Novas motos Honda de 500cc são apresentadas no Salão Duas Rodas 2013. A família das médias cilindradas chega no mercado com três modelos: a naked CB 500F, a superesportiva CBR 500R e a crossover CB 500X.
Fotos: Divulgação
Novas motos Honda de 500cc são apresentadas no Salão Duas Rodas
São três feras, porém domáveis, e voltadas para quem deseja saltar de categoria ou para os pilotos que desejam já começar no mundo das duas rodas com modelos mais potentes e com cilindradas maiores.
Os três novos modelos chegam ao mercado compartilhando uma base em comum. O chassi é em aço, do tipo Diamond, que oferece uma excelente capacidade de manobra. Em comum também, a carenagem de farol integra o conjunto óptico ao painel de instrumentos. As informações são passadas ao motociclista em mostrador digital, que traz – além do velocímetro – conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor. Comum aos modelos CBR 500R e CB 500X, o defletor de ar dianteiro, concebido para dar mais proteção ao piloto, imprime um design mais resistente e imponente.
O desempenho dos novos modelos, tanto em vias urbanas como na estrada, é proporcionado pelo motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 – DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido -, que desenvolve potência máxima de 50 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm.
Em toda a linha os pistões são forjados em liga de alumínio, com diâmetro de 67mm, curso de 66,8mm e construção diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta CBR 600 RR. A rigidez e resistência também foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente.
As respostas rápidas ao comando do acelerador são garantidas pelo sistema de alimentação eletrônico PGM-FI (sistema de injeção programada de combustível), que envia ao motor o volume ideal de combustível para cada faixa de rotação, melhorando a eficiência e criando um excelente equilíbrio entre máxima potência e baixo consumo. O escape foi desenvolvido em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa.

Comum aos três modelos, o câmbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada. Para maior segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition Security System – Sistema de Segurança de Ignição Honda).
No tocante à suspensão, a Honda trouxe para a sua linha 500cc tudo que há de mais moderno e de alta tecnologia disponível no mercado de duas rodas.
O objetivo foi criar motocicletas que ofereçam pilotagem suave, confortável e estável, com excelente aderência mecânica. A dianteira recebeu garfo telescópio, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensão é mono amortecida do tipo Pro-Link e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.

As rodas em alumínio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas para oferecer leveza e resistência em qualquer superfície. Os pneus são 120/70ZR-17 na frente e 160/6/ZR-17 na traseira. A rabeta, desenhada em estilo esportivo, também é comum aos três modelos. Nos modelos CB 500F e CBR 500R, o banco de dois níveis conta de grande conforto e excelente ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente à motocicleta. Isto colabora para execução de manobras mais rápidas e que exigem maior firmeza, principalmente em velocidades mais altas.
A nova família 500c está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e dois cálipers de duplo pistão. Já o traseiro, a disco simples, possui 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples. Os modelos também chegam com versão equipada com freios ABS, sistema eletrônico que evita o travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas. A central computadorizada calibra automaticamente a pressão dos fluidos no mecanismo de travamento do disco, freando com eficiência e controle em menor espaço.
Honda CB 500F: Street figther para o dia-a-dia
Nova integrante da categoria Naked, na qual a Honda é líder absoluta no mercado brasileiro, a CB 500F traz uma proposta diferenciada de uso urbano, unindo esportividade, facilidade de manutenção, conforto para uso diário e excelente desempenho. Com estilo e design inspirados na CB1000R, o novo modelo oferece grande agilidade e condução agradável em qualquer situação. A aplicação de conceitos avançados de ergonomia assegura a possibilidade de o lançamento ser utilizado principalmente por pilotos de menor estatura, muitas vezes intimidados em motocicletas de maior porte.
As linhas são agressivas, compactas e contemporâneas. Característica marcante da CB 500F, o conjunto de carenagem do farol e do tanque harmonizam entre si e deixam à mostra o motor bicilíndrico, remetendo ainda mais a conceitos como potência e alta performance. Com visual diferenciado e moderno, o conjunto óptico conta com lâmpada halógena de 60W/55W H4 e refletor multifacetado, propiciando ótima projeção de luz até para estradas com pouca iluminação.
Na CB 500F, a emoção de pilotar é evidenciada com a tela do mostrador de instrumentos digital em tom azul, outro item inspirado no modelo CB 1000R.
O tanque de combustível tem capacidade para 15,7 litros de combustível, incluindo a reserva, o que pode garantir uma autonomia superior a 420km.
Afixação e posicionamento do motor no chassi permitiram um perfeito equilíbrio na maneabilidade da motocicleta, contribuindo para minimizar as vibrações e assegurar ótima estabilidade. Muito fácil de manobrar, a CB500F permite uma condução esportiva com grande conforto ao piloto, graças à posição elevada do guidão. As dimensões do modelo são (C) 2.075 mm x (L) 780 mm x (A) 1.060 mm, com 155 mm de altura, distância entre eixos de 1.410 mm e peso seco de 192 kg.
A Honda CB 500F será o primeiro modelo da família 500 cc da Honda a ser comercializada e é a única que já teve sua ficha técnica revelada. Confira!
FICHA TÉCNICA – CB 500F
CATEGORIA |
Naked |
MOTOR |
471cc, DOHC, dois cilindros, 4 tempos, arrefecido a líquido |
POTÊNCIA MÁXIMA |
50 cv a 8.500 rpm |
TORQUE MÁXIMO |
44,5 N.m (4,55 kgf.m) a 7000rpm |
DIÂMETRO X CURSO |
67,0 x 66,8 mm |
ALIMENTAÇÃO |
Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO |
10,7 : 1 |
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO |
Forçada, por bomba trocoidal |
SISTEMA DE IGNIÇÃO |
Eletrônica |
BATERIA |
12V – 8.6 Ah |
FAROL (ALTO/BAIXO) |
60/55W |
SISTEMA DE PARTIDA |
Elétrica |
CAPACIDADE DO TANQUE |
15,7 litros |
COMBUSTÍVEL |
Gasolina |
ÓLEO DO MOTOR |
3,2 litro (2,7 litro para troca) |
TRANSMISSÃO |
6 velocidades |
EMBREAGEM |
Multidisco em banho de óleo |
SUSPENSÃO DIANTEIRA |
Garfo telescópico com 120 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA |
Pró-link com 119 mm de curso |
FREIO DIANTEIRO |
A disco 320 mm |
FREIO TRASEIRO |
A disco 240 mm |
PNEU DIANTEIRO |
120/70 |
PNEU TRASEIRO |
160/60 |
CHASSI |
Diamond Frame |
ALTURA DO ASSENTO |
785 mm |
ALTURA MÍNIMA DO SOLO |
155 mm |
DIMENSÕES (C x L x A) |
2.075 mm x 780 mm x 1.060 mm |
ENTRE-EIXOS |
1410 mm |
PESO SECO |
180kg |
Honda CBR 500R –Verdadeira superesportivade entrada
Beleza e performance são algumas das principais características que podem definir a nova CBR 500R. O modelo, nova superesportiva de entrada do atual line-up Honda, traz todos os atributos que tornaram o DNA da marca respeitado em todas as pistas do mundo e representa a opção ideal para quem deseja adquirir a sua primeira motocicleta de grande desempenho.
A carenagem, além de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior cilindrada, contribui para a diminuição do arrasto aero dinâmico e acentua ainda mais o seu design esportivo. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com duas lâmpadas halógenas de 55W H7 e refletores multifacetados, que oferece boa visibilidade em qualquer condição. A capacidade do reservatório de combustível é de 15,7litros, incluindo a reserva, o que permite uma autonomia de mais de 420km.
A posição do guidão e o ângulo de caster proporcionam uma pilotagem próxima às dos modelos de pista e enfatizam toda a emoção e estilo supersport. Suas medidas são as mais compactas da linha com(C) 2.075 mm x (L) 740 mm x (A) 1.145 mm, 140 mm de altura em relação ao solo e distância entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda mais precisa. O peso seco do modelo é de 194 kg.
Honda CB 500X – Emoção para qualquer aventura
Dotada de grande versatilidade, aliada a preço acessível e baixa manutenção, a crossover CB500X é uma motocicleta de média-alta cilindrada com ótimo custo-benefício, ideal para quem pretende iniciar uma vida aventureira em duas rodas. Representa uma ótima alternativa para os pilotos mais experientes, que procuram uma motocicleta extremamente prática e robusta, para ser utilizada no deslocamento do dia-a-dia e lazer dos finais de semana.
Projetada para oferecer grande conforto e segurança, a CB 500X tem design diferenciado, inspirado em modelos touring de grande sucesso do lineup Honda, com formas que expressam o gosto pela liberdade. O painel de instrumentos digital chega na cor âmbar, característica marcante dessa estradeira.
Mais alta, com maior curso de suspensão e maior distância entre eixos do que os demais modelos da nova família, a CB500X deriva em estilo da linha crosstourer VRF 1200. O reservatório do combustível tem capacidade para 17,3 litros, incluindo a reserva, fato que considerando a excelente economia do motor, proporcionará uma autonomia superior a 467km.
A altura do banco (81cm) torna a CB500X muito fácil de manobrar. Sua posição de pilotagemprazerosa e descontraída, garantida pelo guidão alto e largo e boa relação de caster/trail, oferece bastante espaço e conforto nas viagens, principalmente nas mais longas. As dimensões gerais do modelo são
(C) 2.095 mm x (L) 830 mm x (A) 1.290 mm, com 170 mm de altura em relação ao solo. O peso seco é de 195 kg. Com isso, as viagens mais longas, no asfalto ou trilhas leves, se tornam verdadeiros momentos de prazer.
Na CB 500X, destaca-se na parte visual o conjunto de carenagem de farol exclusiva, seguindo o estilo das motocicletas de propósito aventureiro.
O conjunto óptico combina beleza e eficiência, com lâmpada halógena 60/55W H4 e multi refletor focal, garantindo excelente iluminação para o motociclista.
A moto parece ser boa, com nova tecnologia, porém não dá para aceitar o preço que as concessionárias da honda estão praticando, aqui em Belém-PA a 500 com ABS estão pedindo 26 mil, fora da lógica, com mais 1 mil vc compra uma 650 Gladius ou ER-6N, o que o consumidor tem que fazer é não comprar agora, deixar para depois, pois no site da honda o preço com ABS esta por 23.500, eu quero subir de categoria acima das 250 que tenho, desisti de comprar agora, vou esperar até que o preço se ajuste ao real ou não restará dúvida que com mais 1k vou para uma 650.
Em Curitiba, hoje (19/11/2013) CB 500F – R$ 24.630,00
Todos sites e blogs de motos estão anunciando a CB500F com 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,3 kgf.m a 7.000 rpm e aqui esta anunciando de 37,1 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7000rpm.
Quem ta certo quem esta errado???
Realmente confundimos os números! Já está corrigido, de acordo com os dados oficiais divulgados no site da Honda! Obrigada pela atenção!
Desculpe Marilia mas ainda nao entendi….sao 37 ou 47 cv????
Se for 37 vou ter que ficar ainda com minha ninja 300 com 39 cv….
Não faz isso não cara a ninja 300 é muito mais potente.
olhe esses dois vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=yWIIKhShoVE
http://www.youtube.com/watch?v=ZsUw5ekmS5Q
E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES…
Vamos esperar os preços agora, a naked da honda tem q ficar na faixa dos 20k(eu aposto bem mais), agora se ficar perto dos preços da ER ou a Gladius ai é osso.
Vi agora no site do consórcio nacional honda o preço da cb500f a naked saindo por 24k. O duro é que é uma 500 com 50cv. Se a a kawasaki tivesse o bom senso de abaixar uns 2k o preço da ninja 300 eu nem olhava pra essas aí…
Agora com a Cross 500 e a Crf 250 da pra aposentar esses dois lixos que estão em linha (Falcon, e XRE )
Que são lixos são sim, mas se tirar as duas fica sem opção nesse categoria e nessa faixa de cilindrada e fora que saltar de uma pequena pra uma grande…
Que são lixos são sim, mas se tirar as duas fica sem opção nesse categoria e nessa faixa de cilindrada e fora que saltar de uma pequena pra uma grande diretão é muito difícil…
No quadro ficha técnica tem um erro, e mostra que elas tem 37 cv. No corpo da matéria tem 47. Apenas para informar.
Obrigado pela atenção! Corrigido.
A F vai custar 22 mil dilmas sem abs e com abs vai custar 23.500 dilmas
Essa linha 500 tem a opção standard ???
Não foi anunciada nenhum informação em respeito a isso.
Então ela vai vir somente com abs né???
apartir de 2014 todas a motos acima de 250 terão abs obrigario eu acho me corrijam se eu estiver errado
Tem uns projeto só que ainda não foi aprovado,você sabe como é no Brasil né tudo demorrrrrraaaaddddooooooo…
vamos esperar pra ver se nao vem outra facada igual veio na NC700x que estão enfiando a mão em nós brasileiros como sempre! o preço teria que ser na faixa de r$ 20k.
mas como a honda rouba deve colocar uns R$ 25k e a gente tem que aceitar.
Eu tinha esquecido de elogiar o freio ABS que vem em todas e comentar que o disco de freio da dianteira se não for o mesmo é parecidíssimo com o da NC 700X…
É isso aí!
Pra essa 500 Naked ter seguido a tendencia mundial ela teria que ter 47 CV seria 1 cv por cada 10 cilindradas ou 10 porcento.Essa nova geração 500 da ronda são todas frouxa, visão somente economia de combustível e economia na manutenção geral da moto,potencia que é bom nada…
Mas em fim se vier pro Brasil já esta ótimo afinal preenche o espaça vago a anos 400/450/500/550 e também força novos lançamentos de outras marcas nessa faixa de cilindrada.
Exato! Essa defasagem pode incentivar as outras marcas a terem lançamentos ainda melhores!
Como sempre a Yamaha vai mostrar pra ronda como se faz moto de verdade…
E os preços?
Ainda não foram divulgados, mas isso deve acontecer em breve.
Quando sair me avisa por favor ok…
Pode deixar!