Novidade dos engenheiros da BMW: assentos com amortecedores

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Foto: Caltabiano

Recentemente aconteceu o Innovation Day 2011 na cidade de Munique, na Alemanha. Surpreendendo a todos os presentes, a BMW Motorrad apresentou um projeto para o futuro, a suspensão ativa, que foi denominada de DDC (Dynamic Damping Control).

Este sistema se trata de um conjunto de sensores nas suspensões que se adaptam de forma eletrônica e automática as condições da estrada, assim como ao tipo de condução que o piloto da moto adota em determinada situação. A chegada da novidade nas motos da fabricante alemã ainda não tem data certa. Além disso, a BMW revelou, através de patentes, que pretende levar essa tecnologia também para o assento do condutor.

Segundo os documentos, os assentos ativos funcionariam através de um conjunto de amortecedores colocados sob a superfície do banco,  gerando a redução dos impactos e vibrações da moto sobre o condutor e o garupa.

O sistema não será apenas um conjunto de amortecedores. Se trata de um elaborado sistema eletrônico que consegue identificar as falhas e buracos pelos quais a moto passará, enviando um sinal de maneira rápida para o assento que imediatamente se adapta a rigidez de acordo com a situação.

O sensor será colocado na roda da frente das motos e irá trabalhar em conjunto com o sistema de amortecedores do assento. Quando a roda da frente passa por uma falha na pista manda um sinal para os amortecedores do assento que elimina as vibrações que o condutor poderia sentir

Será que essa ideia sai do papel? Ou será mais da um dos projetos mirabolantes dos engenheiros da BMW que terminará empoeirado nos arquivos de fábrica da gigante alemã?

1 COMENTÁRIO

  1. uma vez a williams lançou a suspensão ativa em um f1. mansell era o rei nas corridas. e isso em um carro que anda a mais de 300km/h. hoje com a evolução tecnologia, componentes mais rápidos, deve ser possível adotar em uma moto também.

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