Nova KTM 530 EXC vem com motor mais eficiente

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Fotos: motorcyclist.com

A versão 2011 da KTM 530 cm³ nem foi lançada no Brasil e a marca já lançou a nova, com 500 cm³, no mercado europeu e norte-americano. Para os fãs de motos enduro resta esperar e torcer para que o modelo chegue a solo canarinho também. Enquanto isso não acontece, trouxemos aos nossos leitores o relato da revista estadunidense MotorCyclist, que lhe deu nota positiva.

Conforme a publicação gringa, o modelo 2012 apresenta como principal melhoria o novo motor. Ele mantém o diâmetro e curso do modelo anterior e passou a não utilizar o mesmo óleo para o motor e transmissão. Por falar em motor, ele é mais leve graças as simplificações dos sistemas internos. Por exemplo, o eixo de equilíbrio aciona a bomba de água. O chassi é novo e mais ágil. O tanque de combustível é concebido para manter o peso da gasolina mais baixo e centralizado. O resultado é extremamente positivo: uma moto com injeção eletrônica mais leve do que o modelo carburado.

A 500 EXC tem ainda escapamento equipado com sistema que abafa o ruído do motor, isso para passar pelos incômodos testes de som sem sustos. Na trilha, a moto é leve, ágil e poderosa.

Esta é uma motocicleta extremamente eficiente para o que se propõe: andar em trilhas com muito barro e pedras. Entretanto, não é suave e nem confortável. Mas isso não chega a ser um ponto negativo. No mercado americano, essa belezinha está saindo por US$ 9.899 dólares, algo aproximado a R$ 18 mil.

Ficha técnica:

Preço: US$ 9.899 dólares (R$ 18.016 aproximado);

Modelo: Enduro;

Motor: Monocilíndrico, OHC, 4 válvulas, 510 cm³;

Transmissão: 6 velocidades;

Potência: N/A;

Chassi: Armação de aço tubular com braço oscilante em alumínio;

Suspensão dianteira: Garfo WP, 48 milímetros com amortecimento ajustável;

Suspensão traseira: Amortecimento de compressão pré-carga de mola ajustável;

Freio dianteiro: Brembo, de dois pistões, a disco, 260 milímetros;

Freio traseiro: Brembo, um pistão, a disco, 220 milímetros;

Pneu dianteiro: 90/100-21 Dunlop;

Pneu traseiro: 140/80-18 Dunlop;

Altura do assento: 970 mm;

Distância entre eixos: 1.480 mm;

Combustível: 10,4 L;

Peso: 114,8 kg.

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro Eduardo, a motocicleta não se chama mais 530 EXC, em 2012 chama-se 500 EXC (a da foto!), mesmo motor de 510cc da 530 porem com injeção eletronica. O video da matéria é de uma 530 anterior a 2011, pois possui os plásticos da geração anterior. Grande abraço.

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