Pilotagem Segura: Frenagem

Como falar em segurança sem falar em frenagem? Dicas valiosas do Instrutor George Alexandre trazem conscientização sobre pilotagem segura e a importância dos freios para a condução de motocicletas. Por: George Alexandre Instrutor da Brasil Riders Motorcycle University

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Frenagem – por uma pilotagem mais segura

O sistema de freio de uma motocicleta pode ser mecânico ou hidráulico, sendo este último mais eficiente pois necessita de menos força do piloto para que os freios sejam acionados.

Não se pode falar em segurança ao pilotar uma motocicleta sem abordar a frenagem. Frear uma motocicleta é bem diferente de frear um carro. O que seria frenagem para uma motocicleta?

As motos possuem diversas particularidades quando abordamos o tema frenagem. Os sistemas de freio para motos podem ser a disco ou a tambor, sendo o primeiro mais eficiente e com manutenção mais barata.

A maioria das motos hoje, utilizam freios hidráulicos, onde um pistão que empurra as pastilhas em direção ao disco é acionado toda vez que utilizamos o freio.

Vamos relembrar passo a passo o que ocorre quando acionamos o freio da motocicleta:

* Acionamos o manete ou o pedal do freio. O sistema de freio aciona as pinças que fazem com que as pastilhas pressionem os discos de freio (o mesmo acontece com o freio a tambor)
* Os discos de freio estão fixados nas rodas da motocicleta e quando as pastilhas tocam o disco é iniciada a redução da velocidade da roda.
* A redução da velocidade da roda faz com que o pneu acompanhe a redução de velocidade iniciando um atrito com o piso (na maioria das vezes asfáltico).

Quais as diferenças entre a frenagem em uma motocicleta e um carro?

Como vimos acima, o que difere para o veículo é o atrito entre o pneu e o solo. O carro possui 4 pneus enquanto a moto apenas dois. Logo de cara temos uma desvantagem que reflete diretamente na estabilidade do veículo durante a frenagem.

O freio com a maior responsabilidade é o freio dianteiro, pois quando acionamos o freio (dianteiro ou traseiro) da motocicleta, todo o peso da moto e do piloto + garupa é jogado para a frente, fazendo com que o pneu dianteiro receba a maior carga durante uma frenagem. Isso faz com que o pneu traseiro tenha sua área de contato com o solo reduzida, uma vez que todo o peso vai para a frente. Em situação de emergência é comum que a moto derrape, o que é menos provável em uma moto que possua freios ABS (sistema que evita o travamento das rodas durante uma frenagem). O ABS sem dúvida foi a tecnologia que mais beneficiou os motociclistas no quesito segurança.

Abaixo algumas dicas para uma frenagem eficiente e segura:

* O freio dianteiro só deve ser acionado quando a moto está em pé e o guidão reto.
* Uma das piores situações para um motociclista é precisar usar os freios em uma curva. Para evitar isso a velocidade para se fazer uma curva deve ser no máximo a velocidade que se consiga parar a moto completamente até onde sua visão da estrada é clara e limpa (sem obstáculos que escondam a curva (árvores, barrancos, montanhas).
* Em baixa velocidade quando está chegando ao seu destino para estacionar a motocicleta, utilize somente o freio traseiro. Assim terá mais estabilidade para manobrar a moto.
* Seja rigoroso com a manutenção dos itens que compõe o sistema de frenagem de uma motocicleta, incluindo os pneus, pastilhas de freio e óleo do sistema de freios.
* A calibragem correta dos pneus também contribui para uma frenagem eficiente e segura.
* Quando você entrar em uma curva e perceber que a velocidade é maior do que a curva permite, utilize – levemente – o freio traseiro para reduzir a velocidade e mantenha a moto inclinada para completar a curva, fixando seus olhos no ponto onde quer ir com segurança. Por exemplo: Ao fazer uma curva para a DIREITA em uma estrada e perceber que a velocidade está acima do adequado para aquela curva, acione levemente o freio traseiro, mantenha a moto inclinada para a direita (para continuar fazendo a curva) e fixe os olhos em algum ponto no acostamento da direita que esteja à sua frente. Nunca olhe para um veículo que venha na direção oposta. NUNCA.
* Em uma frenagem programada (não emergencial) utilize a redução de marchas para não sobrecarregar o sistema de freios.
* Em motos que não possuem o sistema de freios com ABS, em uma frenagem de emergência, a embreagem deve ser acionada somente quando a moto estiver parando. Antes disso o acionamento precoce da embreagem poderá facilitar a derrapagem do pneu traseiro.

Abaixo alguns itens de segurança que hoje fazem parte do sistema de freio de algumas Motocicletas:

ABS (Anti-lock Braking System) – Evita o travamento das rodas proporcionando uma frenagem mais segura e eficiente.
CBS (Combined Braking System) – O freio combinado é um sistema que aciona também o freio traseiro quando você acionar somente o dianteiro e vice versa. A força aplicada no freio que não foi acionado é sempre menor. Em alguns modelos de motocicletas, o freio combinado só é acionado com velocidade acima de 40km/h.

Os sistemas ABS e CBS são independentes, ou seja, não é preciso ter ABS para ter o CBS e vice versa.

Segundo pesquisa realizada pelo IIHS – Insurance Institute for Highway Security dos Estados Unidos, a taxa de acidentes fatais com motocicletas é 31% menor para as motos equipadas com o sistema de freios ABS do que com os mesmos modelos sem ABS.

Lembrando que nos Estados Unidos o ABS não é obrigatório para motocicletas. Na Europa o ABS é obrigatório para motocicletas fabricadas a partir de 2016. Já no Brasil, a RESOLUÇÃO Nº 509, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014, determina que todas as motocicletas possuam freio ABS a partir de Janeiro de 2019, sendo que em motos abaixo de 300 cilindradas o ABS poderá ser instalado em apenas uma das rodas.

Fonte Pesquisa: https://www.iihs.org

Sobre George Alexandre

O Instrutor da Brasil Riders®, George Alexandre, nasceu na cidade de São Paulo no ano de 1967. Sua primeira motocicleta foi uma Suzuki Savage 650 cilindradas ano 1998. Foi daí que surgiu a paixão pelo Motociclismo, paixão essa que parece não ter fim. Em 2014, iniciou sua trajetória para se tornar um instrutor e descobriu que para isso, não basta a paixão pelo motociclismo, é preciso ter amor por ensinar e aprender.

George é Instrutor de Trânsito certificado pelo DETRAN e membro da SMRA (Skilled Motorcycle Riders Association) desde 2016. A SMRA foi criada por pilotos que tem paixão pelo motociclismo e seus membros acreditam que uma pilotagem defensiva e segura só acontece quando se conhece muito bem sua motocicleta e seus limites, não de velocidade mais de habilidade. Para isso treinam e promovem treinamentos gratuitos, várias horas por ano. A habilidade para desviar, parar e virar rapidamente – treinada em estacionamentos – são fundamentais para criar instintos que ajudaram nos cenários da vida real que encontramos nas estradas e ruas todos os dias.

Para mais informações: http://skilledmotorcycleridersassociation.com

George dedica parte do seu tempo para auxiliar Policiais da Guarda Civil e Militares a desenvolverem suas habilidades de pilotagem, tornando seu trabalho de patrulhamento mais eficiente e seguro, contribuindo para que os mesmos fossem mais eficientes em momentos de extrema dificuldade enquanto trabalham para proteger a população como sempre fazem todos os dias.

O Instrutor George Alexandre participou e continua participando de competições (Motrocycle Skills Competitions) nos Estados Unidos, sendo que em 2018 participou das competições abaixo:

* Gulf Coast Police Motorcycle Challenge (Baton Rouge – Louisiana – USA) – March 2018
* Spring Classic Police Motorcycle Training and Skills Competition (Grand Prairie – Texas – USA) – April 2018
* ​Caffeine & Gasoline Civilian Rodeo (Maverick Harley Davidson – Texas – USA) – May 2018 – 2º colocado
* Harley Davidson 115th Anniversary Police Training & Competition – Milwaukee – USA – Agosto 2018
​* Back The Blue Motorcycle Rodeo 2018 – Fort Worth – Texas – USA – Outubro 2018

Próximas competições nos Estados Unidos que o Instrutor George participará:​​

– Gulf Coast Police Motorcycle Challenge (Baton Rouge – Louisiana – USA) – March 2019
– Spring Classic Police Motorcycle Training and Skills Competition (Grand Prairie – Texas – USA) – April 2019

Cursos de reciclagem e aperfeiçoamento os quais o Instrutor George Alexandre participou nos últimos anos:

Nos Estados Unidos:

1. Pro Rider Advanced Class – 8 horas (Setembro 2015) – Pennsylvania/USA
2. RPR Training – Police / Expert Civilian Motor School Training – 80 horas / 2 semanas (Agosto 2016) – Florida/USA
3. Motorcycle Safety Foundation – Specialized (Especialização) – 8 horas (Outubro 2017) – Texas/USA

No Brasil:

1. ​Curso Instrutor de Trânsito DETRAN / SP – 180 horas (Fevereiro 2018) – São Paulo SP
2. Curso Diretor Geral de Centro de Formação de Condutores DETRAN / SP – 40 horas (Fevereiro 2018) – São Paulo SP
3. ​Curso de Pilotagem Segura – CET – 16 horas (Setembro 2014) – São Paulo SP
4. Palestra Pilotagem Segura – Porto Seguro (Agosto 2014) – São Paulo SP
5. Curso de Pilotagem Defensiva – Carlos Amaral Motorcycle Training – 8 horas (Janeiro 2012) – São Paulo SP

Ver todos os certificados

No Brasil, a BRASIL RIDERS® ensinou em 2018, 129 alunos do Curso NEW RIDER e 78 Pilotos das forças de segurança do Estado de São Paulo, que utilizam motocicletas no dia a dia para a fiscalização das leis e patrulhamento.

Para os membros das forças de segurança, todos os treinamentos foram gratuitos.

​São mais de 150 horas de treinamento realizados por George Alexandre, todo ano nos Estados Unidos e no Brasil. Estes treinos visam desenvolver novas técnicas a serem aplicadas no desenvolvimento de pilotos Brasileiros, aumentando suas habilidades e objetivando a redução no número de acidentes.

Sobre a Brasil Riders®

Criada em Novembro de 2015, a Brasil Riders® Motorcycle University se dedica ao desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento dos motociclistas em manobras com sua moto e segurança no trânsito urbano e nas estradas. As técnicas e instruções são fornecidas por profissionais capacitados nos Estados Unidos e que possuem vasta experiência, conhecimento e habilidades.

Vamos ajudar o aluno a desenvolver a confiança e habilidade para conduzir sua motocicleta com segurança no dia a dia ou nos passeios de final de semana e viagens. Oferecemos cursos que variam desde o nível mais básico de pilotagem até avançados. Nossos instrutores treinam várias horas por ano, além de participar de seminários nacionais e internacionais com foco em segurança no trânsito.

Site: www.brasilriders.com.br

Facebook: www.facebook.com/BrasilRiders

Instagram: @BRASILRIDERS

Canal Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UC4bGbMGFC-iDvRKm8vkqUTw/videos?view_as=subscriber

Videos: https://www.youtube.com/watch?v=pooytB5uiBw
https://www.youtube.com/watch?v=w9FhWqx7-PY

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