Muitos me perguntam qual a velocidade correta para fazer curva com uma motocicleta na estrada. Difícil precisar isso e mesmo que fosse possível, ninguém vai fazer uma curva olhando para o velocímetro da moto para manter a velocidade. A melhor resposta que tenho para esta pergunta é a que aprendi em meu primeiro curso de pilotagem no Brasil ministrado pelo Instrutor Tite Simões: ‘’A velocidade correta para se fazer uma curva é aquela que você consegue parar sua motocicleta até aonde você consegue enxergar na curva”.
O que fazer se um piloto entra na curva com sua motocicleta e percebe que sua velocidade é maior do que deveria para fazer a curva?
Neste caso – velocidade maior do que a curva permite – o que se deve fazer é parar de acelerar (parece óbvio mas vale a pena lembrar) e pressionar levemente o freio traseiro, mantendo a moto inclinada para que seja corrigido o traçado (moto só faz curva inclinada, portanto, ‘’levar’’ a moto para a posição vertical não é uma solução para continuar fazendo a curva). Assim que a moto estiver segura e com a velocidade adequada dentro da faixa de rodagem da pista, retome levemente a aceleração.
Outra ação que vai ajudar o piloto a retomar a curva com segurança é fixar o olhar em um ponto que vai levar a moto para a correção da trajetória dentro da curva. Se a curva é para a esquerda, a faixa central é um bom ponto para fixar os olhos e se a curva for para a direita, buscar algo que esteja no acostamento ou próximo dele poderá ajudar, por exemplo: Uma placa de trânsito, um arbusto ou até uma árvore.
Nunca utilize o freio dianteiro com a moto inclinada e o guidão virado. Isso pode fazer com que o pneu dianteiro da moto derrape resultando em queda da motocicleta (este caso é mais comum em motos sem ABS) ou pode fazer também com que a moto levante (saindo da inclinação e indo para a posição vertical), pois é quase impossível manter a inclinação da moto em uma curva com o freio da frente acionado. Neste último caso, se a curva for para a direita, a moto sairá da pista para o acostamento e para o barranco e se a curva for para a esquerda e o piloto acionar o freio dianteiro, a moto vai invadir a pista contrária, ambas situações com grande potencial de acidente. Agora, vamos supor que no meio da curva o piloto se depare com a pista bloqueada, por qualquer motivo (acidente ou qualquer outra coisa que esteja no traçado da moto na curva). Neste caso o piloto deve buscar uma passagem segura para a motocicleta, fixar o olhar neste ponto de passagem e seguir com a menor velocidade possível. Caso a estrada esteja totalmente bloqueada o piloto deve levantar a moto (parar de fazer a curva com a moto inclinada), endireitar o guidão (deixando o guidão reto) e acionar os dois freios (dianteiro e traseiro), apertando a embreagem somente quando a moto estiver próxima de parar .
Muitos pilotos têm dúvidas quanto o que fazer com o guidão em uma curva. Virar o guidão para que lado? Motocicletas fazem curva quando estão inclinadas. A posição do guidão varia dependendo da velocidade: em alta velocidade o guidão vira levemente para o lado contrário da curva (contra esterço) e quanto menor a velocidade, mais o guidão vira para o mesmo lado da curva :
Alta velocidade (contra-esterço) Média velocidade (guidão reto ou virado levemente para o mesmo lado da curva) Baixa velocidade (guidão virado para o mesmo lado da curva)
Vamos agora falar da postura do piloto quando estamos fazendo uma curva na estrada. Diferente do que alguns pensam, para se fazer uma curva na estrada com segurança, não é preciso inclinar o corpo do piloto para o lado da curva (inclinando o corpo mais do que a moto) como vemos os pilotos de MotoGP fazendo durante as corridas. Se você fizer isso, a moto vai fechar demais a curva (a não ser que você esteja em uma velocidade igual a dos pilotos de MotoGP durante uma corrida). Esta não é uma técnica segura se aplicada em estradas. Já que tocamos neste assunto (MotoGP), por que os pilotos de corrida de motocicleta inclinam o corpo mais do que inclinam a moto e para o mesmo lado? Para responder isso precisamos relembrar nossas aulas de física na escola (efeito giroscópico). No caso do MotoGP, o efeito giroscópico vai empurrar a moto para cima, pois a velocidade da roda é bastante alta. Para evitar que a moto levante e pare de fazer a curva, o piloto utiliza o peso do próprio corpo para manter a moto inclinada e continuar fazendo a curva na maior velocidade possível. Para entender melhor (ou não) o efeito giroscópico, sugiro assistirem esta vídeo aula no Youtube:
Para nós pilotos comuns (ou nem tão comuns), podemos inclinar o corpo também, porém não devemos inclinar mais do que a inclinação da motocicleta. Quanto maior a velocidade, maior a inclinação do corpo (sem ultrapassar a inclinação da motocicleta) .
Agora: quando a curva for de baixa velocidade o corpo deve continuar ereto (90º em relação ao solo). Esta postura fará com que o peso do corpo haja empurrando as rodas da motocicleta em direção ao solo, gerando mais atrito e menor risco de derrapagem. Isso posto, podemos concluir que quanto maior a inclinação do corpo temos menos pressão sobre as rodas, o que pode reduzir a aderência dos pneus com o asfalto (já que não usamos pneus de corrida).
CURVAS – Lembretes e dicas importantes:
1 – A velocidade máxima para se fazer uma curva é aquela com a qual conseguiremos parar a moto completamente até aonde estamos enxergando
2 – Nunca utilize o freio dianteiro para reduzir a velocidade em uma curva
3 – O corpo do piloto não deve estar mais inclinado do que a moto.
4 – Quanto mais fechada a curva, mais baixa será a velocidade e menor a inclinação do corpo.
Sobre a Brasil Riders®
Criada em Novembro de 2015, a Brasil Riders® Motorcycle University se dedica ao desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento dos motociclistas em manobras com sua moto e segurança no trânsito urbano e nas estradas. As técnicas e instruções são fornecidas por profissionais capacitados nos Estados Unidos e que possuem vasta experiência, conhecimento e habilidades.
Vamos ajudar o aluno a desenvolver a confiança e habilidade para conduzir sua motocicleta com segurança no dia a dia ou nos passeios de final de semana e viagens. Oferecemos cursos que variam desde o nível mais básico de pilotagem até avançados. Nossos instrutores treinam várias horas por ano, além de participar de seminários nacionais e internacionais com foco em segurança no trânsito.
Site: www.brasilriders.com.br
Facebook: www.facebook.com/BrasilRiders
Instagram: @BRASILRIDERS