BMW 1200 GS Adventure – 2014 – Quem disse que Elefantes não Sabem Rodar?

2
1016

A família GS, referência no segmento Maxitrail, recebeu sua mais nova filha, a R 1200 GS Adventure, que se propõe a se dar bem nos terrenos on e off-road e garantir conforto para deslocamentos curtos ou longos.

Tradição e qualidade

Sem dúvidas, o modelo é um ícone do enduro mundial, E A BMW seguindo a tradição das GSs com seu motor boxer, agora com refrigeração mista ar/água. Segundo a BMW são 1.170cc , que geram 125 HP de potência e 12,5 kgf.m de torque.

Em relação à R 1200 GS, que utiliza o mesmo propulsor, o virabrequim do motor teve sua massa aumentada em 950 gramas e foi instalado um dispositivo (damper) para diminuir as vibrações, o que se mostrou bastante útil nos terrenos mais difíceis. O câmbio de seis velocidades oferece uma relação de marchas que proporciona conforto em viagens longas e agilidade em trechos urbanos ou fora de estrada.

bmw_1200_Gs_adv

Neste modelo, pela primeira vez na história, a BMW Motorrad posicionou o eixo-cardã na lateral esquerda da motocicleta. O objetivo é tornar a distribuição de peso mais neutra. O conjunto trabalha com chassi produzido em aço, o que torna a pilotagem, principalmente em terrenos off-road, mais segura.

O piloto tem à disposição cinco modos de condução: Standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Estes modos variam no que diz respeito a distribuição da potência do motor, a rigidez da suspensão semiativa e os sistemas ASC (Controle de Tração) e de freios ABS.

O curso das suspensões se manteve igual a do modelo anterior e a distância para o solo aumentou 15 mm em relação à R 1200 GS.

image007

Conforto e estética

Visualmente, a R 1200 GS Adventure também mostra ser uma estradeira. O spoiler frontal está alongado, o que, além de dar um aspecto imponente ao modelo, melhora a proteção contra o spray produzido pelo pneu dianteiro. O tanque de combustível agora conta com impressionantes 10 litros a mais de capacidade (ficando com 30 litros no total). O suporte para malas laterais evidencia o caráter da aventureira para viagens longas e serve como protetor do tanque de combustível. O motor também conta com novas barras de proteção.

image009

Na questão conforto, a BMW elevou o banco (que é ajustável), o para-brisa ficou maior (com melhor proteção contra detritos), possui pedaleiras tipo enduro, mais largas, e pedal do freio reforçado, com posição regulável. Os manetes do guidão também podem ter a altura reajustada.

image006

“Após o sucesso da R 1200 GS em 2013, estamos muito otimistas com o lançamento da Adventure. Esta é uma motocicleta com muita tecnologia embargada, design, potente e masculina. Além disso ela atende o cliente que transita pelos dois terrenos, on e off-road.” comentou Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

A R 1200 GS Adventure conta ainda com uma extensa gama de acessórios especiais e está disponível na rede de concessionárias BMW Motorrad a partir de R$ 87.900,00 nas cores Verde Oliva, Branco Alpino e Azul Metálico. O prazo de garantia é de 2 anos.

Resumão das principais características da BMW R 1200 GS Adventure:

*Baseada no mesmo projeto da R 1200 GS, com a tradicional motorização boxer de 125 cv de potência suspensão otimizada para a utilização em terrenos off-road e viagens longas.
*Visual GS Adventure imponente.
*Tanque de combustível maior – 30 litros.
*ABS e ASC como itens de série.
*Subquadro traseiro reforçado.
*Assento mais alto e ajustável
*Para-brisa alto.
*Pedaleiras enduro largas.
*Pedal do freio traseiro e câmbio ajustáveis e reforçados.
*Barras de proteção do motor e tanque de combustível .
*Suportes para malas laterais .
*Ampla gama de acessórios especiais.

image011

*Cinco modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro – além de add-ons do Enduro ABS and Enduro ASC para pilotagem off-road.
*Ajuste eletrônico da suspensão dianteira e traseira.
*Preparação para sistema de navegação.
*Computador de bordo.
*Cruise control.
*Farol Full-LED com luz de condução diurna incorporada.
*Luz de condução diurna em LED.
*Faróis auxiliares em LED.
*Piscas em LED.
*Controle de pressão dos pneus.
*Sistema de aquecimento das manoplas.
*Sistema de escapamento cromado.
*Ajuste de mapeamento do motor para combustível de baixa octanagem.
*Alarme anti-roubo.
*Pneus preparados para condução em terreno on e off-road.

O grande elefante alemão, em sua nova versão chega nas cores Verde Oliva, Branco Alpino e Azul Metálico.

Segue vídeo promocional da moto:

Este outro vídeo, a BMW mostra que a moto pode ser pilotada por qualquer pessoa, independentemente de sexo, tamanho e peso:

Conclusão

Prezados Best Riders, é uma moto que vale o quanto pesa e o quanto custa. Talvez a mais versátil da categoria, se dando bem na estrada, off-road, e com algumas restrições de tamanho no trânsito. É uma moto para amantes da marca germânica que tem “bala na agulha”. Vai ter muito motociclista “social” novo desfilando com sua GS Adventure pelas ruas da cidade e ano que vem trocar pelo modelo 2015 muito antes da primeira revisão por quilometragem.

Keep Riding.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


− 6 = três