Os Capacetes do Sr. Rossi

5
1498
capacete valentino rossi

Que Valentino Rossi deixou seu nome na história da moto velocidade todos sabemos, até uma criança de 10 anos sabe. Mas ícones com a estrela de Mr. Rossi não somente marcam o motociclismo como piloto, mas também deixam pegadas em outros campos relacionados. O que eles tocam quase que vira ouro.  Empresas como Apple, e Steve Jobs são bons exemplos. E no motociclismo não é diferente, os capacete que Doc Valentino vestiu desde 2002 na MotoGP até os dias de hoje ficaram famosos e viraram até mesmo itens de colecionadores.

Os Capacetes do Sr. Rossi

Relacionei aqui somente os capacetes que Valentino usou na MotoGP, os anteriores ficam para uma próxima oportunidade. Combinado? Então, caros Best Riders, preparem um aperitivo, reclinem a poltrona e apreciem os modelos de “cascos” de Mr. Valentino Rossi, o Doctor:

Ano de 2002

capacete valentino rossi

AGV Rossi Suzuka 2002

capacete valentino rossi

Rossi começou a temporada de 2002 da MotoGP com uma Pole Position acompanhada de uma vitória no Japão em sua Honda RC211V. Nesta corrida, ele vestiu este novo grafismo que juntava referências de seus capacetes anteriores, e como sempre, apresentava uma imagem do sol e da lua como figuras dominantes.

AGV Mugello 2002 Helmet (Graziano Tribute)

capacete valentino rossi

Mr. Rossi foi a Mugello em 2002 com um grafismo muito pessoal. O design do capacete foi criado a partir das cores que seu pai, Graziano, utilizava quando corria de motocicleta. Outra interpretação levava a crer que era uma homenagem a Itália. Também era um tributo às coisas que Valentino amava representadas na base do capacete.

Ano de 2003

capacete valentino rossi

AGV 2003 Official Rossi (VR46)

capacete valentino rossi

O capacete oficial do Valentino em 2003 foi um dos que mais duraram com o grafismo intocado durante a carreira de Rossi. Em uma espécie de desenho estilizado (“cartoon style”) era apresentados o sol e a lua, desenhos que, de uma forma ou outra, aparecem com freqüencia nos equipamentos de Rossi.

AGV ‘Peace’ Helmet (Barry Sheene Tribute)

capacete valentino rossi

O arco-iris de Rossi, foi desenhado em seu capacete usado na últimas sessões de treinamento no autódromo da Catalunia, antes da temporada de 2003 iniciar e contém algumas mensagens escondidas no meio do desenho desenvolvido pelo Aldo Drudi, designer favorito de Rossi. A palavra PACE (paz em italiano) colocava a posição política de Rossi contra a guerra do Iraque, e o “7” aparecia fazendo referência a Barry Sheene que havia morrido de câncer antes do início dos treinos.

AGV Mugello 2003

capacete valentino rossi

Outro capacete projetado e desenhado para Mugello. Azul profundo fazia base para texto “ROSSI” em branco, o número “46” atrás, e a bandeira italiana atravessando o capacete no meio trouxe sorte a Valentino em 2003 na batalha com Sete Gibernau. Trazia também as quase onipresentes figuras do sol e da lua nas laterais. Terminou a corrida em primeiro.

AGV Austin Powers / Flower Power (Valencia 2003)

capacete valentino rossi

A última corrida de Rossi na Honda foi marcada por este grafismo colorido e floral que se estendia para a moto toda. A ideia em si foi fruto de uma competição que a Repsol e o próprio Rossi criaram para que designers desenhassem o capacete. O sol e a lua estava logo abaixo da viseira. Rossi terminou em primeiro e subiu no palco com uma peruca preta estilo “Black Power” representando os anos 60.

Ano de 2004

capacete valentino rossi

AGV 2004 Official Rossi (VR46)

capacete valentino rossi
Para iniciar 2004, Rossi trouxe de 2003 seu capacete oficial e assim foi o primeiro capacete usado ao pilotar uma Yamaha. Venceu oito corridas o que era considerado extremamente improvável em uma então chamada moto azarona (Yamaha YZR-M1). Este  ano ele não só consagrou a Yamaha como foi campeão do mundo novamente.

AGV ‘Wooden’ (Mugello 2004)

capacete valentino rossi

Em 2004, pela primeira vez Rossi correu em Mugello em uma Yamaha. Ele havia vencido a primeira corrida da temporada, mas antes desta corrida, havia ficado na quarta posição do campeonato. Para se divertir com os resultados ruins das corridas anteriores, Valentino correu com um capacete com o grafismo chamado por Drudi de “wood graphic”, algo como grafismo de madeira, que remete a uma tradição italiana na qual o quarto lugar recebe uma medalha de madeira. A imagem da medalha aparecia acima da viseira. Terminou a corrida em primeiro.

AGV ‘Che Spettacolo!’ (Australia 2004)

capacete valentino rossi
Rossi obteve seu sexto campeonato mundial e o primeiro com a Yamaha em 2004 nas Ilha Phillip (Australia), celebrando a vitória com um capacete customizado na volta após a bandeirada. O capacete é totalmente branco e tinha os dizeres “Che Spettacolo” (“O cara especial”) em volta.

AGV Sepang Winter Test (‘Cleaning-Up’)

capacete valentino rossi
Valentino iniciou os testes de sua nova Yamaha com Colin Edwards em Novembro de 2004, e apareceu usando este novo capacete com um grafismo parecido a um famoso sabão em pó (Tide) que significava que ele havia “limpado” (“cleaning-up”) tudo, ou seja, vencido todos os títulos possíveis disponíveis naquele esporte (125cc, 250cc, 500cc, and now MotoGP). No lugar da marca, lia-se o nome “Rossi” A própria Procter and Gamble, empresa do sabão em pó pediu para que ele parasse de usar este grafismo.

Ano de 2005

capacete valentino rossi

AGV ‘The Doctor’ or ‘Il Laureato’ (2005 Mugello)

capacete valentino rossi

Aqui temos outro clássico de Drudi, mais um clássico de Mugello. Este capacete foi criado para celebrar a menção de doutorado que a univerdidade local de Mugello conferiu a Rossi, fazendo o rapaz legitimamente “The Doctor”.

Yamaha 50th Anniversary (Laguna Seca 2005)

capacete valentino rossi

Valentino e seu parceiro Colin Edwards correram com grafismos muito especiais em Laguna Seca em 2005 para celebrar os 50 anos de aniversário da Yamaha. A pintura foi baseada em um clássico usado pelo lendário Kenny Roberts nos anos 70.

MotoGP World Champion – ’7′ (Sepang 2005)

capacete valentino rossi
Rossi ganhou seu sétimo título mundial no GP da Malasia em 25 de setembro de 2005. Ele celebrou de forma característica, acima das expectativas após a corrida. A performance envolvia sete anões, membros de seu fã clube, cada um representando um ano que ele foi campeão, e uma senhorita vestida de branca de neve. Seu  capacete branco trazia o número 7 em negrito no topo.

AGV Rossi White Zoo (Valencia 2005)

capacete valentino rossi
O capacete AGV entitulado “White Zoo”foi vestido na volta final do GP de Valência de 2005. O capacete animais exóticos como se estivessem em um zoológico com uma  enorme fênix voando em direção ao sol.

AGV – Teste de Inverno (Ilha Philip)

capacete valentino rossi
O time da Yamaha Gauloises enviou este capacete para Australia no fechamento da temporada vitoriosa de Rossi. Foi outra peça característica com o sol e a lua presentes no desenho.

Ano de 2006

capacete valentino rossi

AGV “7 Shots” Testing (Malaysia)

capacete valentino rossi

Mr. Valentino apareceu para os testes de inverno com com um simples desenho em seu capacete, um enorme número “46” dominandoa frente e os lados do equipamento, com sete furos de bala (desenhos) no topo.

AGV Gothic (Yellow)

capacete valentino rossi

Drudi projetou este então chamado Gothic (Gótico), que foi um grafismo recorrente nos anos de 2006 e 2007 com variações de cores. Rossi correu mais vezes com a versão em amarelo em 2007, sempre com o famoso sol amarelo no fundo preto, e lua preta no fundo amarelo, mas este modelo foi usado algumas vezes em 2006.

AGV Gothic (Black)

capacete valentino rossi

Esta é uma variação ao anterior – Gótico amarelo, mostrando os mesmos desenhos, mas revelando um sol branco em um fundo preto e uma lua preta.

AGV Rossi Mugello – Milo Manara

capacete valentino rossi

Este é um capacete bem interessante, e foi usado em Mugello em 2006 e se tornou o queridinho dos fãs do dia para a noite. Rossi chamou Milo Manara, um artista italiano famoso conhecido pelas suas histórias em quadrinhos e Graphic Novels para criar uma tira de desenho baseado no próprio Rossi, claro que no estilo característico de Manara.

Ano de 2007

capacete valentino rossi

AGV Sword – Jerez Test (2006/2007)

capacete valentino rossi

Rossi iniciou os teste para a temporada de 2007 com um desenho customizado que apresentava uma espada no topo. Este grafismo também se estendia pela sua moto e a espada desenhada representava uma mensagem: Representava o Rei Arthur e a espada Excalibur, dizendo que estava pronto para a batalha após a temporada de teste de inverno.

AGV Gothic (Yellow)

capacete valentino rossi
Novamente Drudi desenhou um capacete da linha “Gothic” (gótica) recorrente em 2006 e 2007 com variações de cores. Um desenho de linhas simples,e precisas. Rossi usou inicialmente este modelo em amarelo e preto em 2007.

AGV Rossi Assen

capacete valentino rossi

O time Yamaha correu em Assen inspirada em uma pintura que celebrava o lançamento do famoso carro “500” da Fiat (lançado anos atrás no Brasil). O capacete de Valentino trazia no topo um LP antigo e uma figura de Rossi tocando guitarra usando um corte de cabelo dos anos 50.

AGV Heart  – Mugello

capacete valentino rossi

Aldo Drudi também desenhou o famoso coração para a corrida de Mugello na temporada de 2007. O coração era para homenagear os fãs e a imprensa italiana. Rossi havia vencido seu sexto GP consecutivo em Mugello no ano anterior (2006).

AGV Rossi GP Tech Dreamtime

capacete valentino rossi
Nota do colunista: Este eu tenho! O AGV Tech Dream Time primeiro apareceu no na Ilha Philip na Australia. O capacete é inspirado na arte dos antigos Arborígenes (nativos da Austrália), Claro que este modelo saiu da prancheta de Aldo Drudi.

Ano de 2008

capacete valentino rossi

Jerez Test “Aniversário”

capacete valentino rossi

Rossi celebrou seu aniversário com uma surpresa que Aldo Drudi preparou e que ele usou durante a pré-temporada de testes em Jerez. Esta fase também marcou a primeira temporada inteira com pneus da Brisgestone.

AGV GP-Tech Rossi Double Take (My Face) Mugello

capacete valentino rossi

O polêmico capacete AGV GP-Tech “Double Take, também conhecido por “Meu Rosto” (My Face) foi desenhado por Drudi e usado em 2008 no GP de Mugello. Valentino ganhou seu sétimo GP de Mugello consecutivo em 2008, mas seu capacete foi o assunto mais comentado e criticado naquele final de semana entre fãs e repórteres. Este capacete também foi produziu em série pela AGV para venda no varejo (verifique na sua loja favorita).

AGV Football Azzurri Catalunya

capacete valentino rossi

Valentino prestou uma homenagem ao time italiano de futebol no Grande Prêmio Cinzano da Catalunia em 2008. Os italianos estavam competindo no campeonato italiano de futebol e a moto do Doc trazia também uma pintura característica, e o “46” da moto foram modificados para parecer os mesmos da camisa do time italiano.

AGV GP Tech Rossi Helmet 5 Continents

capacete valentino rossi

O AGV GP-Tech “5 Continents” de Aldo Drudi foi o que Rossi usou basicamente em toda temporada de 2008. O desenho é uma evolução a marca registrada de Rossi, baseado na lua e no sol, onde cada raio de sol representa um dos diferentes continentes nos quais a MotoGP tem corridas.

AGV GP-Tech Misano 2008

capacete valentino rossi
Este capacete foi usado em Misano na temporada de 2008 para celebrar sua corrida “em casa” e trazia uma casa estilizada como um desenho de cartoon rodeada por objetos familiares de Rossi, incluindo seu cachorro Bulldog Guido. Misano foi emblemático para Rossi, onde ele ganhou seu 68o. GP igualando o seu compatriota Giacomo Agostini.

AGV Rossi GP Tech Dreamtime

capacete valentino rossi

O primeiro Dreamtime apareceu em 2007 em sessões de testes na Australia. Entretanto o capacete foi vestido por Rossi na sua campanha de 2008 na MotoGP. Como disse antes, o desenho do capacete se inspira na arte Arborígena antiga.

AGV Celebr-8

capacete valentino rossi

O “Celebr-8” foi desenhado para celebrar a vitória de seu oitavo título mundial. Este modelo não foi feito para ser usado em qualquer corrida mas foi muito vestido por Rossi nas sessões de treinamento em 2008 e 2009. Em fevereiro de 2009, Rossi também usou este mesmo modelo, só que em amarelo.

Ano de 2009

capacete valentino rossi

AGV Celebr-8  (Yellow)

capacete valentino rossi

O capacete original deste design foi usado no final da temporada de 2008 para comemorar o seu oitavo título. Em 2009 Rossi começou o ano usando a versão amarela do mesmo desenho.

AGV GP Tech Rossi “5 Continents”

capacete valentino rossi

Rossi trouxe de 2008 alguns modelos. O Celebr-8 foi um deles, e o “5 Continents” foi outro que foi usado vastamente na temporada de 2009. O design é uma variação belíssima da marca registrada de Rossi: o sol e a lua.

AGV Rossi Mugello (‘Hands’)

capacete valentino rossi

Como sempre, Valentino criou um novo capacete para Mugello. Em 2009 um desenho com as mãos de Rossi foram desenhadas nas laterais do capacete, como se Rossi estivesse segurando sua cabeça com as luvas. Um desenho de cartoon na parte de anterior, mostra um Bulldog (provavelmente seu cachorro Guido) em pose similar.

 AGV Rossi ‘Donkey’, Misano

capacete valentino rossi

Rossi chegou em seu GP de Misano “em casa” com um capacete totalmente inesperado. A face do burro do Shrek foi pintado no capacete, e as palavras “The Donkey” na parte de trás. Este grafismo foi elaborado para dar risada de si mesmo depois de um acidente no GP de Indianápolis na semana anterior, quando viu sua vantagem de 50 pontos se reduzir a metade pelo seu parceiro de escuderia Jorge Lorenzo.

AGV Rossi World Champion ‘Chicken’, Sepang

capacete valentino rossi

Valentino conseguiu seu nono título mundial no GP da Malasia, chegando em quarta posição na corrida. Rossi comemorou com um novo design, que mostrava uma galinha botando um ovo. O capacete foi baseado em um dito popular italiano: “galinha velha faz uma boa sopa, mas não serve para botar ovos”.

Ano de 2010

capacete valentino rossi

AGV GP Tech Rossi Helmet 5 Continents

capacete valentino rossi

O “5 Continents” foi usado por Rossi desde 2008 e novamente ele usou na temporada de 2010.

Rossi’s Mugello “Jolly Joker”

capacete valentino rossi

O capacete “Jolly Joker” foi o primeiro customizado que Rossi usou em 2010. O capacete foi visto apenas em poucos momentos nas pistas, pois Rossi sofreu um acidente, quebrando uma perna, e o deixou fora das próximas quatro corridas. Do jeito que era supersticioso, nunca mais usou, e duvido que venha a usar tal grafismo em toda sua futura carreira.

Rossi’s Laguna Seca

capacete valentino rossi

O time Fiat Yamaha prepararam uma pintura especial para marcar o lançamento do Fiat 500 nos Estados Unidos, e ambos, Rossi e Lorenzo tinham 500 fotos de fãs na carenagem de suas motos M1 da Yamaha. Valentino foi além e aproveitou para criar um capacete com os rostos das pessoas mais importantes para ele.

Rossi’s Misano “Clock / Time To Wake Up”

capacete valentino rossi

Como de costume, Rossi usou outro capacete especialmente desenhado para Misano. O desenho do equipamento tinha um despertador e os ponteiros eram adesivos que variavam a posição mostrando o tempo de qualificação e da prova. O despertador era algo que supunha ao próprio Valentino que ele tinha que acordar e começar a ganhar provas e marcar pontos novamente.

Rossi’s Valencia Test ‘?’

capacete valentino rossi

Menos de 48 horas depois da corrida final da temporada de 2010 Valentino Rossi estava de volta a pista em seu primeiro teste oficial como piloto da Ducati. Este teste foi muito antecipado e todos queriam saber como Rossi se sairia com as motos Ducati. Valentino usou um capacete especial para a ocasião. Um modelo bem básico, porém com um misterioso “?” estampado no topo. Resultado do teste: dia 1: 8o. / dia 2: 15o.

Ano de 2011

capacete valentino rossi

Valentino Rossi ‘Elements’

capacete valentino rossi

Rossi iniciou sua primeira temporada a bordo de uma Ducati com um novo modelo também criado por Aldo Drudi. Este capacete veio a ser conhecido por “Elements” e apresentava um design que misturava o sol e a lua com os quatro elementos: Fogo, Terra, Água e Vento.

Valentino Rossi Occhio (‘The Eye’)

capacete valentino rossi

O “Olho” (The Eye) foi desenhado especialmente para sua corrida em Mugello.Rossi sempre trazia para o GP da Itália um modelo inédito e “O Olho” tinha um significado especial. O ano anterior em Mugello, Rossi havia sofrido o seu pior acidente em toda a sua carreira, quebrando uma perna. “O Olho” indicava que Rossi estava observando muito bem a pista para evitar novos acidentes.

Valentino Rossi ‘WTF’

capacete valentino rossi

O capacete “WTF” foi desenhado para a corrida de Rossi em sua “casa” em Misano. Desta vez o desenho realmente mostrava como estava seu estado de espírito trazendo sobre o fundo amarelo brilhante um balão de histórias em quadrinhos com xingamentos e acronimos mostrando toda a frustração de Rossi nesta temporada com a Ducati. A propósito, WTF = What a Fuck?, em português claro: Que porra é esta!?

Valentino Rossi’s Marco Simoncelli Tribute – Valencia

capacete valentino rossi

Este foi o design que nenhum fã de corrida gostaria de ver, mas Aldo Drudi e Valentino Rossi criaram este modelo para homenagear Marco Simoncelli e foi usado na corrida final da temporada de 2011. Simoncelli perdeu sua vida em Sepang duas semanas antes do GP de Valencia depois de colidir com Colin Edwards e Valentino Rossi. Este grafismo misturava o design do capacete de Simoncelli e referências de grafismos de Rossi.

Ano de 2012

capacete valentino rossi

Valentino Rossi Sepang AGV Prototype

capacete valentino rossi

No primeiro teste oficial da MotoGP em 2012, Rossi revelou seu novo capacete usado no primeiro dia de treino. Praticamente não havia desenhos, apenas pequenas referências e o número 46 em um fundo totalmente preto. Possuía também um formato novo da AGV. Este equipamento em fibra de carbono foi usado apenas no início do primeiro dia de treinos, e foi trocado por Rossi pelo capacete em homenagem a Marco Simoncelli no resto do treino todo.

Valentino Rossi’s Marco Simoncelli Tribute (Sepang 2012)

capacete valentino rossi

Valentino disse que usaria este modelo em todos os treinos de pré-temporada.
Pois, é! Se você chegou até o final desde texto, é porque é fã de Valentino Rossi e tem bom gosto em relação a capacetes. Saiba que muitos modelos estão a venda nas boas casas e sites do ramo!

Keep Riding!

5 COMENTÁRIOS

  1. Excelente esta matéria,comprei um agv 5 continentes e não sabia quando VR havia usado, agora sei,parabéns pela dedicação em procurar todo este acervo sobre o DR. valentino!! Valeu?

  2. Ei cara:
    Deveras interessante, apesar de eu não gostar muito de capacete, sou do tempo do ridículo piniquinho, ou até mesmo estilo Ziraldo “menino maluquinho”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× 6 = quarenta dois