Museu da Motocicleta BMW de Curitiba. Entre os melhores e mais completos do mundo

0
1477

Fotos: Gabriel Berardi e Museu BMW de Curitiba

No mesmo evento em que a marca alemã anunciou a F 800 GS montada em Manaus e a chegada das nova linha K 1600, tivemos a oportunidade de conhecer o Museu da Motocicleta BMW de Curitiba. O museu teve inicio em 1975, quando o empresário João Carlos Ignaszewski adquiriu sua primeira motocicleta antiga, uma BMW R 61, ano 1938.

Até o final da década de 1970, João Carlos já havia adquirido mais 4 ou 5 exemplares e, assim,  uma coleção começava a se formar. Em 1983 já eram 15 motocicletas. Os anos foram passando, e vários outros modelos foram sendo adquiridos e restaurados pelo Sr. Ignaszewski.

Garimpando peças raras e até mesmo confeccionando muitas delas, o zelo, a dedicação e capricho com cada detalhe são admiráveis. Não é a toa que hoje o museu é conhecido no Brasil e exterior, atraindo motociclistas e amantes da marca de diversos Estados e até de outros países.

O Museu BMW de Curitiba ocupa um espaço de 700 m², divididos em dois andares, e conta com 40 motocicletas. No andar superior estão os modelos da década de 20 até o final dos anos 50 e, no andar inferior, encontram-se os modelos da década de 60 até o final dos anos 90.

Desde o primeiro modelo, a R 32, de 1923 até o revolucionário scooter C 1, de 2000, passando por uma R 17 — da qual foram fabricadas apenas 430 unidades — e uma R 75 com sidecar, utilizada na 2ª Guerra Mundial, todas elas conservam, impecavelmente, às características originais. E, detalhe, todas funcionam perfeitamente.

Quem presenciou a cara de incredulidade do CEO da BMW Motorrad, o alemão Hendrik von Kuenheim, com o museu de Curitiba, pôde ter uma ideia da importância e do valor histórico que a coleção de João Carlos possui, mesmo em âmbito mundial.

Para nós, apaixonados por motos, ver o orgulho e entusiasmo com que João Carlos apresenta cada uma das motocicletas chega a arrepiar. Vale a pena conhecer!

Em reconhecimento ao trabalho e dedicação do Sr. João Carlos Ignaszewski, a BMW Motorrad do Brasil doou ao museu a primeira G 650 GS produzida em Manaus..

Museu de Motocicletas BMW Curitiba

Rua José Naves da Cunha, 144

Bairro Seminário

Curitiba – PR

(41) 3274-6806

www.museubmwcuritiba.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


6 − = quatro