O que acontecerá na Ilha de Man não ficará na Ilha de Man

16
1888
ilha de man 2013 Ivan Lintin S12P_40123

Muito bem, senhores e senhoras, vocês perceberão que a Ilha de Man vai se tornando um assunto corriqueiro aqui no Best Riders, e isso tem um motivo. O Best Riders estará oficialmente cobrindo o evento in-loco, ou seja, no Reino Unido, mais especificamente na Ilha de Man no final de maio, início de junho em um dos eventos mais audaciosos, perigosos e desejados por todos os pilotos: o Tourist Trophy.

Todos os dias do evento vocês poderão se deleitar com textos, imagens e relatos deste que vos escreve. Sempre com informações quentes,  cultura, humor, e claro muita, muuuuuita motocicleta!

Você não precisa ir para a Ilha de Man, nós iremos e você acompanhará no conforto de sua banda larga tudo o que acontece na pequena ilha da Irlanda.

Para começarmos a conversar seriamente sobre este tema, proponho um vôo geral sobre o evento para aquecermos os motores.

Fotos: Divulgação

O que acontecerá na Ilha de Man não ficará na Ilha de Man

Para começo de conversa, vamos combinar que não existe nada no nosso planetinha azul como as corridas na Ilha de Man. São corridas que por depoimentos dos próprios pilotos, não são contra os outros corredores, mas sim contra pista. Para entender melhor, a corrida se dá nas ruas e estradas da Ilha. Imagine uma cidadezinha européia antiga, com ruas mal pavimentadas, lombadas, paredes de pedra, postes de iluminação e milhares de pessoas assistindo na beirada da rua. Agora coloque dezenas de motos preparadas correndo, muitas vezes, acima dos 350km/h. É isso! O circuito (imagem) tem mais de 60km e mistura trechos de cidade e campo. Na corrida mais longa da Ilha de Man, os pilotos fazem 6 voltas de tirar o fôlego e muitas vezes a vida.

Repito, que não existe nada no mundo igual. O destemido Valentino Rossi mesmo já deu vários depoimentos dizendo que ele admira a bravura, concentração e habilidade destes pilotos que correm na Ilha de Man, e que aquilo não é para ele, e, olha, para o Mr. Rossi dar um depoimento desses, considerando seu ego e nome, é para se escutar ou ler com cuidado.

Uma dos principais pilotos, o Martin, que já bateu vários recordes na pista diz: “bem, se você não tem muita concentração, coragem, ou tem muito medo de se acidentar… well, então fique em casa cuidando do seu jardim e dos seus gatos e deixe este trabalho para nós!”. O prêmio, muitas vezes é a vida de volta.

ilha de man 2013ilha de man 2013

Mas como tal evento é permitido? Há muita fumaça nesta questão, mas para fazer pequena uma longa história, a ilha pertence ao Reino Unido, mais espeficamente à Irlanda, porém segue uma “legislação” própria, que data de muito tempo, quando o modo mais rápido de transporte eram as bicicletas. Ah! E a rainha é “dona” da ilha, e teoricamente “(não) manda prender e manda soltar” naquele pequeno espaço. Conveniente? Siiiim, mas ninguém mexe nisso e ponto. Já faz parte da cultura. Se fosse fazer uma comparação distante, são como as terríveis (minha opinião) touradas da Espanha, todo mundo fala em respeito, direitos dos animais, mas… Cruel Cultura (minha opinião novamente).

A corrida existe a mais de 100 anos, e nada mudou, no início, rodar a 60km/h já era algo absurdoHoje, 350km/h parece coisa sobrenatural! É uma semana de treinos e outra de várias corridas. Os ganhadores tem seus nomes inscritos no olímpo imortal da Ilha, e são respeitados como semideuses. Os turistas, nos dias entre corridas, podem também aproveitar o fantástico clima e paisagem da ilha (veja as fotos). E claro, sendo um circuito de rua, nem é preciso comprar ingresso. Dá para assistir de quase qualquer lugar, exceto de algumas áreas muito perigosas, como esquina de ruas da cidade (Wow) e saídas de curvas de altíssima velocidade, que por várias vezes passam pilotos literalmente voadores.

Quanto custa? Varia da experiência que o vivente quer ter. Vai de 10 euros que dá direito de ficar em pé em locais de vista privilegiada, a 800 euros, com ingressos VIPs que dão acesso a áreas restritas, boxes, etc… o site é http://iom.com.

Deixei a cereja para o final, neste ano teremos a honra de um representante brasileiro participando na pista da Ilha de Man. O Rafael Paschoalin levará o Brasil para a Europa e será uma oportunidade única conversar com ele lá e presenciar seu desempenho!

Agora, que o leitor já está babando no teclado, pergunto: na boa, é caro? Que nada, sai mais barato do que passar férias no Nordeste. Ou para quem é do Nordeste, passar férias no Sul. Nem de visto precisa… é comprar a passagem e ter uma experiência de vida.

Sobre as corridas:

Primeira Corrida 1907
Extensão do Circuito (montanha) 60.72 km / 37.73 milhas
Superbike TT 6 voltas – Distância da Corrida 364.32km / 226.38milhas
Sidecar TT 3 voltas – Distância da Corrida 182.16km / 113.19milhas
Superstock TT 4 voltas – Distância da Corrida 242.88km / 150.92milhas
Supersport Junior TT 4 voltas – Distância da Corrida 242.88km / 150.92milhas
Senior TT 6 voltas – Distância da Corrida 364.32km / 226.38milhas
TTXGP 1 volta – Distância da Corrida 60.72km / 37.73milhas
Extensão do Circuito (Billown) 6.839 km / 4.25 milhas
Ultra Lightweight 125cc 8 voltas – Distância da Corrida 54.712km / 34milhas
Ultra Lightweight 250cc 8 voltas – Distância da Corrida 54.712km / 34milhas

Como será a agenda do evento neste ano

Treinos

De 25 de maio até 31 de Maio
SES TT Zero – 31/05

Corridas

Sábado – 01/06

Superbike (seis voltas)
Sidecar A (três voltas)

Segunda – 03/06

Royal London Superstock (quatro voltas)
Monster Energy Supersport race 1 (quatro voltas)

Quarta – 05/06

Monster Energy Supersport race 2 (quatro voltas)
Sidecar B (três voltas)
SES TT Zero (uma volta)

Sexta – 07/06

Lightweight race
Senior TT (seis voltas)

ilha de man 2013

16 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de ter o contato de alguém que foi lá na Ilha assistir a corrida. Estou para ir para Irlanda ano que vem e sou apaixonado com moto e não gostaria de perder a oportunidade de estar lá do lado.
    Obrigado.
    Abraço.

    • Oi Ramon,

      vou postar um guia rápido para vir na Ilha de Man assistir ao TT que vai responder sua pergunta. Mas, tanto faz, depende do preço da passagem ou se quer conhecer algum dos dois países.

      Abraço,

      Roberto Severo

    • Olá Raphael, vamos postar sobre as corridas e assuntos de maior relevância, mas manteremos todos vocês atualizados sobre o que rola na Ilha de Man!

    • Raphael,

      ratificando o que a Marilia bem disse, estou na Ilha de Man e vou postar não somente os resultados como as impressões e dicas para assistir esta maravilhosa corrida.

      Abraço,

      Roberto Severo

  2. boa tarde, gostei muito da materia e vou acompanhar, quem sabe um dia possa ir la tbm, quem sabe quando estabilizar, como dito q nao é tão caro e coisa e tal, fiquei querendo saber mais informações, nao precisa de visto foi dito, mas é feito por alguma agencia especifica aq no brasil, preços de hospedagem, comida, temos q somar td com passagem e outras coisas, nao apenas o valor para ver a prova, no mais otima materia, obrigado.

  3. Ótima matéria! Esta corrida é para para pessoas bem resolvidas, vivem a vida, logo não temem a morte.
    Muito boas as “infos”, estão de parabéns!

    • Obrigado pelo comentário Cesar,

      Exatamente, inclusive o grande Valentino Rossi declinou sua participação, pois acha que “aquilo” não é para ele!

      Abraço,

      Roberto Severo

    • Fernando, ficamos contentes por saber que nossos leitores estão satisfeitos com nosso trabalho! Buscamos informação de qualidade sobre o melhor do mundo do motociclismo para vocês! Obrigada!

  4. Estava na concessionária fazendo uma revisão da minha xj6, e um trouxa falando da sua vasta experiencia em pilotagem, comprou uma xj6, perguntei porque por retrovisores kozo, que nao da pra ver nada, além da péssima qualidade, ele falou que não importava, pois não usava! também mencionei island of man, ele n sabia do que se tratava, perguntei o futuro da KTM no país, ele respondeu: ktm? é uma moto? kkkkkkkkkkkk
    resumo, brasileiro e falta de cultura andam como unha e carne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


2 × um =