deu pra mostrar um pouquinho do trabalho dos meninos, fiquei muito orgulhosa dos meus colegas de trabalho, muito mais ainda por morar em área de ronda deles, sei que sempre podemos contar com o apoio da Guarda Ambiental. Adooorrreeeiiii
    Parabéns a todos que fazem parte dessa nossa família e que Deus os proteja sempre.

    Responder
  10. Parabens a Best Riders por esta materia, pois faço parte do destacamento ambiental na região sul e este tipo de reconhecimento é que nos faz continuar com nossa luta em defesa do meio ambiente, pois assim temos certeza de estarmos trilhando o caminho certo.Parabens e obrigado, conte sempre com a Guarda Civil Metropolitana,SELVA!!!!

    Responder
  11. parabes pela uniao entre moto e preservaçao ambiental e agora sei o que fazem os policiais de de camuflado que passam todo dia na rua onde moro

    Responder
  12. Eu e meus amigos, divulgamos todos os dias este “site” um dos vários
    motivos é ver a diversidade e novidades das matérias…
    Parábens aos integrantes da Guarda Ambiental, nem imaginavamos que existia
    esta unidade.

    Responder
  13. Boa Reportagem!! Não conhecia esta revista eletrônica, estava fuçando na net pois adoro motocicletas e encontrei o site.

    Valew!!!

    Rafa

    Responder
  14. Pô podiam dar umas 600 para a guarda metropolitana igual as da militar !! A Tornado já está ficando ultrapassada!!

    Belo trabalho destes guardas, excelente matéria!!

    Parabéns Best Riders!!

    Responder
    • Olá Renato boa noite agradeço seu comentário, vamos esperar quem sabe seremos merecedor de um equipamento de trabalho ainda melhor que este ok, 06 Nilton……..

      Responder
  15. Caraca!!! Achei que fossem do Exército!! rs.rs.rs.rs. É que onde moro (Centro de SP) acho que não tem desses oficiais da metropolitana….

    mas é bom saber que alguém está se preocupando com a mãe natureza, espero que ainda dê tempo de salvar alguma coisa…

    Gostaria de saber se é permitida a entrada dentro da serra da cantareira para fazer as trilhas com motocas? O pessoal da revista ou da metropolitana pode me dizer?

    Abs.

    Juninho

    Responder
    • Olá junior sou o GCM Nilton, quero te dizer que agradeço por seu depoimento e te dizer que realmente nos preocupamos em realizar um bom trabalho na região da Serra da Cantareira, e queria dizer também que não é permitido o uso das trilhas por motos, mas tem o Nucleo do Engordador que é um parque e que pode ser visitado pela população ele é muito bonito e bem cuidado, faça uma visita ao parque leve sua familia vocês irão gostar muito, lá tem uma represa que muita gente não sabe que ela existe, grato mais uma vez e venha visitar o parque e nos conhecer, Selva 06 Nilton…….

      Responder
      • Há queria dizer pra voce junior que o uniforme camuflado é fundamental para o nosso serviço, ao adentrar na mata ele se torna um elemento surpresa contra os foras da lei e também para a nossa propria segurança pois assim podemos nos esconder e não ser-mos alvos fáceis, ok. 06 Nilton

        Responder
  16. Parabéns à revista pela iniciativa da reportagem e aos Guardas Civis André Lopes e sua equipe pelo trabalho de extrema importância para nossa Cidade que está carente de área verde e o que resta precisamos preservar.
    Que Deus abençoe e proteja a todos.

    Responder
  17. Adorei ver meu tio, muito boa a reportagem, e parabéns aos guardas ambientais pelo trabalho.

    Responder
  18. excelente reportagem de como as motos prestam um serviço onde nao chega um carro e a habilidade de quem tem que misturar tecnica de cross e a atençao policial parabens

    Responder
  19. Adorei a materia, nos traz e mostra um pouco de que muitos não sabe, sobre a GCM de SP o serviço prestado a população e os homens representam e bem a instituição. Valeu selva.

    Responder
  20. MUITO LEGAL A MATÉRIA

    Parabéns a todos os integrantes da IGA pelo ótimo serviço a população.

    Responder
  21. PARABENS A BEST RIDERS E A GUARDA CIVIL METROPOLITANA EA TODOS DA GUARDA AMBIEMTAL NUNCA DESANIMEM NOSSOS SONHOS SAO MAIOR DO QUE NOSSA REALIDADE.OPE ESPECIAALLLL

    Responder
    • PARABENS A GUARDA CIVIL METROPOLITANA EA IDEIA DA BEST RIDERS .NUNCA DESANIMEM

      Responder
  22. É fantástico, parabéns pelo trabalho de vcs.

    Responder
  23. Gostaria de alem de Parabenizar os nobres Colegas, ressaltar que o trabalho realizado pelos mesmos é unico, essencial e excelente. Ja vi casos de que outros especialistas precisaram da ajuda destes membros devido ao conhecimento da região e determinação em melhorar cada vez mais, Este importante grupamento deveria receber comendas e o reconhecimento do poder público que serve.

    Responder
  24. Muito boa a mateéria, parabéns para todos que participaram. É muito bom saber que tem pessoas que fazem a diferença PARABÉNS sem palavras .

    Responder
  25. Olá boa noite a todos, não posso deixar de fazer meu comentário, primeiramente agradecer a BEST RIDERS pela confiança em nosso trabalho, sou o GCM Nilton Guarda Civil desde 1987, motociclista há 15 anos, hoje credenciado pela PRF a INSTRUTOR de Batedor e Escolta sendo um dos 44 da GCM-SP com muito orgulho sirvo na GUARDA AMBIENTAL onde hoje dedico meus 19 anos de bons serviços prestados a população de são paulo e é com muito orgulho que sou cercado de bons profissionais, tudo que sou hoje todo o conhecimento que tenho, é graças a equipe que trabalha comigo.
    Divulgar o trabalho da Guarda Ambiental é muito importante seja de Moto ou de Viatura é importante que a população saiba que existe uma Equipe de bons profissionais da Guarda Civil Metropolitana preoculpada com o meio ambiente e também com a segurança do cidadão e educação ambiental é de suma importância, por isso quero deixar meus agradecimetos a parabenizar a equipe da BEST RIDERS por essa iniciativa, abraços a todos. 06 Nilton…..SELVA….

    Responder
  26. Parabens ao pessoal da guarda ambiental pelo seu empenho nas mais dificil tarefas do dia a dia;
    Tambem parabelizo seus integrantes por essa reportagem que mostra um pouco de suas vidas pessoais, e seus interece com a população:
    E de novo meus parabens aos best raiders!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  27. Parabens aos GUARDAS CIVIS METROPOLITANOS DA GUARDA AMBIENTAL, POIS SOU MORADOR DA REGIÃO DA SERRA DA CANTAREIRA, E TENHO NOTADO A PRESENÇA CONSTANTE DESSES PROFISSIONAIS NO COMBATE AS INFRAÇÕES AMBIENTAIS E NO POLICIAMENTO DESSES BAIRROS DA REGIÃO , PARABENS A BEST RIDERS POR MOSTRAR UM POUCO DESSE TRABALHO EXERCIDO PELA GUARDA AMBIENTAL.

    Responder
  28. Vemos que sao paulo ainda conta com pessoas preocupadas com a causa ambiental parabens aos guardas que realizam um otimo trabalho de preservaçao ambiental policiamento comunitario e apoio a sociedade e parabens a revista pelo trabalho destinado a quem gosta de moto e de natureza

    Responder
  29. A Guarda Ambiental, hoje, desempenha um papel essencial para garantir o futuro da cidade. O trabalho que estes profissionais exercem irá fazer com que nossa cidade tenha melhor qualidade de vida no futuro, uma pena não ter se iniciado antes, tendo em vista que a GCM foi criada em 1986, porém a Guarda Ambiental, nos moldes atuais, só em 2007. Como é quase um costume brasileiro, só se põe a tranca, após o arrombamento! A cidade vive um problema quase interminável, que são as moradias em locais de risco, e este problema já vem sendo minimizado e muito com o trabalho da Guarda Ambiental, se os administradores passados tivessem criado a Guarda Ambiental antes, provavelmente esse problema não seria tão grande e talvez não tivéssemos tantas tragédias por deslizamentos em tempos chuvosos. O serviço destes heróis vai muito além de salvaguardar o futuro ambiental da cidade, estes heróis são responsáveis pela prisão de muitos marginas que atacam nosso povo, seja nos crimes ambientais, nos de roubo e tráfico. Parabéns pelo trabalho de Vocês. São exemplos como estes que me fazem sentir um grande orgulho em ser Guarda Civil Metropolitano.

    Responder
  30. Parabéns aos nobres colegas GCMs do Programa de Proteção Ambiental pelas atividades dos serviços realizados em proteção ao meio-ambiente, à fauna e flora, incluindo também a proteção principal a dos seres humanos, pois além das ocorrências e preservações na esfera ambiental, sabemos dos atendimentos às pessoas em situação de risco que também são atendidas quando no serviço de proteção às areas ambientais. O trabalho realizado pelos guardas da ambiental é importante, pois dependemos do meio em que vivemos e nosso futuro depende de nós , dos instrumentos que utilizamos, e a natureza reflete quem nós somos, como a tratamos, porisso, em nome desses dois integrantes parabenizamos a todos e inclui-se o nosso Secretario SMSU pelo apoio e incentivo a esse serviço, aos demais colegas Inspetores, graduados e guardas pela dedicação e empenho nessas ações,que colaboram com o bem estar social.

    Responder
  31. Parabéns, pela reportagem, excelente para que a população da cidade de São Paulo, saiba que existe um grupo que se importa com o meio ambiente e o bem estar das pessoas, que vivem nestes meios.

    Responder
  32. Ando de moto na serra da cantareira a 20 anos, ja ví muita coisa ser mudada e destruida, pois de alguns anos pra cá estou vendo realmente que a serra da Cantareira esta mais protegida e preservada com o trabalho da guarda ambiental. Eles estão sempre presente, e isso traz mais segurança para quem freqüenta a serra da Cantareira e curte um off-road.

    Responder
  33. Parabéns, vcs merecem, são profissionais conscientes do nosso trabalho e da dificuldade que enfrentamos todos os dias. Porém não desanimamos nunca, e com certeza ainda serviremos de exemplos para muitos, porque estamos sempre a disposiçao de ensinar e, principalmente, de aprender com nosso irmaõs da GCM…..SELVA

    Responder
  34. Show de Bola esta Reportagem!!!!!!

    Sou motociclista e moro há 10 anos na Região da Serra da Cantareira e sei que estes guardas ambientais são muito prestativos no combate ao crimes ambientais, pois integro o Conselho Distrital de Desenvolvimento Sustentável e Preservação do Meio Ambiente aqui desta Região e acompanho a luta diária destes profissionais.

    Todos os guardas ambientais estão de parabéns, bem como a nossa querida Best Riders por mais uma excelente Reportagem!!

    Abraços à todos!!

    Ricardo

    Responder
    • Muito legal!!!!

      Parabéns pela matéria!!!

      Responder
  35. GOSTARIA DE ELOGIAR OS GUARDAS (NILTON E ANDRE ), E O DEST. AMBIENTAL NORTE, PELA OTIMA APRESENTAÇÃO. TENHO MUITO ORGULHO DE TER SERVIDO COM ESTES GUERREIROS.PARABÉNS A TODOS OS GCM QUE PARTICIPARAM DESTE VIDEO, E AOS QUE SERVEM NA GUARDA AMBIENTAL. CONTINUEM LUTANDO SEM DESANIMAR, CADA VEZ MAIS ELEVANDO O NOME NA NOSSA GLORIOSA GUARDA CIVIL METROPOLITANA.

    SELVA !!!!!!!!!!

    Responder

Comentário Best Riders


+ 7 = dez